WILLIAM CAREY, SAPATEIRO E MISSIONÁRIO



Filho de Edmond e Elizabeth Carey, William Carey nasceu em uma humilde cabana em Agosto de 1761, na pequena vila de Paulerspury, em Northamptonshire, na Inglaterra. Filho mais velho dos cinco, já morando na cidade de Piddington, aos 14 anos, William aprendeu a arte de sapateiro. Foi o primeiro missionário protestante da Inglaterra. Terminou sua vida dedicada a Deus como professor de sânscrito, pashto, bengali e marathi no Colégio Fort William de Calcutá (Índia). Calcula-se que Carey traduziu a Bíblia para idiomas que são falados por 30% da humanidade: hoje cerca de 2 bilhões de habitantes. É…se tem gente que fala que estudos e diploma não valem para nada, não preste atenção nisso nem ensine seus filhos assim. É mentira para justificar a própria ignorância e preguiça de estudar. Leia sobre a vida abençoada de William Carey e veja porque.
Apesar de nascer em um lar anglicano, sua primeira identificação com a fé genuína, foi através de seu companheiro de trabalho, John Warr, ex-anglicano. Como disse seu biógrafo George Smith, famoso membro do Conselho da Sociedade Geográfica Escocesa e autor de vários livros: “William Carey…nascido no meio de uma região obscura da Inglaterra…numa cidade esquecida…tinha tudo para ter o clássico destino do trabalhador inglês daquela época: 5 centavos de pagamento por semana de trabalho e a velhice no asilo de pobres e na doença depois de velho”. Mas por que esse prestigiado cientista resolveu escrever sobre…um humilde sapateiro que havia estudado não mais que alguns poucos anos numa escola pública? Continue lendo.

Casa onde nasceu William Carey, na cidade de Paulerspurry

Carey pegou uma doença quando criança e por isso não conseguia trabalhar como agricultor, pois o sol lhe fazia muito mal. Mesmo assim, durante dois anos até os 14 anos de idade ele trabalhou no campo de dia e de noite seu pai testemunhava a dor terrível que seu filho sentia na pele, passando as noites em agonia. Então, o pai de Carey resolveu que seria melhor que ele aprendesse o ofício de sapateiro.


Sapateiro: um ofício importante!
Conforme explica o biógrafo de William Carey: “Como Annianus, um pobre sapateiro desprezado pelo mundo mas grande aos olhos de Deus, que honrou a igreja e se tornou o famoso bispo da cidade de Comana (perto da atual cidade de Guksun, Turquia) um missionário e mártir. Como os dois irmãos missionários Crispin da cidade de Soissons (França), como Hans Sachs o sapateiro de Nurembergue e amigo de Lutero e aquele outro sapateiro alemão, Boehme, cuja teosofia explicada por William Law se tornou o elo da corrente que influenciou John Wesley e Whitefield, Samuel Johnson e Coleridge…e também foi o elo que levou William Carey para Cristo!”.





O renascer em Cristo
Em 1779, aos 18 anos, nasceu de novo, quando ainda estava identificado com a igreja oficial da Inglaterra, e uniu-se a uma pequena igreja batista. Logo começou a se preparar para pregar. Saturou-se de conhecimentos tornando-se poliglota, dominando o latim, grego, hebraico, italiano, francês e holandês, além de diversas ciências. Assim, aos poucos, entendeu que o mundo era bem maior do que as Ilhas Britânicas e sentiu, como todo o crente verdadeiro deve sentir, a perdição de uma humanidade sem um Salvador.
Sua mãe escreveu para uma amiga “eu frequentemente acordava de madrugada com o som da sua voz (de William Carey) estudando, tão dedicado que ele sempre foi desde criança para adquirir conhecimento. O que ele começava a fazer, sempre terminava; nenhum obstáculo parecia desencorajar sua mente”.
E ele era um garoto sociável também. Sua irmã Mary (carinhosamente chamada de Polly), escreveu: “Ele era um dos mais ativos nas brincadeiras da escola (pública) e seus colegas o adoravam”. Não tinha desafio insuperável para William Carey: quando ele teimava em subir na árvore mais alta da região, ele ia até o fim mesmo caindo diversas vezes na tentativa. E o que é nossa vida se não saber se levantar das quedas que nos acontecem na nossa caminhada terrena?
Alguém certa vez disse recentemente: O sucesso é o que acontece entre duas fases difíceis de nossas vidas. William Carey nasceu sabendo disso.




O casamento
Em Junho de 1781, casou-se com a jovem Dorothy Placket, da qual teve cinco filhos. No ano de 1775, foi atingido pelo avivamento trazido pelas mensagens de John Wesley e George Whitefield. Apesar de ter sido batizado quando criança, William Carey sentiu a necessidade de confessar sua fé publicamente. Sendo assim, foi batizado nas águas no dia 5 de outubro de 1783, pelo pastor John Ryland. Em 1787, foi consagrado e começou a pregar sobre a necessidade missionária no mundo, e não só na Inglaterra.
Como os membros de sua congregação eram pobres, Carey teve por necessidade continuar trabalhando para ganhar o seu sustento. Carey trabalhou como sapateiro 12 anos de sua vida até os 28 anos de idade e tinha que andar 13 quilômetros só de ida até a cidade de Northampton carregando seus sapatos para vendê-los alí. E mais: ele ainda encontrava tempo para cuidar do jardim da casa de sua mãe, e todos na cidade diziam que ficou sendo o mais bonito jardim da região.
William Carey deveria estar muito fatigado. Nós hoje nos fatigamos (ou temos preguiça) até de levantar do sofá para ir tomar água no intervalo da novela. Mas vejam só: alguns anos mais tarde, quando William Carey era pastor na cidade de Moulton produzia seus sapatos de noite, dava aulas na escola da cidade de Moulton de dia e nos fins de semana pregava na igreja local.


Seus Primeiros Desafios
Na sua pequena oficina de sapateiro, Carey pendurou um mapa mundial feito pelas suas próprias mãos. Neste mapa, ele incluíra todas as informações disponíveis: população, flora, fauna, características dos indígenas, etc. Enquanto trabalhava, olhava para ele, orava, sonhava e agia! Só orar, ajuda mas não é tudo. Sonhar é ótimo, mas não é tudo. Temos que AGIR.
Foi assim que sentiu mais e mais a chamada de Deus em sua vida. A denominação que Carey pertencia achava-se em grande decadência espiritual. Quando quis introduzir o assunto de missões numa sessão de ministros, foi repreendido pelo veneravél presidente John Ryland, que lhe disse: “Jovem assente-se. Quando Deus resolver converter os pagãos, fa-lo-á sem a sua e a minha ajuda.”
E pelo pouco que vocês já leram acima sobre Carey, vocês acham que ele falou: “Sim, pastor sua voz é a voz de Deus, você me batizou e eu te obedeço”, e depois se sentou e ficou quieto? Claro que não. Carey continuou a sua propaganda pró-missões estrangeiras, e tomando Isaías 54.2 como texto, pregava sobre o tema: “Esperai grandes coisas de Deus; praticai proezas para Deus.” Se o teu pastor anda muito sossegado na evangelização, comece a agir você mesmo: faça como Carey.


Sua Chamada
O resultado foi que um grupo de doze pastores batistas, reunidos na casa da Ir. Wallis, formaram a Sociedade Missionária Batista, no dia 2 de Outubro de 1792. Carey se ofereceu para ser o primeiro missionário. Através do testemunho do Dr. Thomas, um missionário e médico que trabalhou por vários anos em Bengala (Bangladesh), na Índia, William Carey recebeu confirmação de sua chamada no dia 10 de Janeiro de 1793.
Apesar de Carey ter certeza de sua chamada, sua esposa recusou deixar a Inglaterra. Isto muito doeu em seu coração. Foi decidido, no entanto, que seu filho mais velho, Felix, o acompanharia à India. Além deste fator, outro problema que parecia insolúvel, era a proibição de qualquer missionário na Índia. Sob tais circunstâncias era inútil pedir licença para entrar, mas mesmo assim, conseguiram embarcar sem o documento no dia 4 de Abril de 1793. Ao esperar na ilha de Wight por outro navio que os levaria à Índia, o comandante recusou levá-los sem a permissão necessária. Com lágrimas nos olhos e o coração apertado, William Carey, viu o navio partir e ele ficar. Sua jornada missionária para Índia parecia terminar ali. Porém, Deus tinha todas as coisas sobre controle.

Deus sempre tem tudo sob controle.
Ao regressar à Londres, a sociedade missionária conseguiu granjear dinheiro e comprar as passagens em um navio dinamarquês. Uma vez mais, Carey rogou à sua esposa que o acompanhasse. Ela ainda persestia na recusa e ao despedir-se pela segunda vez disse: “Se eu possuisse o mundo inteiro, daria alegremente tudo pelo privilégio de levar-te e os nossos filhos comigo; mas o sentido do meu dever com Deus sobrepuja todas as outras considerações. Não posso voltar para trás sem incorrer em culpa a minha alma.”
Ao se preparar para partir, um dos amigos que iria viajar com Carey, Dr. Thomas, voltou e conversou com Dorothy, esposa de William Carey, e milagrosamente ela decidiu acompanhá-lo. Que alegria não foi para ele ver sua esposa e filhos com as malas prontas a lhe acompanhar. Agora ele compreendia a razão de que Deus não tinha permitido que ele viajasse no primeiro navio.


Sua Partida Para Índia
Deus comoveu o coração do comandante do navio que permitiu a toda família viajar sem pagar as passagens. Finalmente, no dia 13 de Junho de 1793, a bordo do navio Kron Princesa Maria, William Carey deixou a Inglaterra e nunca mais voltou, partindo para a Índia com sua família, onde, em condições dificílimas e de oposição, trabalhou durante 41 anos. Durante sua viagem, aprendeu suficiente o idioma bengali, e ao desembarcar, já comunicava com o povo. Carey é um exemplo de objetividade: alguns missionários pensam que só aprender o inglês lhe abre as portas do mundo. Mas para alcançar o coração do povo, é necessário falar o idioma do país.



Uma pessoa normal como eu e você
William Carey não foi dotado de inteligência superior e nem de qualquer dom que deslumbrasse os homens. Entretanto, em seu caráter de persistir, com espírito indômito e inconquistável, até completar tudo quanto inciava, é que vemos o segredo do maravilhoso êxito da sua vida. Apesar de não haver recebido educação em sua mocidade, Carey chegou a ser um dos homens mais eruditos do mundo, no que diz respeito à lingua sânscrito e a outras línguas orientais. Suas gramáticas e dicionários são usados ainda hoje 176 anos depois de sua ida para o Senhor.


Persistência, persistência, fé, muita fé
Durante 7 (sete) anos, William Carey pregou na Índia no idioma Bengali. Sete anos de pregação e nenhum convertido. Nenhum batizado. Ele tinha traduzido ao bengali todo o Novo Testamento. Ele pregava diariamente. Sete anos, nenhum batizado. Quantos de nós lutaríamos sete anos por um objetivo de vida e sem ver um único resultado positivo nesse tempo? Mas Carey era teimoso, ele tinha fé, ele acreditava em sua missão, ele já tinha levado tombos na vida e se levantado. E ele continuou. Finalmente, no dia 25 de novembro de1800, o primeiro hindu - sr. Fakhir – se ofereceu para o batismo. E depois de batizado, voltou para sua terra natal e…desapareceu! Sete anos e o primeiro batizado some, sem notícias.

Mas William Carey continuou. E no último domingo do ano de 1800, o sr. Krishna Chandra Pal se ofereceu para o batismo. E logo depois toda sua família se batizou. Eles foram os primeiros cristãos do norte da Índia da história, ao que se sabe. E mais: Chandra Pal tinha 35 anos de idade e depois se tornou o primeiro missionário cristão na cidade de Calcutá e na região de Assam. Foi também o primeiro compositor de hinos cristãos no idioma bengali. Realmente: a palavra de Deus nunca é semeada em vão.
Os resultados da evangelização de William Carey: o Wyclif do oriente
O biógrafo de William Carey o chama de “o Wyclif do oriente” tal a importância desse missionário para o cristianismo na Índia, onde também é forte o trabalho missionário de católicos e os resquícios das missões das igrejas orientais em séculos passados. Dois missionários se juntaram à William Carey em 1799, William Ward e Joshua Marshman. Juntos eles fundaram 26 igrejas, 126 escolas com 10.000 alunos, traduziram as Escrituras em 44 línguas, produziram gramáticas e dicionários, organizaram a primeira missão médica na Índia, seminários, escola para meninas, e o jornal na língua Bengali. Além disso, William Carey foi responsável pela erradicação do costume “suttee”, o qual queimava a viúva juntamente com o corpo do finado marido numa fogueira; vários experimentos agriculturais; fundação da Sociedade de Agricultura e Horticultura na Índia em 1820; primeira imprensa, fábrica de papel e motor à vapor na Índia; e a tradução da Bíblia em Sânscrito, Bengali, Marati, Telegu e nos idiomas dos Siques (Sikhs).
Estudantes indianos cristãos na escola da cidade de Serampore, construída por William Carey

Calcula-se que William Carey traduziu a Bíblia para a terça parte dos habitantes do mundo, em números de hoje, cerca de 2 bilhões de pessoas que falam esses idiomas. Alguns missionários, em 1855, ao apresentarem o Evangelho no Afeganistão, acharam que a única versão que esse povo entendia era o Pashto, feita na cidade de Sarampore por Carey.
Durante mais de trinta anos, William Carey foi professor de línguas orientais no Colégio de Fort Williams. Fundou, também, o Serampore College para ensinar os obreiros. Sob a sua direção, o colégio prosperou, preenchendo um grande vácuo na evangelização do país. Os seus esforços, inspiraram a fundação de outras missões, dentre elas: a Associação Missionária de Londres, em 1795; a Associação Missionária da Holanda, em 1797; a Associação Missionária Americana, em 1810; e a União Missionária Batista Americana, em 1814.

O Adeus à Índia e a acolhida celeste
E aquele menino, que quanto mais caia das árvores, mais tentava subir até conseguir alcançar o topo, um dia foi chamado para subir ainda mais. Na manhã de 9 de Junho de 1834, a Índia disse adeus ao grande Pai das Missões, e os Céus disseram bem-vindo a um servo fiel! Carey morreu com 73 anos, respeitado por todo o mundo, como o pai de um grande movimento missionário. Quando chegou à Índia décadas antes, os ingleses negaram-lhe permissão para desembarcar. Ao morrer, porém, o governo mandou içar as bandeiras a meia haste em honra de um herói que fizera mais para a Índia do que todos os generais britânicos.
Grande foi a contribuição de William Carey para o Reino de Deus, e grande será o seu galardão. E agora vocês entendem por que seu prestigiado biógrafo George Smith com todos seus títulos científicos e autor de vários livros, se curvou humildemente em homenagem a um glorioso sapateiro. E a próxima vez que alguém lhe disser que estudos não valem nada….oras, pergunte-lhe: você não estudou por falta de oportunidade ou por preguiça mesmo?

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO