DIFICULDADES NO CAMPO MISSIONÁRIO


Problemas sempre virão no campo, precisamos ser dóceis para resolvê-los - Gn.12,10: “E havia fome naquela terra e desceu Abrão ao Egito para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra".
Abraão passou por situações delicadas como família, você pode imaginar-se no lugar dele, tendo uma família para cuidar, esposa e parentes, fora os animais e serventes que acompanharam. Quando Deus chamou Abraão, talvez ele não imaginava o desafio que teria pela frente. Quando Deus nos chama e respondemos “sim” devemos nos preparar para os desafios que virão, pois satanás com certeza irá atacar e preparar ciladas e situações para nos desanimar e nos fazer
olhar para trás. Quando deixamos o Brasil no dia 03 de dezembro de 1993 rumo `a Inglaterra para estudarmos Inglês não imaginávamos que passaríamos por tantas provas e dificuldades. Naquela época o Brasil passava por sua maior crise financeira na história com uma inflação gigantesca que chegava a quase 43% ao mês e com a desvalorização da nossa moeda era uma “loucura” sair do país para estudar inglês na europa. Encaramos o desafio e demos um passo de fé. No primeiro mês percebemos os problemas chegando, pois algumas igrejas que haviam prometido nos ajudar financeiramente falharam e ficamos em uma situação muito delicada com duas filhas pequenas e com contas para pagar, é lamentável que algumas igrejas brasileiras ainda estão tão imaturas no que tange `a fazer missões transculturais e interdenominacionais, pois muitas enviam e não sustentam espiritualizando o chamado missionário com o jargão de que se
somos missionários e fazemos missões dizem que vivemos por fé… É verdade que nossa confiança está em Deus, mas é a obrigação da igreja local que uma fez feito o compromisso
cumpra e honre coma palavra, pois missionário precisa do pão na mesa, precisa de vestir e de férias também. Muitas igrejas “tiram o corpo for a” e deixam o missionário a mercê do milagre. Vemos isto como tentar a Deus!!!! Apesar dos erros de algumas igrejas, louvamos ao Senhor, pois DEUS NUNCA FALHA e é provedor, todos estes anos vivendo no campo missionário, nunca nos faltou nada! É lamentável que muitas igrejas omitem e não cumprem sua missão de não só enviar, mas sustentar, apoiar e pastorear. Muitas igreja lançam o missionário no campo e se esquecem dele. Lembro-me de que um dia tínhamos que pagar o aluguel e não tinhamos o valor necessário, deveria pagar o aluguel no outro dia ou sair da casa, então naquela noite fui em uma igreja para orar e depois da reunião de oração um senhor inglês me chamou e perguntou, você é missionário? Quando respondi que sim, ele me convidou para entrar em seu carro e me levou até um banco 24 horas onde sacou uma quantia de dinheiro e colocou em minhas mãos, para minha surpresa era o valor exato para pagar o nosso aluguel, fiquei sem saber o que dizer, mas partilhei com este irmão que estava necessitando de provisão para pagar o aluguel e com isso, a fé dele foi edificada como a minha também. Talvez você ao ler isto possa maravilhar-se e honestamente nós nos alegramos e regozijamos em Deus com você, mas achamos que isto não seria necessário acontecer, se as igreja que enviam fossem fiéis. Muitas vezes jogamos a responsabilidade para Deus, enquanto somos nós quem temos que fazer o trabalho, é por isto que o mundo ainda não foi todo evangelizado e o islamismo toma conta do planeta e outras religiões e seitas invadem vários países. Abrão enfrenta a fome mas Deus o sustenta. A diferença aqui, foi que nenhuma igreja ou corpo eclesiástico fez compromisso com Abrao e Ele viu de perto a provisão de Deus em todos os sentidos e como o Senhor o conduziu.
A igreja tem que entender que quando envia um casal para o campo, esta família talvez terá problemas, pois algo que no país de origem parece ser um problema pequeno, fora do nosso país
pode ser um gigante!!! No Brasil usa-se muito o “jeitinho” para resolver as coisas, mas fora do Brasil não há o “jeitinho”, ou você é ou não é, ou tem ou não tem, já vimos vários missionários com problemas financeiros vivendo no campo transcultural e isto é uma VERGONHA para a igreja brasileira! É tempo de colocarmos os pés no chão e sermos coerentes ao enviarmos alguém para o campo, não se brinca com famíia, com crianças e com a obra de Deus.
Outro problema que a familia enfrenta é a lingua, outra cultura, costumes é como nascer de novo, você se torna como um bebê, pois dependendo do país onde você vai terá que aprender tudo outra vez, como comprar, o que comprar, como usar o transporte público. Ha paises onde somente os homens podem sair e a mulher fica em casa a maioria do tempo, na igreja por exemplo, há igrejas onde a mulher não pode fazer nada, e isto pode ser muito frustante, pois você que é mulher mãe de filhos ou casal sem filhos deixou o país para pregar, ganhar almas, evangelizar e em alguns paises você não será permitido fazer isto e terá que usar uma outra estratégia. Outro problema que o missionário pode enfrentar é o da higiene que pode ser pessoal como da comunidade, por exemplo, paises onde não se usa papel higiênico, ou come-se com a mão, ou usa-se o banheiro ao ar livre… Este foi um dos problemas que enfrentamos na India como família, pois além de ser um problema higiênico também é moral(Segundo nossa cultura),
pois homens urinam em público e em frente de qualquer um e para as mulheres isto é imoral e pode chegar até a ser um escândalo.
As crianças, filhos de missionários também enfrentam problemas e choques culturais. A escola pode ser um grande problema para a família. Passamos por uma experiência dessas com Keren nossa filha mais velha que estudou em escola local Indiana por 03 anos e teve muitos problemas, devido a maneira de ensinar e a mentalidade local. Naquela época (1994) morávamos em Allahabad(cidade “santa” hindu que traduzida significa: Cidade de Aláh) onde passa o rio Ganges, Permanecemos nesta cidade por três anos e Keren estudava numa das melhores escolas para meninas, com mais de 5.000 alunas, somente na classe de Keren haviam 75 alunas e uma professora gritando e com uma vara em uma das mãos, um dia Keren perguntou algo para a professora sobre a matéria que não havia entendido e a professora lhe deu um tapa na cara…
como você reagiria como pai ou mãe? Quem vai ao campo como família tem que pensar na educação dos filhos e principalmente no português, pois se você não alfabetizar os seus filhos eles não irão aprender o Português e poderão ter grandes problemas no futuro. Louvamos a Deus, pois nossas filhas, sabem ler, escrever e falar português fluentemente, Rosane foi ótima professora e alfabetizou as duas filhas que hoje falam mais de 05 idiomas. Vemos famílias que não dão prioridade para os filhos e os mesmos crescem odiando missões e a obra de Deus e conhecemos alguns que condenam ao Sehor por chamar seus pais ao campo missionário, pois não se preocupam com a educação dos filhos que crescem com problemas e conflitos.
Não se esqueça que a igreja começa em casa, a família é prioridade, e quem não cuida dos seus como diz a palavra, é PIOR QUE UM INFIEL! (1Tm.5,8)”Mas se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família negou a fe e é pior do que o infiel! Você quer saber como nós reagimos quando a professora bateu na cara da Keren, não fizemos nada, pois iria piorar a situação, oramos e no ano seguinte, Deus abriu as portas para nossas filhas estudarem na escola francesa em Nova Delhi, uma provisão de Deus que até hoje ficamos perplexos quando pensamos nisto.

Um conselho aos que se preparam para sairem ao campo transcultural:

Antes de você sair do Brasil, leve livros de gramática da língua portuguesa, história do Brasil e geografia do Brasil, pois seus filhos precisam saber sobre seu país de origem para que saibam de onde vieram e suas raízes.

(Texto extraído do livro "Chamados para Servir" de autoria dos missionários Rev. Lauro Castelli e Miss. Rosane Castelli. 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO