POVOS NÃO ALCANÇADOS DO SAHEL

Povos do Sahel
País de Origem: Chade Nigéria Níger Sudão
Religião: Islamismo Animismo


Centenas de pequenas tribos vivem no Sahel africano na parte sul do grande Deserto do Saara. Seu grande número representa um enorme desafio para a igreja e um chamado para pioneiros missionários transculturais. Os teda são um desses povos do Sahel.

Todo ano o deserto aumenta e o ancião teda Fodul tem que levar sua família e seus rebanhos mais ao sul para conseguir pastos e cavar poços mais profundos para obter a água preciosa até que as paredes frágeis do poço desmoronam. Algumas famílias teda mais ricas têm cavalos e camelos mas mesmo esses não sobrevivem sem água.

“Não há mais capim para nossos rebanhos” Fodul diz aos filhos. “Nosso clã tem que mudar para frente”. Muitos do povo teda vivem nos mesmos vilarejos ano após ano mas alguns como Fodul migram para a sobrevivência de seu gado. Fodul mora no norte do Chade num dos lugares mais secos da terra. Ele e sua família estão entre os mais de 400.000 da tribo teda que vivem no Níger Chade Sudão e Líbia.

Como muitos grupos de povos nômades e semi-nômades os teda têm pouco contato ou identificação com pessoas fora de sua própria tribo. Embora seja grande o número de línguas o número de tribos é ainda maior. Os daza os zagaua os bideiate - esses grupos de povos vivem vidas semelhantes mas separadas e virão a conhecer a Deus através de esforços separados.

Igrejas para cada grupo de povos do Sahel? A tarefa parece complexa demais mas que dia de glória será quando Deus for adorado no Sahel por membros de toda tribo e em centenas de línguas!

Mas tu ó Senhor és Deus compassivo e gracioso lento para irar-se e abundante em amor e fidelidade. Salmo 86:15

Os teda e outros povos do Sahel dependem de um meio-ambiente muito frágil. Ore para que muitos busquem a Deus como criador poderoso da terra que pode suprir todas as suas necessidades.
Ore pela paz entre as tribos do Sahel que competem cada vez mais por recursos cada vez menores.

Ore por uma multidão de plantadores de igrejas tradutores da Bíblia e obreiros em desenvolvimento comunitário dispostos a ministrar no nome de Jesus às muitas pequenas tribos dessa região tão difícil.
Ore para que o Espírito Santo prepare os corações dos povos do Sahel para receber o Evangelho de Jesus Cristo.









Fur
País de Origem: Sudão
Religião: Animismo um pouco de Islamismo

As risadas e o tagarelar das mulheres e crianças enche o ar no dia da feira. Mulheres trocam de notícias e comparam preços dos tomates e cereais. Perto os filhos e maridos se juntam para construir uma casa nova para uma família do vilarejo. Cada um traz madeira para os caibros ou capim para o telhado. Por sua vez o dono da nova casa oferece cerveja feita por uma de suas esposas. Acima da vila há campos em plataformas na encosta da montanha a plantação adubada por terra vulcânica. Os maridos e as mulheres plantam separadamente mantendo alguma independência econômica. Mais de 700.000 pessoas do povo fur vive no oeste do Sudão mas ainda não possuem Bíblia programa de rádio ou gravações evangélicas trabalho social ou missionário.

Cordeiro de Deus envie trabalhadores para uma ceifa entre os fur que certamente não poderão faltar às Bodas.







Chádico
País de Origem: Nigéria Chade Sudão
Religião: Animismo Islamismo

Os missionários predominantemente católicos entraram pela primeira vez na área Goemei em 1907. Hoje existem igrejas das principais denominações protestantes e ainda Testemunhas de Jeová. A língua hausa é usada em todos os cultos nas cidades e nos vilarejos rurais. Não existe tradução das Escrituras para a língua goemei. Até os anos de 60 os cultos eram em goemei mas isso foi interrompido depois que o governo tomou posse das escolas dos missionários forçando o uso de hausa e inglês como línguas para unificar o país. Em razão de casamentos mistos e misturas étnicas nas cidades existem goemei frequentando uma variedade de igrejas. Esses poucos cristãos goemei consideram a igreja católica como igreja mãe. Existem alguns muçulmanos entre eles mas a religião tradicional é mais comum. Até mesmo cristãos voltam ao ritos tradicionais quando enfrentam problemas na vida. Isso é reconhecido como um sério problema pela igreja católica.

Espírito manda um despertamento profundo entre os crentes goemei para que conheçam o Senhor verdadeira e profundamente. Inspira também os dois leigos goemei que estão em treinamento para traduzir a Bíblia para o goemei.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL