VOCÊ JÁ OROU POR ALGUM MISSIONÁRIO, HOJE?


O texto abaixo é de autoria do Missionário Graeme Hayes e foi traduzido pelo Missionário Dayan Barbosa.




“Por favor, orem por nós, eu li...”


Eu joguei o papel na mesa, frustrado! (Abaixo havia uma foto de silhueta de uma família, um casal e uma criança com as letras sobre a silhueta!

“Senhor quem são essas pessoas?”

Eu não as conheço nem sei onde trabalham. Como posso orar significativamente por elas?

Então pensei em Paulo que frequentemente escrevia em suas cartas sobre orar pelas pessoas sem parar.

Colossenses 1.9: Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Que oração, pensei. Paulo realmente sabia sobre o que orar. Então meus olhos foram para outro versículo:

Colossenses 2.1: Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.

Paulo não conhecia essas pessoas mais do que eu os conheço! Talvez eu possa usar suas orações para me ajudar a orar por eles...
Sim, pensei, eu poderia orar.

Por sabedoria:

... e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com tuda a sabedoria e entendimento espiritual... Cl: 1.9

Eu ouvi que muitas coisas no campo missionário requerem sabedoria. Ok, estudo de línguas, como entender a cultura em que o missionário está trabalhando, como atender às diferentes necessidades das pessoas, e também existe a necessidade de discernimento espiritual.

Pela qualidade de suas vidas e relacionamentos:

Colossenses 1.10: E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus.

Muitos tipos de relacionamentos vêm à minha mente quando eu reflito sobre esse versículo relacionamentos familiares, pelos solteiros, pelos casais, sem esquecer os filhos, e os múltiplos relacionamentos com os crentes e também não-crentes. Eu sabia que muitas vezes, como em qualquer trabalho, existem tentações em se tomar o caminho mais curto, tanto nas maneiras de se trabalhar quanto nos relacionamentos.

Por perseverança:

Colossenses 1.11ª: Sendo fortalecidos com todo o poder de acordo com a força da sua glória.

Eu acho que, do que eu já sabia sobre missionários, havia pouca coisa que trouxesse motivação. Perseverar seria difícil em alguns dias. Às vezes as pessoas não iriam querer ouvir o que eles têm para compartilhar. Pode ser que a quantidade de frutos não corresponde com os muitos anos de trabalho em lugares difíceis. Tudo pode perder o sentido.

Por alegria em tudo o que eles suportam por Jesus.

Colossenses 1.11b-12: Para que tenham todo a perseverança e paciência com alegria, dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

Um breve pensamento sobre meu trabalho numa grande multi nacional foi suficiente para convencer-me de que missionários precisam de muitas orações por alegria. Quando tiverem que suportar todo tipo de desencorajamento e conflito, desentendimentos e, até mesmo, má organização, eles não se tornem amargos ou acabem arrependendo-se do tempo que gastaram no trabalho do Mestre. Pelo contrário, que eles sejam cheios de alegria e gratidão pelo privilégio não se sentindo como um dente insignificante de uma engrenagem impessoal.

E eu achei outras coisas que Paulo escreveu que poderiam guiar-me em minhas orações por eles e por todos os outros que eu não conheço:

Efésios 1. 16-19: Não deixa de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes de espirito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.

Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 3. 14-19: Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no intimo do seu ser com poder, por meio do seu Espirito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento para vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

E coisas que Paulo pediu para que outros orassem por ele:

2 Tessalonicenses 3.1-2: Finalmente, irmãos orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a honra merecida, como aconteceu entre vocês.

Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos.

Romanos 15: 30-32ª: Recomendo-lhes irmãos por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor.

Orem para que eu esteja livre dos descrentes da Judéia e que o meu serviço em Jerusalém seja aceitável aos santos, de forma que, pela vontade de Deus eu os visite com alegria e juntamente com vocês desfrute de um período de refrigério.

Conforme eu orava, senti que Deus me desafiava a identificar-me mais com eles. Eu me dei conta que era mais fácil orar por pessoas onde eu tinha os nomes, pois isso me dava uma idéia mental de alguém que eu conhecia, talvez alguém com o mesmo nome. Eu pedi para o Senhor preencher os detalhes, que Ele conhecia. Gastei mais tempo em oração, ouvindo a suave voz do Espírito e orando sobre as idéias que eu sentia que vinham dEle.

Efésios 6.18: Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica, tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por t6odos os santos.

Um dia quando eu orava vi uma figura de dois pés. Minha imaginação começou e orei pela saúde dos pés deles e que fossem pés que trouxessem as Boas Novas a muitas pessoas. Pensei em Jesus chamando-nos para lavar os pés uns dos outros e então eu orei para que eles mantivessem um relacionamento bem próximo e aberto um com outro.

Pensei nos pés de barro na visão de Daniel e então orei para que suas vidas fossem marcadas pela santidade, sem mistura de barro e ferro, mas pura. Isso me fez lembrar do barro nas mãos do oleiro orei então para que fossem maleáveis nas mãos do Senhor. De alguma forma, mesmo que eu ainda não saiba quem eles são, eu sinto que eu me importo com eles perante o Senhor, e que um dia no céu será muito bom conversas e ouvir deles como o Senhor respondeu minhas orações.






______



O Missionário Graeme Hayes é Missionário da WEC, casado com Helen. foi reponsável pelo ministério de oração na Nova Zelandia, Atualmente estão trabalhando no norte da África.



O Missionário Dayan Barbosa é Missionário da WEC, casado com Mirna Barbosa, tem uma filha e atualmente trabalham no Timor Leste.



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA