SOU EU ÚTIL NA OBRA MISSIONÁRIA?


Uma das coisas que nos dá prazer é sermos úteis. Isto nos faz sentir que não somos um zero à esquerda. Deus não nos fez para sermos inúteis, ao contrário, Deus nos salvou e chamou para si como o seu povo para adorá-lo, e também para sermos luz às nações. Aqueles que são chamados do mundo são enviados de volta a ele como testemunhas. Proclamar o evangelho é uma tarefa de todos.

A evangelização dos povos é uma tarefa imperativa, intransferível e inadiável. A grande questão é:


O que eu posso fazer por missões?

Minha vida é útil na tão grande obra de levar as Boas Novas do Evangelho ao mundo?

Como posso participar dessa gloriosa e urgente tarefa?

Onde eu me enquadro no projeto de Deus para alcançar aqueles, por quem Cristo morreu?

Como ser útil no trabalho missionário?


Primeiro, posso orar intercedendo por missões.


A oração toca o mundo inteiro. Ela não tem fronteiras geográficas, barreiras lingüísticas nem preconceitos culturais. Pela oração podemos nos envolver com os povos da terra; pela oração podemos inflamar nosso coração pela obra de Deus; pela oração podemos sustentar espiritualmente os missionários que estão na linha de frente. Não existe obra missionária vitoriosa sem oração. Não existem obreiros fortes e poderosamente usados por Deus sem intercessão. A oração é um dos mais importantes trabalhos que a igreja pode fazer por missões, pois quando a igreja ora, o próprio Deus age com poder na realização da sua obra. Pela oração vem o poder do Espírito Santo à igreja. Pela oração as portas para a evangelização são abertas. Pela oração os missionários são encorajados. As coisas mais importantes que Deus realiza na terra, ele o faz mediante as orações do seu povo.


Segundo, posso ofertar, contribuir para missões.


A devoção do nosso coração é medida pela liberalidade do nosso bolso. Não há coração aberto onde o bolso está fechado. A Bíblia diz que onde está o nosso tesouro, aí estará também o nosso coração. Não há amor por missões onde a contribuição missionária inexiste. O nosso amor por Deus e pela sua obra é proporcional à disposição que temos para investir na evangelização dos povos. O melhor investimento que podemos fazer é contribuir com missões, pois quem ganha almas é sábio. Quem contribui com missões faz uma semeadura com colheita garantida e de resultados eternos.


Não podemos separar nossa espiritualidade da contribuição. Quando entregamos o dízimo de Deus e ofertamos com alegria, estamos nos tornando cooperadores de Deus na implantação do seu reino. Quando sustentamos missionários em nossa Pátria e fora dela, estamos segurando a corda para que outros desçam para resgatar vidas, aonde jamais poderíamos chegar. A igreja é um corpo. Um membro não pode fazer todas as atividades. Logo, cada membro deve cooperar com os outros membros para que todo o corpo seja suprido. Deus dá à sua igreja diversos e diferentes dons. Todos são missionários; uns devem ir, outros devem ficar, mas todos devem contribuir.


Terceiro, posso ir por todo o mundo e pregar o evangelho.


Na igreja primitiva Deus separou os melhores obreiros e os enviou a pregar. A igreja enviadora ficou na retaguarda e eles foram desbravando campos, ganhando vidas para Cristo e plantando igrejas. Em menos de cinqüenta anos, o Império Romano foi evangelizado. Hoje, os desafios são enormes. Há portas abertas em todo o mundo e também portas que estão sendo fechadas. Devemos rogar ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara. Nós e nossos filhos podemos ser levantados e enviados por Deus para pregar sua santa Palavra, aqui, ali e além fronteira. Fazer a obra de Deus não é um sacrifício, mas um privilégio.


Conclusão:


Sou útil na obra missionária? Claro que sim. Só não são úteis os que conscientemente se omitem de deixarem-se usar por Deus.


Carlos Stud disse acertadamente: "Se Jesus Cristo é Deus (e Ele é) e ele deu sua vida por mim, nenhum sacrifício é grande demais que eu faça por amor a ele".


Nenhuma missão na terra é mais nobre, mais importante, mais urgente e mais compensadora do que a obra missionária.


Querido irmão (ã), você é útil sim. Não importa sua idade, sua condição financeira, sua condição física.


Você pode orar, contribuir ou ir. Basta você querer. Você quer? Então, seja útil.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA