O DESAFIO DA EVANGELIZAÇÃO DO SERTÃO NORDESTINO




INTRODUÇÃO

Zona rural do Nordeste: Um Campo missionário que clama!

Na Região do Nordeste do Brasil, o Sertão representa um grande desafio de evangelismo e plantação de igrejas. Conhecido pelos evangélicos como a Janela 10 / 40 do Brasil, principalmente a zona rural do Sertão Nordestino. A Região continua sendo uma das menos evangelizadas do país. Embora nos últimos anos o número de evangélicos tenha crescido muito no país, este não tem sido o caso do Sertão. Portanto, é hora da igreja focar seus esforços em favor da evangelização e plantação de igrejas em áreas mais carentes, que são os sertões, zona rural e o Nordeste de forma geral.









I - Zona Rural do Nordeste: Um campo missionário que clama!
A Operação Campo é um desafiante projeto de evangelização da zona rural do Sertão Nordestino. É o evangelho transformador do Senhor alcançando o povo nordestino que vive nas comunidades, povoados, sítios e lugares de difícil acesso no Sertão. Operação Campo: Um desafio radical!

II - Por que evangelizar a Zona Rural?
A zona rural do Sertão Nordestino possui mais de 12 milhões de habitantes e tem menos de 0,1% de crentes, com mais de 10 mil comunidades rurais sem a presença de uma igreja evangélica.
A zona rural nordestina é a Região do Brasil que apresenta os piores índices sociais, tais como: analfabetismo, desnutrição, evasão escolar, renda familiar muito baixa, falta de assistência médica e odontológica, etc.

III - O Desafio de Alcançar a Zona Rural.
Cremos que só o Evangelho pode transformar de forma radical, rigorosa e profunda a vida do homem sertanejo. A zona rural continua esperando pelas boas novas de amor, de paz e de redenção espiritual.
O desafio de alcançar este povo precisa ser encarado de forma urgente pela igreja evangélica brasileira. Esta é a hora de uma ação radical direcionada para alcançar o povo sertanejo que vive na zona rural. Seja um instrumento de Deus na busca da redenção do homem perdido, vamos juntos trabalhar em prol da salvação dos sertanejos.






IV - O que já foi feito?

O Projeto Missionário Alcançando o Sertão desde 1997 vem desenvolvendo atividades no Sertão Nordestino, incluindo a zona rural. Temos feito evangelização, discipulados, grupos familiares, ajuda comunitária, trabalhos com crianças, impactos evangelisticos, etc. Temos percebido o quanto este povo tem sido esquecido pelos governantes e pela Igreja Evangélica. Este povo tem sido vítima da injustiça social e espiritual. Conhecendo esta realidade, o Projeto Missionário Alcançando o Sertão criou o Projeto O Clamor dos Esquecidos: Quem me Valerá?
Obs. Atualmente o Projeto Missionário Alcançando o Sertão tem dois casais atuando na evangelização das comunidades rurais. Realizam trabalhos com crianças, grupos familiares, evangelismo pessoal, estudos bíblicos, etc. Um casal reside na cidade e o outro reside na própria zona rural.

V - Alvo: Alcançar as comunidades rurais sertanejas de cada município de atuação do Projeto Missionário Alcançando o Sertão.

VI - Justificativa:
Há mais de 10 mil aglomerados humanos (povoados, vilas e vilarejos) sem a presença evangélica no Nordeste, o que constitui um gigantesco desafio. Na nossa área de atuação existem diversos povoados, comunidades, vilarejos, sítios, etc, sem a presença da igreja evangélica. Atualmente nós estamos atuando em quatro lugares da zona rural.

VII - O que significa Alcançar:
1 - Evangelizar todas as pessoas destas comunidades.
2 - Discipular e batizar as pessoas que tomarem uma decisão de seguir a Jesus.
3 - Implantar uma igreja em cada grupo evangelizado.

VIII - Como Alcançar:
1 - Fazer o mapeamento, pesquisar e escolher as comunidades para trabalhar.
2 - Fazer parcerias com igrejas, pessoas, empresas para sustentar um casal trabalhando especialmente na zona rural.
3 - O casal reside em uma cidade-pólo da área de atuação do Projeto.
4 - O casal trabalha nos povoados com o auxilio das congregações existentes e que são ligadas ao Projeto Missionário Alcançando o Sertão (Promas).
5 - O Promas dará o suporte através dos impactos evangelisticos e eventos com os grupos voluntários.







IX - Prioridades: Alcançar.
1 – Lugares onde não há igrejas evangélicas.
2 – Lugares aonde o evangelho nunca chegou.
3 – Lugares onde há necessidades sociais intensas.
X – Região Alvo: Seridó Oriental (Sertão do RN).
Características da Região Nordestina:
1 – A população é predominantemente católica, idólatra ao extremo e ignorante em relação à Palavra de Deus.
2 – Área rural carente de serviços de saúde.
3 – Região com o maior número de crianças trabalhando.
4 – Região com o maior índice de pessoas desempregadas do país.
5 – Área menos evangelizada do Brasil e consequentemente menos evangélica.
6 – Nível de escolaridade muito baixo, com alunos alfabetizados precariamente. O índice de analfabetismo na zona rural nordestina é elevadíssima.

XI – Necessidades:
1 – O sustento dos missionários.
2 – Uma moto que será útil para o trabalho dos missionários que utilizarão a mesma para evangelizar e discipular as pessoas nos povoados.
3 – Manter um programa de rádio para alcançar a zona rural, pois o índice de audiência nesta área é muito grande.

XII – A Realidade do Sertão nos incomoda?
Enquanto algumas cidades do Brasil chegam a ter mais de 10% de Evangélicos, muitas cidades dos sertões do Nordeste não chegam a 1%. O Projeto Missionário Alcançando o Sertão está ajudando a mudar esta realidade. Ajude você também na evangelização deste povo tão carente. Ajude a mudar a situação em que se encontra a zona rural do Sertão Nordestino. Atenda o clamor dos esquecidos: Quem me Valerá?





XIII – Como você pode ajudar.

1 – Orando.
Ore pelos missionários que já está no campo.
Ore pela aquisição da moto.
Ore pelo sustento dos missionários.

2 – Contribuindo.
Contribua financeiramente.
Contribua divulgando o Projeto a outros.
Contribuam incentivando outros a se tornarem parceiros.
Adote um projeto sertanejo e ajude a sustentar um missionário no Sertão.
Seja um missionário...
Seja Um intercessor...
Seja Um mantenedor...
Orando, semeando e colhendo!

Conclusão

Ore para Deus despertar mais obreiros, parceiros, intercessores, igrejas, pastores para esta parte da seara.
Ore pelos povoados, vilas e lugares da zona rural do Sertão Nordestino. Você pode participar também divulgando este Projeto, na sua igreja e em outros lugares. Você pode ajudar a sustentar os nossos missionários que atuam no Projeto: O Clamor dos Esquecidos: Quem me Valera? Entre em contato conosco e receba maiores informações sobre o trabalho de evangelização da zona rural do Sertão.
“A evangelização do mundo tem passagem obrigatória pelo Sertão”.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA