POVOS NÃO ALCANÇADOS

Kmer
Origem: Camboja
Religião: Budismo Ateísmo

Imagine-se um adolescente kmer no Camboja. A destruição da guerra genocídio e pobreza dizimaram a geração mais velha. Você e seus amigos constituem mais de metade da população do país. As idéias comunistas ainda permanecem no sistema educacional e assim você aprendeu muito pouco sobre Deus ou sobre a religiãio nacional do Camboja o budismo. No começo da década de 1990 foi restaurado um pouco de democracia e liberdade trazendo nova esperança ao seu país. Porém a liberdade abriu a porta para um comércio crescente de drogas. O Camboja tornou-se centro de distribuição das máfias de drogas chinesas muitas vezes com a colaboração de oficiais do governo. Apesar dos seus efeitos destruidores as drogas são tentadoras por suas falsas promessas de euforia e prosperidade.

Outro problema sério e crescente é a prostituição infantil. O alastramento alarmante de doenças entre prostitutas aumenta a demanda para mais prostitutas. Meninas novinhas são freqüentemente raptadas vendidas e finalmente escravizadas no comércio da carne. A imoralidade presente na cultura kmer vem desde às práticas religiosas dos reis kmer nos séculos 12 a 15 que conforme a tradição acreditavam fortalecer-se tendo relações com maus espíritos. Os jovens kmer são constantemente bombardeados com imagens sedutoras nos meios de comunicação e pressão dos colegas. Se isso não bastasse os kmer rouge (kmer vermelhos) que mataram milhões nos anos 70 continuam a ameaçar o governo democrático frágil e corrupto.

Mas existe esperança. Desde o colapso do comunismo a liberdade de religião foi restaurada. A prática aberta do budismo voltou e há interesse crescente entre os jovens do país.

Sua alma também tem fome mas as tradições do budismo parecem temerosas ritualistas e supersticiosas. Recentemente você foi com um amigo assistir o Filme Jesus e agora tem curiosidade sobre essa estranha religião. Quem é esse homem: Jesus?

Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Mateus 11:28 Ore para que grande número de jovens da presente geração kmer se convertam a Cristo
Ore pela igreja Kmer. Menos de um por cento do povo kmer é de crentes evangélicos. Os jovens crentes sofrem por falta de prosseguimento e treinamento para liderança e pela desunião entre os cristãos. Ore para que o perdão e a reconciliação prevaleçam ali.
Ore para combater o surto de vícios de drogas e imoralidade sexual que se alastra na cultura especialmente entre a geração jovem.
Ore para que a luz do Evangelho brilhe nas sombras espirituais da cultura kmer. O medo associado à presença de templos em toda a parte e o ódio de 20 anos de guerra têm que ser subsituídos pelo amor.









DELÍCIAS DE MORCEGOS DO CAMBODJA



PLANTANDO ARROZ



Bouiei
Origem: China Burma
Religião: Animismo

Quando se visita um lar bouiei vê-se encantamentos escritos em papel fino flutuando sobre as janelas. Acima da porta há um espelho para refletir e espantar os demônios. Atravessando a sala há cinco altares aos deuses do céu terra ancestrais país e educação. Com uma população entre dois e três milhões de pessoas os bouiei estão entre um dos maiores grupos minoritários da China. A maior concentração de bouiei vive na planície Iunan do sudoeste da China. A maioria são agricultores. Alguns bouiei são crentes mas a maioria nunca ouviu falar de Cristo.

Senhor da seara mobiliza a igreja crescente entre os vizinhos hmongue para que se estendam transculturalmente até os bouiei não-alcançados.
















Laos
Origem: Laos Camboja Vietnã
Religião: Budismo Animismo

Uma pequena jangada de madeira coberta de velas é carinhosamente empurrada para o Rio Mecongue. Hesita por um instante depois pega a corrente e acompanha muitas jangadas iguais que viajam pelas águas barrentas. Essa jangada “bode expiatório” leva embora a culpa e os problemas do ano que passou. Diferente de outros países comunistas asiáticos o Laos permanece dedicado ao budismo. No Laos ao contrário do Vietnã e da China os monges são vistos por toda a parte. O povo lao mistura seu budismo com o animismo praticando feitiçaria e protegendo-se dos maus espíritos. Procuram méritos pelo bom comportamento sacrifícios rituais reverência de imagens religiosas e ofertas aos monges. Menos de um por cento do povo de Laos é cristão.

Cordeiro de Deus dá aos crentes e missionários do Laos sabedoria espiritual e percepção cultural para que empreguem analogias como a “jangada bode expiatório” a fim de comunicar o Evangelho ao povo lao.













Li
Origem: China
Religião: Animismo

Na costa sul da China fica a grande Ilha de Hainã lar de mais de um milhão de pessoas li. Por gerações os chineses consideram Hainã como atrasada e indesejada. Quando o ex-primeiro ministro da China Li Deiu foi exilado para Hainaã durante a dinastia Tangue (618-907 a.D.) descreveu a região como “a porta do inferno”. Na última década porém oficiais locais têm se esforçado para transformar a ilha num lugar exótico de turismo. Historicamente o povo li praticava o animismo procurando xamãs bruxos e sacrifícios de animais. Recentemente os li abandonaram essa cultura tradicional para abraçar a modernidade. Trajes tradicionais são guardados a não ser para quando se fazem apresentações aos turistas e nas cerimônias fúnebres. Existem algumas pequenas igrejas entre os li mas a maioria desse povo nunca ouviu nada sobre Jesus Cristo.

Senhor toca os corações de turistas chineses crentes que visitam Hainã para que voltem e evangelizem os li.





Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA