"“TODO CRISTÃO QUE NÃO É MISSIONÁRIO, É UM IMPOSTOR”"

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A OBRA MISSIONÁRIA MUNDIAL



Povos não Alcançados


Você já ouviu falar no povo MAKONDES de Moçambique na África; nos MUTUS da Venezuela e nos AJURUS do Brasi na América do Sul?

Todas as Ovelhas serão Congregadas no Aprisco

Infelizmente a maioria dos cristãos não tem o menor interesse na Obra Missionária Mundial.Grande parte da Liderança Cristã não tem o menor compromisso, por conseguinte não pode ensinar nem conscientizar a Igreja Local que a responsabilidade de todos os povos, todas as tribos, todas as línguas e todas as nações é de todos nós, e de cada um de nós.

Jesus Cristo disse:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mt 28:19,20)

Certa feita eu conversava com um Pastor de uma grande (numerosa) Congregação Evangélica sobre a Índia e ele me falou que a Índia não era problema dele, mas daqueles que viviam na Índia, e que a sua responsabilidade e o seu encargo era com a sua família e com a sua congregação e ponto final.


Você por certo não pensa dessa forma, se você pensar como aquele Pastor então o problema dos MAKONDES de Moçambique na África, dos MUTUS na Venezuela na América do Sul, dos AJURUS no Brasil, dos ROMA na Europa e dos quase 12.000 grupos étnicos não alcançados não é seu, e eles continuarão escravos do diabo e condenados à condenação eterna.Todavia se você tiver a mente de Cristo e possuir o Espírito de Deus o problema de cada Povo Não Alcançado é seu, ou antes, cada criatura no mundo é responsabilidade e encargo seu, meu, de cada um dos legítimos e verdadeiros filhos de Deus. Há poder no Sangue de Jesus Cristo.


OS MAKONDES:


País: Moçambique – África

Língua oficial do País: Português

Religião predominante do País: Não existe

População do País: 20.000.000

Evangélicos no País: 2.300.000 (11,5%)

Número de Igrejas no País: cerca de 9.100

Missionários no País: 380

Liberdade de pregação: Sim

Povo: Makonde

Língua: Makonde

Religião: Animistas

População: 460.000

Quantos já ouviram o Evangelho: 68%

Quantos cristãos existem: 50%

Escrituras: 1 Bíblia em Português.

Não há Bíblia na língua Makonde

Áudio: Possui a Bíblia em Áudio (Fita K7) na língua Makonde


De acordo com a lenda Makondes quem fundou a tribo foi uma mulher. Conta a tradição que certo homem pegou uma tora de madeira e nela entalhou a primeira mulher, que foi vivificada durante a noite.Ainda hoje, as mulheres Makondes ocupam uma alta posição social.Quando um homem deseja se casar, ele passa a viver no lar de sua esposa durante até duas semanas, devendo também oferecer uma arma à família dela como pagamento.Até pouco tempo atrás, os Makondes constituíam uma das tribos mais isoladas e desconhecidas da África Oriental.Tinham a reputação de serem agressivos e hostis a estranhos. Hoje, porém, as tradições dos Makondes estão mudando profundamente, e os estrangeiros já são aceitos em seu meio, desde que estejam dispostos a viverem como eles.


Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia:A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Is 6:8)Disse-lhes Jesus, outra vez: Paz seja convosco, assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós (Jo 20:21)Ide por todo o mundo (Mc 16:15)


OS AJURUS DO BRASIL


País: Brasil

População: 180.000.000

Evangélicos no País: 38.000.000

Número de Igrejas no País: mais de 60.000

Missionários no País:

Liberdade para pregar o Evangelho: plena

Religião predominante: Catolicismo (o espiritismo é muito ativo)

Língua: Ajuru e Português

Religião: AnimismoPopulação

Quantos já ouviram o Evangelho? 40 pessoas

Escrituras: 1 Bíblia em Português


Os Ajurus foram contatados pelos seringueiros há mais de um século. Com eles iniciou-se o processo de integração, e hoje vivem em contato permanente com a sociedade nacional.Estão localizados em 3 aldeias na área Indígena do Rio Guaporé, município de Guajará-mirim (RO). Vivem do plantio de roças, da caça e da pesca, da extração da seringa e da comercialização de produtos indígenas.Perderam a cultura, restando a arte de pescar e caçar, que é feita de modo geral, ainda nos moldes da antiga tradição nativa.Na mesma reserva dos AJURUS vivem os TUPARIS, os KANDES, os MAKURAPES e outros numa população de cerca de 500 índios.Fazem casamentos entre si, negociam víveres, e usam o Português como fala, e às vezes a língua casteliana para comunicação.Recebem assistência de educação e saúde da FUNAI, do Estado e Municípios.A região é castigada por malária, o que exige cuidados constantes.Não há missão cristã evangélica na área.O ingresso na Reserva Indígena do Rio Guaporé é difícil, mas há possibilidade de entrada através de convênios a nível regional.Alcançar os AJURUS significa alcançar também os demais grupos indígenas da Reserva, que clamam todos eles por salvação.


Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Is 6:8)Disse-lhes Jesus, outra vez: Paz seja convosco, assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós (Jo 20:21)Ide por todo o mundo (Mc 16:15)


OS MUTUS DA VENEZUELA


País: Venezuela

População do País: 25.000.000

Evangélicos no País: cerca de 8%

Número de Igrejas no País: cerca de 6.

no País: cerca de 700

Liberdade para pregar o Evangelho: Sim

Religião predominante no País: Catolicismo

Língua: Mutuso e Espanhol

Religião: Animistas

População: Cerca de 700 indígenas

Quantos já ouviram o Evangelho: 41%

Quantos cristãos existem: 30%

Escrituras: 1 Bíblia em Espanhol, não tem na língua Mutuso

Todos os MUTUS falam Espanhol e seu idioma nativo – MUTUSO. São agricultores civilizados prósperos e estão abertos ao Evangelho.


Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Is 6:8)Disse-lhes Jesus, outra vez: Paz seja convosco, assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós (Jo 20:21)I Ide por todo o mundo (Mc 16:15)


Você deseja conhecer outros Povos Não Alcançados? Clik nos links ao lado direito do Blog


Seja um instrumento Vivo do Espírito Santo na preparação da Igreja de Jesus Cristo para o Arrebatamento.

Sede firmes e constantes, sempre abundantes na Obra do Senhor, porque o vosso trabalho não é vão no Senhor e ele traz consigo a recompensa. (Ap 22:12) (1Co 15:58)

Nenhum comentário: