"“Muitos crentes consagrados jamais atingiram os campos missionários com seus próprios pés mas poderão alcança-los com seus joelhos” (Adoniran Judson)”"

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CONSELHO MISSIONÁRIO




Quer ver a sua igreja envolvida com a obra missionária?

Passos simples para se criar um conselho missionário na sua igreja.

O que é Janela 10X40?

Em que continente estão localizados a maioria dos paises menos evangelizados do mundo?

Aproximadamente quantos grupos étnicos no mundo ainda não foram alcançados pelo Evangelho?

O que é a Cortina Verde?

Bom, infelizmente se você não conseguiu responder a pelo menos duas destas perguntas, o seu grau de informação sobre missões esta na UTI. Como anda o envolvimento de sua igreja com a obra missionária no mundo?

Existem várias maneiras de manter a sua igreja informada e envolvida sobre o que acontece no mundo missionário. Uma delas é a formação de um Conselho Missionário.

Mas o que é um Conselho Missionário?
É um grupo de membros, sob a direção do corpo pastoral, que tem por objetivo orientar, mobilizar e administrar as decisões missionárias da igreja local.
O Conselho Missionário funciona como o órgão da Igreja que facilita o envolvimento da mesma com a obra missionária, seja na seleção e envio de missionários, ou no apoio e sustento de novas frentes. Este grupo de pessoas empenha-se na tarefa de manter a igreja informada, e atualizada sobre o que está acontecendo no mundo, não apenas três vezes por ano durante as campanhas de missões, mas sim, semanalmente. Para isto podem ser usados vários meios, e os próprios missionários com quem a igreja mantém contato funcionam como excelente fonte de informação.

Quais devem ser os objetivos do Conselho Missionário?
a. Dar visão ao ministério de missões dentro da igreja;
b. Providenciar as ferramentas adequadas para um efetivo e crescente ministério de missões;
c. Funcionar como facilitador das decisões da igreja referentes a missões;
d. Sugerir critérios para envio e sustento de missionários;
e. Apoiar o corpo missionário da igreja, funcionando como elo entre o mesmo e a igreja.

Quem pode fazer parte do Conselho Missionário?
Qualquer membro da igreja pode participar, entretanto existem alguns critérios que devem ser observados na escolha do membro. Os membros do conselho:

a. Devem ser cheios do Espírito Santo;
b. Devem ter visão missionária;
c. Devem ser treinados;
d. Devem ter mandato de pelo menos 3 anos, com renovações anuais. (Não devem a priori existir
Restrições a reeleições de membros).
e. Devem ter consciência da importância da atividade do conselho missionário

Como trabalhar?
Geralmente o CM trabalha divido em comissões de trabalho. Isto facilita a divisão de tarefas e focaliza áreas específicas a serem supridas. São algumas áreas importantes que devem ser cobertas:

a. Oração
Objetivo: Despertar, motivar e manter um movimento de oração pro missões.

Atividades:
Organizar reuniões e campanhas de oração para todos os membros da igreja.
Preparar um calendário de oração, confeccionar a página de oração dominical da igreja, preparar e decorar a sala de oração dominical da igreja.





b. Promoção e Eventos Missionários
Objetivo: Despertar e divulgar o movimento de missões na igreja, através de informações, congressos, campanhas e outros meios que proporcionem o envolvimento da igreja com a obra de missões.

Atividades:
Elaboração de boletins, confecção de cartazes e mapas, apresentação de gráficas e estatísticas, promoção de campanhas missionárias, organização do congresso de missões e conferências missionárias.

c. Assistência Ministerial
Objetivo: Acompanhar o trabalho do corpo de missionários, lhes providenciado a assistência necessária, facilitando o contato entre missionário e igreja, e vice-versa.

Atividades:
Catalogar e manter atualizado o banco de dados do corpo de missionários da igreja e apoiados pela igreja, promover a comunicação entre a igreja e o missionário, divulgar suas cartas, necessidades e pedidos de oração, corresponder-se e motivar a igreja a corresponder-se com seus obreiros, divulgar as datas de aniversário e endereços. Confeccionar e manter um mural missionário.

d.Treinamento
Objetivos: Selecionar, orientar, treinar e acompanhar candidatos ao campo missionário.

Atividades:
Desenvolver um programa de avaliação e orientação do candidato através de literatura, seminários, participação em atividades da igreja, bem como em suas congregações. Estabelecer critérios para envolvimento do candidato com as atividades missionárias da igreja, proporcionando treinamento e atividades práticas.

e. Ensino e Estratégias de Missões
Objetivo:

•Ensino - Ajudar a igreja a conhecer profundamente as implicações da obra missionária e sua fundamentação bíblica.
•Estratégias - Definir áreas-alvo em que a igreja irá concentrar seus esforços e estratégias que serão usadas para alcançar estas áreas.

Atividades:
Cursos e seminários de missões, aplicações de conteúdo missionário nas classes da E.B.D. e demais departamentos da igreja. Buscar informações sobre povos não alcançados, e áreas mais necessitadas. Pesquisar possibilidades de acesso e informações sobre culturas e costumes.

f. Finanças
Objetivos: Levantar, planejar e controlar finanças para o sustento missionário.

Atividades:
Administrar o Fundo Missionário, promover a Oferta Missionária da Fé, motivar a igreja criando estratégias de envolvimento financeiro com a obra missionária.
Claro que isto é apenas o resumo das atividades deste conselho, e apenas o primeiro passo a ser dado. A simples criação deste, não tornará sua igreja uma igreja missionária.
Isto só começará a acontecer, quando em seu coração você se tornar um.

Nenhum comentário: