SUA IGREJA ESTÁ FAZENDO A OBRA MISSIONÁRIA?



Pr. Teófilo Karkle



É comum encontrarmos no Brasil igrejas ou lideranças especialistas em usar desculpas, quando interrogadas se fazem ou não fazem a Obra Missionária? Essas desculpas soam como subterfúgios ou evasivas que as igrejas locais utilizam para não fazerem a Obra Missionária. 

 1. ESTAMOS EVANGELIZANDO NOSSOS VIZINHOS PRIMEIRO, NOSSA MISSÃO É POR AQUI MESMO.

É uma desculpa fácil para fugir do tema, Missões Mundiais, dizer que estamos evangelizando nossos vizinhos por aqui mesmo. Estas pessoas com a mentalidade bairristas fingem não saber que a responsabilidade da igreja é de realizar a Obra Missionária, segundo a estratégia determinada por Jesus como podemos observar em Atos 1.8: “... tanto em Jerusalem, como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”, ou seja Jesus não deixou de afirmar que em suas palavras estava explicito o princípio da simultaneidade, abordando todos os povos dos quatro cantos da terra.

Alegam que para obedecermos a esta estratégia precisamos de suficientes e preparadas, e que tenham paixão pelas almas, afim de evangelizar nossos

Em muitos lugares ainda estão dando interpretações erradas ao versículo de Atos 1.8,  utilizando o texto sagrado como se nele tivesse uma ordem de prioridade: primeiro Jerusalém, segundo Judéia, terceiro Samaria e quarto até os confins da terra.

Sabemos que todas estas regiões precisam ouvir o Evangelho e na estratégia de Jesus, o Mestre não deixou de mencionar a simultaneidade, não podemos evangelizar a nossa cidade primeiro para depois enviar missionários a outras cidades até chegarmos aos confins da terra. Jamais conseguiremos concluir a Evangelização em algum setor especifico primeiro, visto que, todas as localidades estão em constantes crescimentos, diariamente novos habitantes são incluídos em todas as cidades.

Outra verdade é que o crescimento Demográfico será maior que o crescimento dos Evangelizados, isso significa que sempre teremos novas pessoas para falarmos do Evangelho.

Por tanto, as igrejas locais para cumprirem com os propósitos deixados por Jesus Cristo, de ir pelo mundo inteiro fazendo discípulos, deverão levantar seus olhos e verem as necessidades emergentes da Evangelização, e acelerarem a Evangelização tanto das nações vizinhas, e simultaneamente em todas as cidades das regiões onde as igrejas locais se encontram assentadas.

2. ESTAMOS APOIANDO OUTRA IGREJA QUE FAZ MISSÕES NO NOSSO ESTADO.

Uma desculpa comum que sempre ouvimos em resposta a algumas perguntas que realizamos a certos lideres,  é que eles estão apoiando alguma igreja dentro do estado que está fazendo Missões.

Esses supostos apoios muitas vezes estão desatualizados, foram de uma gestão pastoral anterior, outras vezes o apoio que oferecem representa uma pequena porcentagem em relação às necessidades da Obra missionária.

Uma resposta muito comum que sempre ouvimos destas igrejas locais que dizem ter algum compromisso com outra igreja que esta fazendo Missões seria a seguinte:

Estamos evangelizando nossa cidade com evangelismo nas ruas, nos colégios, através da radio, da internet, ademais temos um Departamento de Evangelismo forte e ativo na cidade, sustentamos um Missionário próprio, ainda assim temos participações em outros Projetos Missionários de outros pastores amigos.

Lembro-me que há vinte anos, quando recebí do meu Pastor uma responsabilidade de em determinada data de cada mês comparecer em uma igreja que fazia conosco uma parceria para sustentarmos alguns missionários que atuavam no sertão do nordeste brasileiro.

Em determinada data ao comparecer àquela igreja foi chamado ao gabinete pastoral, o Pastor da igreja queria me pedir para avisar ao Pastor da minha igreja onde eu era o Secretário de Missões, que a partir daquela data ele não mais contribuiria com a parceria no sustento dos missionários. Isto porque a igreja estaria determinada a evangelizar o bairro onde ela estava estabelecida distribuindo uma Biblia para cada residência.

É  importante lembrar que, hoje após vinte anos este bairro continua crescendo e é conhecido como um dos  bairros mais violentos do nosso Estado, mas já tivemos informação de tal Projeto de Evangelismo jamais aconteceu em tal igreja.

3. SOMOS UMA IGREJA DE PEQUENO PORTE, NOSSAS CONDIÇÕES SÃO MINIMAS PARA FAZER MISSÕES.

Existem afirmações categóricas, porém de subterfúgios, onde as igrejas locais justificam seus não envolvimentos com as Missões Mundiais devido aos seus pequenos portes. Alegam não existir condições financeiras para fazer a Obra Missionária. Esconder as Igrejas atrás de uma Escusa que elas são de pequenos portes, faz as igrejas tirarem o corpo fora de assumir compromissos com a Evangelização mundial.

Existe uma grande possibilidade que igrejas que sem mantêm no seu pequeno porte é por que não se envolveram com a Obra Missionária, pois envolvimento Missionário traz Crescimento da Igreja local.

Temos conhecimentos de igrejas pequenas que fazem Missões, usando uma estratégia inteligente e louvável, elas se unem com outras igrejas de condições semelhantes e fazem Missões exemplarmente, até mais que certas igrejas de portes maiores.

Conhecemos igrejas pequenas numericamente, porém grande nos seus corações, o coração grande serve para amar a Obra Missionária, compartilhando com Missionários as bênçãos de Deus recebidas.

4.  NÃO TEMOS CHAMADA MISSIONÁRIA PARA FAZER MISSÕES.

Realmente para fazer Missões, devemos ter Chamada, mas quem afirma não ter chamada para as Missões, possivelmente não tenha outras coisas que o faça próxima das Missões. Talvez não tenha Amor para Contribuir por Missões? Talvez não tenha Tempo suficiente para Interceder por Missões? É muito fácil dizer que não tem Chamada e se esconder atrás desta desculpa, e ainda dizer isso não é para mim.

Eu não saberia viver pela Fé nem teria esta coragem de se adaptar em outros pais com uma cultura totalmente diferente a do Brasil. É muito mais fácil ficar comodamente na cidade onde nascemos, trabalhando em um bom emprego, comendo coisas gostosas da terra do que ir para as Missões.

E muito mais fácil viver no Brasil que no estrangeiro, é muito melhor viver sem ter a necessidade de aprender outro idioma, montar outra casa com os moveis em outra nação, sem necessidade de aprender a comer comidas feitas de outro jeito, isso é coisa de Missionário, afirmam os que se escondem e dizem: Deus me livre de  fazer Missões.

5. TIVEMOS ALGUMAS EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS COM ALGUNS MI5. SSIONÁRIOS NO PASSADO E ISSO NOS IMPEDIU DE CONTINUARMOS FAZENDO MISSÕES.

Não será difícil de encontrar alguma  desculpa  de que em alguma parte do globo  encontrar alguma igreja que afirme positivamente ter tido alguma má experiência com Missionários, que passaram pela aquela igreja, ou que eram daquela igreja e isso lhes impediu a continuação desta obra tão maravilhosa chamada Missões.

Nenhuma ofensa, nenhum mal entendido, nenhuma decepção poderá ser motivo de alguma igreja local d6.esistir de continuar ajudando a Obra Missionária. Quando alguma igreja mantiver viva a ofensa do passado, sem duvida alguma, esqueceu da nobre recomendação dada por Jesus a perdoar as ofensas a quem nos tem ofendido.6. SIMPLESMENTE NUNCA LEVAMOS A SÉRIO O TEMA DAS MISSÕES.

Existem igrejas locais que nunca foram instruídos a participar nas Missões, nunca fizeram ofertas Missionárias nem reuniões de Intercessão Missionária, pois o tema Missões nunca foi tomado em sério. Todas as igrejas precisam tomar em serio o tema das Missões, pois é Bíblico, mas do que a Prosperidade, mas que o lavar dos pés que algumas igrejas insistem em fazer, mais que guardar o sábado. “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus 28:18-20.

7. NÃO TEMOS PRÀTICA DO ASSUNTO MISSIONÁRIO, NEM SABEM POR ONDE COMEÇAR.

Comece investigando a respeito do tema na Bíblia, vamos colocar aqui quatro versículos de um mesmo capitulo que são bastante forte para o tema das Missões.

Destacamos em negrito cada frase que merece ser analisada com muito carinho

2 Coríntios 5:10 - “Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.”

2 Coríntios 5:11 - “Uma vez que conhecemos o temor ao Senhor, procuramos persuadir os homens...”-

2 Coríntios 5:14“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.”-

2 Coríntios 5:20“ - Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio.

Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.”

----------------------------------------------------------


Publicado por:  Pr.Teófilo Karkle

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO