"“Muitos crentes consagrados jamais atingiram os campos missionários com seus próprios pés mas poderão alcança-los com seus joelhos” (Adoniran Judson)”"

quarta-feira, 27 de junho de 2012

AJUDA MISSIONÁRIA



Pr. Teófilo Karkle

O Ministério de Jesus foi patrocinado por mulheres que colocavam seus bens a disposição do grupo de treze pessoas, Jesus e seus doze discípulos. Uma das mulheres era esposa do procurador de Herodes, gente importante do governo romano. Sempre Deus tem mulheres assim dispostas a abençoar a vida dos Missionários. E Deus usa quem ele quer, fazendeiras, lojistas, empresarias, diplomatas e hoje ele que usar você.

Essa verdade esta imortalizada aqui no Evangelho de Lucas. "E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens." Lucas (8.1-3).

Nós os Missionários que vivemos pela fé não podemos viver no ar, precisamos ter uma moradia com as condições necessárias para viver com os pés na terra. Precisamos manter esta moradia pagando o aluguel correspondente e as demais contas obrigatórias que vem todos os meses também, tais como: luz, agua, gás, internet e alimentação. Para Missionários estabelecidos como nós no exterior aumenta ainda mais o compromisso de saldar cada conta e todas as contas com muita responsabilidade, devido que somos servos de Deus. Vivemos rodeados de observadores, que estão atentos as nossas ações e não queremos que o nome de Jesus seja blasfemado por nossa causa. Somos identificados como estrangeiros imediatamente quando falamos por causa do nosso sotaque. Ademais, pelo sotaque brasileiro somos logo identificados como estrangeiro não tem como ocultar esta realidade. Vivemos no meio de uma cultura, maiormente indígena, somos diferentes na altura, na cor da pele e na cor do cabelo.

Às vezes sentimos vergonha de alguns brasileiros que vem ao Chile de Missão ou de Passeio. Pois não tem condições econômicas mínimas para uma dignidade como representantes do reino de Deus na terra. Tempos atrás ficamos sabendo de um Missionário brasileiro que ia à feira de frutas e verduras, quando ela estava quase fechando, para poder comprar a um menor preço aqueles produtos refugos, quebradas ou partes apodrecidas por que não tinha dinheiro suficiente para fazer uma feira com dignidade.

Sei que têm no Brasil famílias que gostam de tomar os Missionários e leva-los a uma loja e vesti-los dos pés a cabeça. Leva-los a um restaurante e oferecer o melhor almoço ou jantar. Leva-los ao supermercado e encher o carrinho com um compra para 60 dias. Como gostaria que esse tipo de família estivesse lendo este artigo aqui agora. Como gostaria que pessoas dessa envergadura entrassem em contato conosco, no final desta matéria esta nossos endereços.Nosso Brasil é uma benção de Deus, vez em quando lemos em alguns Blogs Missionários ou em sites de Missões, que uma família enviou dinheiro suficiente para que tais Missionários comprassem um veiculo uma moto ou um barco. São 26,8 % de Evangélicos no Brasil a uma população estimada pelo IBGE de 53.594.627 de evangélicos em todo o território nacional, então temos gente suficiente para Ajudar os Missionários em todas as suas necessidades. Levante-se e diga ao Senhor, eis me aqui, já fiz uma vez, quero repetir novamente a benção para a Gloria de Deus.

Missões não podem ser feita de promessas, mas de praticidade generosa. "A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.” (Provérbios 11.25). Tem promessas que são apenas uma escusa para que o Missionário se vá para sua casa ou deixe de escrever aqueles e-mails emotivos, pois isto é muito triste quando acontece isso entre os cristãos, é falta de amor à obra do Nosso Senhor Jesus.

Missões não se fazem apenas tomando o numero da conta do Missionário e pedindo seu cartão com o e-mail. Nem todos os Missionários tem esse cartão, seria uma tremenda benção para aqueles irmãos que tem gráfica expressa abençoar a vidas dos Missionários criando para eles Cartão de Visita, Folder ou qualquer outro material falando de seu trabalho missionário, etc. Tenho um sonho no meu coração de um dia Cadastrar todos os Missionários do mundo e mandar para eles grátis tudo personalizado no nome deles: Cartões, Banners, Faixas, Folder, Revistas, Postais, e muitas coisas mais. Estaremos orando para Deus levantar empresas neste ramo para abençoar a vida dos Missionários.

Uma promessa quando não cumprida causa muita tristeza, frustação, pois somos estimulados por uma promessa. Aqui no Chile tem pessoas que fazem um tipo de trabalho de arte nas ruas, onde se pintam seus rostos e suas roupas de uma cor metálica, pois o artista precisa ficar parecido com alguma estatua. Eles ficam parados pelas ruas, de maneira imóvel, durante vários minutos, nem piscam, as pessoas que vê essa estatua viva por primeira vez, pensam que é de metal. Quando alguém deposita no pé da estatua algumas moedas se move em agradecimento a cada moeda que é depositada dentro de uma lata aos seus pés.

Amigos querem mover o coração de um Missionário, querem encher esse coração de alegria? Deveriam ser escritas todas as historias de Missões e de como em determinadas épocas famílias inteiras de Missionários foram vestidos, alimentados, medicados, por famílias da nossa querida nação brasileira. Estamos à procura desse tipo de famílias que queiram passar as Cordilheiras dos Andes para ajudar o nosso Ministério nesta terra fria de montes nevados.

Teu amor Missionário, teus gestos de Misericórdias não podem ser regidos pelos estatutos denominacionais. Estatutos estes que regulam as Contribuições Espontâneas das famílias abençoadoras. Chegam a ser taxativos, onde estas famílias devem depositar suas contribuições ou onde não podem. Chegam a dizer: Irmãos vocês têm nossa Secretaria de Missões, temos nossos Missionários, assim que aqui é o lugar onde vocês tem que contribuírem. “Diante de uma manipulação desta só vemos a falta de amor, de visão, de misericórdia missionária, os que fazem tais coisas são os que amarram a boca do boi que debulha para que não coma um bocado de trigo.”"Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?" (1 Coríntios 9.9) "Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário." (1 Timóteo 5.18).

Inglaterra na Guerra das Malvinas em 1991 viajando pelo mar a 12.000 km de distancia ganhou a guerra, enquanto que Argentina, estando ao lado das Ilhas Malvinas, deixou seus soldados morrerem de frio e de fome. Não gosto de dizer que os Missionários estão no campo de batalha, por que esta batalha espiritual é universal.

No Brasil se deixam as almas perecerem por deixar também os missionários amarrados sem recursos, sem condições.Isaias profetiza uma situação triste sobre a cidade de Jerusalém no dia do seu castigo, como ficaram todos os seus filhos, onde faltou alguém para guiar "De todos os filhos que ela teve, nenhum há que a guie mansamente; e de todos os filhos que criou, nenhum há que a tome pela mão. Estas duas coisas te aconteceram; quem terá compaixão de ti? A assolação, e o quebrantamento, e a fome, e a espada! Por quem te consolarei? Os teus filhos já desmaiaram, jazem nas entradas de todos os caminhos, como o antílope na rede...” (Isaías 51.18-20).

Você que tem recebido de Deus bens, condições, possibilidades de ajudar a Manutenção dos Missionários e não esta fazendo, duas noticia triste tenho para te contar. Algo pode ser requerido da parte de Deus, e outra noticia, os corvos tomariam o teu lugar. E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. (Lucas 3.11) Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? (Isaías 58.7)

Entenda uma coisa, uma pessoa chamada por Deus para salvar as vidas, elas morreriam se ficassem na sua nação de origem, no conforto, no meio da multidão. Não nos condenem por sairmos da nossa terra, da tua terra também, sem essa tão exigida cobertura financeira que deveria oferecer as igrejas. Sem essa Corda que todos falam que oferecem para segurar os Missionários enquanto eles descem nos abismos. Essas famosas Cordas Missionária, não deveriam existir, não são confiáveis, elas se rompem, ou são elas soltadas, cortadas deliberadamente. Algumas vezes os Missionários recebem um aviso prévio: Missionário, vamos cortar a corda ai amigo, se vire, é que estamos fazendo uma grande construção. A atitude de Gideão escondido dentro de um buraco cavado na rocha chamado lagar, onde ele estava sozinho limpando um pouco de trigo, já que sua nação inteira estava invadida por inimigos ladrões que vinham de ano em ano e levava sequestrado todos os grãos, todos os animais gordos. Deus viu a Missão Isolada do Lagar e mandou urgente um mensageiro do céu para dedicar umas palavras de estímulos: Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. (Juízes 6.12) Estamos iguais à Gideão salvando uma grande colheita que esta madura, a mão, nossas ferramentas são impotentes e insignificantes diante da imensidão dos trigais que se perdem de maduro?

Queres enviar tua Ajuda Missionaria para nos ampliar a nossa atuação e resgatar o máximo de almas para o reino de Deus?Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. (João 4.35)

Visite – e Siga nossos Blogs:
http://centrodealegriachile.blogspot.com/
http://pronami.blogspot.com/
http://palavraprofeticaepromessa.blogspot.com.br/
http://mulheresespeciaiscomisivonekarkle.blogspot.com/

Para ser nosso Promotor da Alegria, e estar contribuindo com nossa Obra, Envie-nos sua Contribuição de Amor diretamente ao nosso Ministério.

Conta Corrente 18.491-8
Agencia 3078-3
Banco do Brasil

Passa à Macedônia, e ajude-nos. (Atos 16.9)
Passe a Cordilheira dos Andes e Ajude-nos

domingo, 17 de junho de 2012

UMA REFLEXÃO IMPORTANTE!!! PARE E PENSE!!!

Bem-vindo em nossas ‘Meias’, ou Pedra no Sapato?
Ma. Leonor Sotelo Goulart

Depois de quatro anos fora no campo missionário, chegando na igreja, encontramos pessoas novas que não conhecíamos, a liderança havia mudado e sentimos que já não fazíamos mais parte da comunidade. Parece que a igreja não havia se preparado para nos receber e nem nós estávamos cientes das mudanças que encontraríamos. Havíamos comunicado nossa chegada, mas a igreja estava envolvida com seus programas rotineiros.

Fomos acolhido por uma outra igreja que nos hospedou numa casa mobiliada para missionários. Tivemos irmãos preciosos que nos encaminharam a médicos, dentistas e até quem nos levasse a uma pizzaria. No entanto, o que mais queríamos era poder contar o que tínhamos vivido e presenciado. Tínhamos outra perspectiva do mundo e não achávamos com quem dividí-la.

Desatualizados da política, da moda e até da gíria usada naquele momento, encontrávamo-nos divididos por dois mundos: o que havíamos deixado na África de amigos queridos, famintos tanto física como espiritualmente, e por outro lado, deparamos com uma igreja que buscava uma nova teologia de receber bênçãos, ainda que já estivesse abastada.

Antigamente o missionário levava meses vindo de navio até chegar e, durante esse tempo, se habituava com a idéia de mudança de ambiente e campo de atuação, porém, hoje ele enfrenta estas mudanças de uma maneira drástica, no mesmo dia, às vezes, em questão de horas!!

É preciso oferecer ao missionário oportunidade para compartilhar do seu ministério e também de suas lutas interiores que talvez, só mesmo um profissional possa ajudar. A igreja precisa estar consciente de que aquilo que o missionário enfrentou, iria chocá-la vendo numa reportagem de televisão. É como quando um soldado volta do combate, não são só as atrocidades da guerra que o ferem, mas o fato de seu país não ter noção de como é a guerra e de que não lhe é possível descrevê-la sem tê-la vivenciado e, essa incapacidade e a indiferença dos que não entendem nem a guerra, nem o soldado e ainda desconhecem as artimanhas do inimigo em combate, é que deixa o missionário deslocado e frustrado, cansado de lutar; não na guerra em si, mas na sua própria luta interior.

O missionário transcultural, leva a mensagem do Evangelho de maneira que, aqueles que não a conhece, possa compreender e, muitas vezes, não se faz compreendido por aqueles que o enviaram.

O missionário fica dando de si por muito tempo, sem receber de outros. Precisa ser pastoreado! Ele vai dia após dia, e até anos, convivendo com aqueles que evangelizou e discipula então, voltando para a igreja, precisa do amparo desta.

O missionário transcultural perde, muitas vezes, sua própria cultura, volta com costumes diferentes, por ter passado muito tempo ministrando a um povo simples, e em outra língua e, freqüentemente, não está habituado com o ritmo da igreja e parece mais um peixe fora d’água e precisa ser corretamente interpretado e entendido

Como o trabalho missionário só é feito em conjunto e o missionário representa sua igreja onde ele trabalha, é preciso, portanto, tratá-lo com carinho e honras de embaixador, e isso não quer dizer que a glória e o mérito não estejam sendo dadas ao Senhor.

---
Ma. Leonor Sotelo Goulart
Foi missionária pela MNTB por quatro anos no Senegal no início da década de noventa. É casada com Reginaldo Goulart e tem quatro filhos que , na época, eram todos menores de oito anos.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

POR QUE AS IGREJAS NÃO FAZEM MISSÕES?



Pr. Teófilo Karkle

Temos em mente o hino de Mara Lima - O Preço Mais Alto, (1995) que na parte final diz uma frase certeira: 'Falam de mais em missões e não fazem Nada. Desperta igreja vai em busca das almas Cristo está voltando'.

Porque as Igrejas não fazem Missões?
Por que os Pastores se sentem que são os Donos dos Irmãos.O Pastor Dono das Almas, não quer que seus Membros contribuam. Não quer que seus Membros tenha uma experiência de Amor e Fé.

Imagina que situação: Passa pela cabeça do Dono: Fazer mais uma Oferta Missionária onde os irmãos já estão dando os Dízimos e Ofertas corriqueiras, fazer mais uma oferta Missionária é Rapar o Fundo do Pote. Depois faltaria Dinheiro para sua igreja.

Porque as Igrejas não fazem Missões?
Por que os Pastores não sabem Repartir as Bênçãos Econômicas. Eles acham que vão ficar pobre ao entregar uma Oferta Missionária. Que a Fonte da Benção vai se secar se ele abrir a Mão em favor do Missionário. E falando em Ofertas Missionárias, tem várias coisas erradas com estas ofertas. Primeiro não deveria ser feita apenas uma Oferta por mês no Culto de Missões. Segundo, os Missionários não deveriam ser Sustentados de um Caixa Especial para eles, mas fazer parte da Folha de Pagamento como Funcionários e Pastores da Igreja. Terceiro: Se o Dinheiro for pedido para Missões e não for Destinado as Missões, essa oferta foi Mentirosa, e isso tem acontecido.

Porque as Igrejas não fazem Missões? Por que os lideres não estão Sensíveis diante das Necessidades. Não estão conseguindo ouvir o Gemido dos Perdidos. Não estão enxergando que já passou o tempo da Sega e ainda o mundo não foi salvado. Não lembram que os Gentios continuam esperando pelo Nome de Jesus. (Mateus 12.31)

Não sabem que há uma Multidão clamando no Vale da Decisão. Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão. (Joel 3.14).

Porque as Igrejas não fazem Missões?
Por que existe uma Preguiça grande sentada dentro das Igrejas. A Igreja Preguiçosa é tratada duramente na Bíblia, confira: Tem igrejas que dormem no tempo da Sega. (Provérbios 10.5) O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha. (Provérbios 20.4) O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá. (Jeremias 8.20) Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.

Fizeram no Brasil a Década da Colheita em 1990 a 2000 e mesmo assim muita gente ficou numa boa com as Missões, dormindo. Outras Igrejas em tempo de Guerra estão vendo as mulheres tomar banho como Davi na cobertura do seu Palácio. Pastores Velhos e Velhos Pastores perdendo a cabeça com Fantasias eróticas, Fanfarras e Fama. Dando cabidas as Adrenalinas ou dando cabidas as Adres e Dalilas. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. (2 Samuel 11.2)

Porque as Igrejas não fazem Missões?
Por que os que querem Fazer começam tudo errado. Começam pedindo Dinheiro para as Missões, depois que olham para o montante arrecadado fica difícil enviar para fora. Começam enviando Espias à Terra de Canaã, por geral é o Pastor mesmo que vai, ou seu filho, ou alguém da panelinha. Começam Criando Consciência Missionária, depois de Criada a Consciência Missionária, não ouve sua própria Consciência, depois que comete um erro. Começam trazendo Estrelas para Pregar sobre Missões e colocam a dormir entre Cinco estrelas, enquanto que Missionários dormem entre Cinco Goteiras.

Porque as Igrejas não fazem Missões? Por que existe muita Comodidade nos bancos dos templos. Falando de bancos eles cada dia são mais sofisticado, mais fofos e mais produtores de sono. Ao deixar a Comodidade do Templo, entram na Comodidade do Carro e depois passam pela Comodidade de um Restaurante, para terminar na Comodidade da Casa. Na igreja não precisou chorar. No carro não precisou mover a manivela para fechar o vidro. No restaurante não precisou lavar a louça. Na casa não teve a necessidade de colocar mais cobertas da cama por causa do frio, afinal tem ar condicionado quente ou frio no quarto. No banheiro não precisa aquecer para tomar banho de caneca, já que tem instalado a Thermo System.

Porque as Igrejas não fazem Missões? Por que as Igrejas são muito Ricas. Pois fazer Missões é colocar a Mão no Arado e machucar as mãos com o Arado do Desbravamento de Campos Missionários. Literalmente os Missionários, Machucam suas mãos com Pás, Enxadas, Carrinhos de Mãos e Vassouras. Numa igreja rica tudo isso é Terceirizado, neh pastor? Fazer Missão é Caminhar a Pé, de Moto, de Barco ou de Cavalo. É caminhar entre os pobres, sujos, feios, drogados, magros e moribundos. Fazer Missões é criar meios engenhosos para ocupar menos gás, para que renda mais tempo. E tirar do Cardápio a Carne. E deixar de comer Picanha.

As igrejas não Fazem Missões por que tem muitos Projetos Locais Sociais para ser atendido e Missões vão ficando Fora do Programa, fora do Boletim, fora do Blog, fora da Radio Online, fora do Bolso, fora da Ideia, fora do Coração. Porque as Igrejas não fazem Missões? Por que as igrejas comem muitas Pizzas depois do Culto. Quando dão uma Oferta Missionária de 5 Reais falam no Aumentativo: Dei um Cincão ao Missionário. Mas quando comem a Pizza e gastam 50 Reais falam no Diminutivo: Amor, quanto pagou pela Pizza? Amor imagina tudo saiu só Cinquentinha, 50 Pilas.

Porque as Igrejas não fazem Missões?
Por que o Dinheiro para Missões está sendo gasto em Celulares. Tem mais celulares que Bíblia, e ai, não tem vergonha de tirar o seu celular do bolso e teclar em qualquer lugar e até mesmo dentro do culto. Sabe que uma pessoa que não Faz Missão pode perder a sua Própria Salvação. Ezequiel 3.18 é quem da esta Sentença: Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. (Ezequiel 3.18)

Meu Deus! Existem 632 grupos etno linguísticos com populações acima de 50.000 pessoas que não dispõem de missionários, nem de igrejas, nem de pessoas planejando trabalhar com eles. Existem ainda 1.000 línguas importantes que ainda não tem Bíblias.

Concluímos:
Não pense que somos Revoltados com as Missões, ao escrever estas verdades, não somos não. Estamos à procura de pessoas Amam as Missões e que Gostariam de nos ajudar aqui no Chile. Enviando uma Oferta de Amor todos os meses, não importando a quantidade, pois temos aqui um Ministério com grandes necessidades.

Precisamos de tudo, para nossa Manutenção e ainda a Ajudar uma Comunidade com grandes carências de todos os gêneros que se possa imaginar. Então te convidamos a conhecer nosso Projeto Missionário onde já estamos a sete meses trabalhando nele a todo vapor. Visite nossos Blogs, nossos Face books, e vejam nossas Fotos, Artigos, Vídeos e Informativos do nosso Trabalho nesta terra da qual Deus nos enviou para fazer Missões com Alegria.

Visite - Participe e Indique nossos Blogs:

MISSÕES E O ENGRAÇADO ESPANHOL



Pr. Teófilo Karkle

Nos meus 22 anos de Missão no Chile, é a primeira vez que escrevo algo Engraçado mas Sério ao mesmo tempo, sobre o idioma Espanhol, para mostrar aos amados internautas brasileiros a que situação de estress que chegamos a enfrentar como Missionarios logo no inicio da sua Missão com o idioma. Como Pastor e Pregador que sou aqui no Chile, exijo de mim mesmo poder falar claramente o espanhol e com uma mensagem biblica nova, atual, bem explicada e bem aplicada.

Às vezes as pessoas dizem que é muito parecido o idioma espanhol com português, na verdade só a origem desses dois idiomas são a mesma, ou seja, vem do latim, mas agora para você ver o Dificuldade que enfrenta o Missionário para comunicar a Mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, vamos colocar aqui uma quantidade de palavras e expressões que farão você rir ou chorar. Começamos com as palavras que se escreve igual, se pronuncia igual, mas não significa a mesma coisa.

1. Um Rato é um Momento: Se um chileno te perguntar faz Rato que você chegou? Ele esta perguntando se faz Tempo que você chegou? Outras expressões poderia ser assim: Em um Rato mais vou começar a fazer o almoço. Faz um Rato que começou o Culto. Pastor quero conversar com o senhor um Ratito.

2. Um Embaraço é uma Gravidez: Embaraço não é uma palavra vulgar, jocosa, mas cientifica ou medica. Então uma mulher que está grávida, ela esta Embaraçada. Imagina então uma mulher que vem do Brasil e recebe uma oportunidade para dar uma palavra na Igreja e está um pouco Atrapalhada, ou Embaraçada (em português) por causa do idioma, da cultura, e por que faz pouco tempo que chegou no Chile: Irmãs não queria esta oportunidade, pois não sei falar bem o espanhol, estou Embaraçada por causa do pastor. Essa afirmação criaria um ambiente jocoso de muita risada para os chilenos.

3. Brincar é dar um Pulo:Quando o chileno dizer a você que leia todas estas regras de um contrato sem Brincar, ele esta dizendo sem Pular nenhuma linha. Então num culto alegre eles podem dizer que estão Brincando, ou seja, pulando no final do culto.

4. Capricho é Desejo: Capricho no português é cuidado. Usa-se muito em português o adjetivo Caprichoso, para uma pessoa que tem Capricho, que gosta de tudo organizado, limpo. Mas no espanhol é desejo. Comprou esta melancia de puro capricho, ou seja, tinha desejo de comer a melância.

5. Em Pelotas é Pelado: Existe uma cidade no Rio Grande do Sul chamado Pelotas, se um ônibus chileno passasse por ali e o motorista fosse parar o ônibus para tomar um café e falasse assim: Quinze minutos em Pelotas, nenhum chileno desceria do ônibus porque entenderiam que teria que descer pelado.

6. Fome é algo Ruim: Para os chilenos uma pessoa pode ser Fome. O Culto pode ser fome. Uma roupa pode ser Fome. Uma musica pode ser Fome. E se você chegar aqui dizendo que quer almoçar por que tem Fome, eles não vão entender o porquê da Fome, senão vão entender que você é Fome.

7. Esquisito é algo Gostoso: Esquisito no espanhol se escreve com "X" Exquisito. Neste caso podemos fazer muitas frases: Uma criança linda é uma criança Esquisita. Uma comida de chupar os dedos é uma comida Esquisita. As vezes a comida esta esquisita mesmo, em português, e temos que dizer com um sorriso no lábios para não ofender: Sim, a comida esta muito esquisita.

8. Um Pelado é um Careca: Poderia dizer que o Profeta Elias amaldiçoou os 42 meninos porque chamaram ele de Pelado, sendo que Elias era Careca. É muito normal escutar principalmente as crianças gritar nas ruas: O "Pelao" comendo a letra "D" neste caso. Ainda bem que não são muitas as palavras que se comem a letras, como no Brasil, onde tem pessoas que comem letras e mudam totalmente a palavra: Muié, Cuié, Véio, Homi, Bamos.

9. Raro é algo Estranho: Raro no português é algo em extinção, uma joia é rara, escassa, caríssima. Então ao aprender o espanhol, vamos ouvir os chilenos dizendo que Raro para uma coisa estranha. Que Raro este el dia hoje. Que Raro este homem que passou olhando para aqui.

10. Classe é Aula e Aula e sala de Aula: Alunos vamos começar a Classe nesta Aula. Que diferente verdade? Uma vez ocupamos um colégio para fazer uma Conferencia e em cada porta tinha o numero da Sala de Aula, e maldosamente alguém havia escrito com um pincel atômico na frente uma letra "J" ficando então muito divertido entrar na Jaula para dar uma Classe. A Jaula que estava marcada era exatamente onde ia se congregar as mulheres.

11. Oficina é Escritório: Ao nos mover pelo centro de Santiago fazendo documentações de estrangeria, de advogacia, vamos entrando e saindo de Oficina em Oficinas. Como custa no princípio dizer que fui numa Oficina de Advogados. Aqui é a Oficina da Igreja? Que grande é a Oficina do Médico.

12. Genero Masculino e Feminino: Outras dificuldades que enfrentamos como Missionário é chamar uma palavra no gênero masculino que no português estamos acostumado chamar pelo gênero feminino, são elas: O mensagem. O viagem. A Sangue de Cristo tem poder.

13. Ausencia na Tradução: Existe uma Ausência de algumas palavras que não tem tradução ou significado para elas no Português. A nossa querida palavra Saudade, não existe uma tradução para ela. A Saudade se diz em espanhol: Echar de Menos ou Estranhar. Bom fica ainda outra palavra: Nostalgia, mas não tem o mesmo sabor, não provoca a mesma emoção ou reação que dizer: Tenho Saudades do Brasil.

14. Uma Palavra com duplo sentido: Veja como é engraçado cantar o Hino 172 do Hinário Gloria e Triunfo aqui no Chile onde a última palavra deste hino diz o seguinte em uma tradução literal: Deveres e Perigos, demanda mais Tesão. (Aqui esta a letra em espanhol) ¡Estad por Cristo firmes! Las fuerzas son de El. El brazo de los hombres. Por débil no es fiel. Vestíos la armadura. Velad en oración. Deberes y peligros Demandan más tesón. A palavra Tesón neste caso significa: Firmeza, Constância e Inflexibilidade.

15. Pequenas diferenças: Depois tem palavras que é so tirar uma letra "i" fora que fica um corretíssimo espanhol. Tome, leve, tire, bote, pegue, saque, viaje, vire. Outras palavras você muda o "H" para uma "F" e ja esta falando espanhol. Hacer para Fazer. Hacienda para Fazenda. Horno para Forno. Herver para Ferver. Hablar para Falar. Hondo para Fundo. Outras palavras apenas colocando um acento na "í" fica um corretissimo espanhol. Policía, Democracía. Leucemía. Esse acento muda completamente a pronuncia. Afinal de conta a vogal "í" no espanhol é uma vogal fraca, por isso se acentua em quase todas as palavras. Alegría, día, tía, aquí, así.

16. Coisas com "o" Os brasileiros em Missão aqui no Chile ou até mesmo em Turismo, ficam entrigado com as pequenas Diferenças para dizer a palavra: Tudo, tem que dizer Todo (com o). Vai tomar Todo? Todo Bien? Dizer a um chileno que você sonhece uma Surda, ele entenderá que é uma pessoa Canhota, que escreve com a mão esquerda. Para dizer que ela é Surda tens que dizer com a letra "o" Sorda.

17. Não tem o numeral Femino Duas:Estamos tão acostumados a dizer no Brasil. Duas horas da tarde. Duas maças. Duas mulheres. Que custa abrir mão e dizer assim, não posso falar mais Duas, não existe este numeral feminino Duas em espanhol. Ficaria então assim: Dos horas de la tarde. Dos Manzanas. (maça) Dos Mujeres. (mulheres).

18. Um nome sem malicia: Os brasileiros que viajam pela Rodovia do sol, quase chegando em Santiago, vão deparar com uma Placa enorme indicando a entrada de um Avenida chamada Buzeta. O som do "Z" no espanhol tem o mesmo som do "S" Para os chilenos não tem nenhum significado malicioso, nem faz referencia ao genital feminino como no Brasil.

Podes enviar comentarios ao e-mail centrodealegria@hotmail.com

segunda-feira, 4 de junho de 2012

CORAÇÃO MISSIONÁRIO - Pr. Teófilo Karkle


Conheça Missiologicamente a Definição de como é um Coração Missionário. Veja se você se encaixa dentro do Perfil de um Coração Missionário. Aprenda como ter um Coração Missionário e faça parte de um grupo seleto de pessoas que estamos buscando pela Internet.

Um Coração Missionário é um Coração Generoso, Atencioso, Prestativo, Misericordioso, Sensível, Obsequiador, Prestadio, Prestável, Prestimoso e Serviçal, Servível e Solícito.

Como é gostoso de lidar com pessoas que tem um Coração Missionário, ela sabe ouvir histórias Missionárias, e depois passa a reproduzir a história ouvida aos seus colegas. Coração Missionário é um coração sensível a voz do Espírito Santo.

Quem tem um Coração Missionário esta atento a todas as necessidades das Missões que o Espirito Santo desperta dentro do seu Coração Missionário. No meio de um livro do Antigo Testamento de lamentos, dores, queixas, temos palavras de HD - Alta Definição Missionária, como é o caso de Lamentações de Jeremias 1.11-12 onde ele apela a um Coração Missionário Sensível a voz do Espírito Santo. Todo o seu povo anda suspirando, buscando o pão; deram as suas coisas mais preciosas a troco de mantimento para restaurarem a alma; vê, Senhor, e contempla, que sou desprezível.

Não vos comove isto a todos vós que passais pelo caminho? Lamentações 1:11-12 (parte a)

As vezes há mais sensibilidade numa raiz de árvore cortada que em ouvidos que se sentam nas congregações. Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta Jó 14:7-9

Quantos podem sentir o cheiro das Aguas do Espírito Santo com o Coração Missionário? Coração Missionário é Movido a Misericórdia. Podemos ver esse tipo de Coração Missionário em Jesus Cristo, o autor e fundador da Igreja e o Promotor Máster de Missões.

Durante cinco vezes nos Evangelhos podemos ler que Jesus foi Movido a Misericórdia: (Mt 20.34; Mc 1.41; Lc 7.13, 10.33 e 15.20 E nós a que somos movidos? Que nos faz acercar-se a uma pessoa e iniciar uma conversa com ela? No livro de Provérbios encontramos um tipo de Coração Fominha. Provérbios 16.26 O trabalhador trabalha para si mesmo, porque a sua boca o incita.

Comparemos este mesmo texto com a NVI - Nova Versão Internacional, para poder entender melhor: O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona. Em outras palavras alguns são Movidos pela Misericórdia, outros são Movido pela Fome, pelo apetite. Então existem os que tem o Coração Missionário e os que tem um Coração Fominha, que trabalham apenas para seu estomago, para o seus desejos, para a sua vida, sem importar com os demais.

Um Coração Missionário sabe Emprestar Lucas conta uma parábola de um homem pedindo três pães fora de hora na casa de um amigo, mas este estava dormindo e responde que não vai abrir a porta para emprestar estes três pães. Se alguém de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu acaba de chegar à minha casa, de uma viagem, e não tenho nada para lhe oferecer; e se ele responder lá de dentro: Não me incomodes; a porta já está fechada, meus filhos e eu estamos deitados; não posso levantar-me para te dar os pães. Lucas 11:5-7

Um Coração Missionário, emprestaria os três pães, ou melhor que isso, doaria estes três pães. O Justo que não mendiga o pão no Salmos 37, é o próprio Davi. O texto diz que ele Emprestava Misericordiosamente todos os dias, confira você mesmo: Fui jovem e já sou velho, mas jamais vi o justo abandonado, nem seus filhos a mendigar o pão.Todos os dias empresta misericordiosamente, e abençoada é a sua posteridade.Salmos 37:25-26 Muitos só conhecem o versículo 25 e desconhecem totalmente o versículo 26.

Quem tem o coração Missionário, não só empresta os pães, mas também o carro, o notebook, o telefone, dinheiro ou o que for preciso.

Um Coração Missionário recebe Recompensa de Deus.

Quem se apieda do pobre empresta ao Senhor, que lhe restituirá o benefício.(Provérbios 19.17) O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo (Salmos 112.5)

Um Coração Missionário sabe Repartir. O cobiçoso cobiça o dia todo, mas o justo dá, e nada retém. (Provérbios 21.26) Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória. (Salmos 112.9) Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. (Eclesiastes 11.2)

Um Coração Missionário é um Coração Agradecido. Esta gratidão, este agradecimento, foram palavras do Apóstolo Paulo aos Filipenses. Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. Filipenses 4:18

Em um tempo mais, como Paulo nós queremos falar que todas nossas necessidades foram supridas pelo Senhor Jesus. Que lindo isso, o que para Paulo era um Suprimento para ele desfrutar, comer, usar, ocupar no seu Ministério, para Deus seria um sacrifício agradável e aprazível.

O que os Sacerdotes ofereciam a Deus, carne assada, nos sacrifícios pacíficos, Deus ficavam saboreando apenas o cheiro agradável desta carne assada, enquanto que o Sacerdote e a família que oferecia o sacrifício, saboreavam a carne assada. (Levíticos 7.11-17)

Deus não quer teu dinheiro, até seria ilógico dar Dinheiro a Deus, onde na cidade dele as ruas são de Ouro, ele quer o cheiro do teu sacrifício, o cheiro do teu amor, o cheiro da tua gratidão, o cheiro da tua entrega.

Não deixe passar esta oportunidade de receber do Senhor um trasplante de um coração Fominha, para um coração que alimenta aos que tem fome.

Não seja movido pelo teu Apetite, não seja movido pelo egoismo, comesse a Dar com um Coração Missionário, que isto será uma benção para quem recebe e uma benção para você que entrega.

Deus irá dar coisas pequenas e coisas grandes para nós aqui no Chile. Ele vai usar pessoas para nos abençoar. Viveremos este segredo de ser abençoado por Deus, da sua maneira, do seu jeito, no seu tempo. Não será por muito escrever artigos pedindo, mas será por ir aos seus pés chorando e levantar dali sorrindo.

Queres ter um Coração Missionário agora? Vivemos num mundo insensível, ingrato, egoísta, sem misericórdia. O apostolo Paulo pediu aos Corintios que tivessem uma Boca aberta ao favor dele e um Coração Dilatado, amplo, espaçoso e generoso. O coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado.

Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós. 2 Coríntios 6:11-13 Sempre temos ouvido de pregadores pedindo para Ampliar o lugar da tua tenda, e estender as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. (Is 54.2)

Hoje em nome de Jesus estamos pedindo para que o teu Coração seja espaçoso. Para caber toda a tua família, sempre nesta ordem de prioridade: Esposa e filhos aos que são casados, teus pais e irmãos, tios e primos.

Irmãos da tua congregação e mais um lugar para os Missionários, não num rincão, os brasileiros gostam de usar essa palavra Rincão.

Não, nos coloque num Rincão, mas no Centro do teu coração junto com os teus queridos. A Bíblia disse se dermos um Copo de Agua fria recebemos de Deus Recompensa, imagina quem Pagar um Almoço, quem Compra um Sapato ou um Terno a um Missionário.

Imagina aqueles que enviam Dinheiro aos Missionários para eles comprar seus alimentos diariamente e pagar suas contas de agua, luz, transporte, comunicação e moradia, e ajudar nas necessidades da igreja local onde eles fazem a obra para o nosso Senhor JESUS?

E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. (Mateus 10.42) Queres ter um Coração Missionário?

Queres Repartir as tuas bençãos conosco aqui no Chile, aqui deixamos nossa Conta Bancaria para efetuar esse Deposito de Amor.

Conta Corrente 18.491-8 Agencia 3078-3

Visite nossos Blogs abaixo e deixa teu Coração envolver-se com Missões.

Visite - Certifique e Indique nossos Blogs: CENTRO DE ALEGRIA http://centrodealegriachile.blogspot.com/ PROMOTORIA DE MISSÕES http://pronami.blogspot.com/ PREGAÇÕES EM TEXTOS http://palavraprofeticaepromessa.blogspot.com.br/ MULHERES ESPECIAIS http://mulheresespeciaiscomisivonekarkle.blogspot.com/