VIDAS QUE INSSPIRAM

 

 

Rev. Paul Sungro Lee

O Rev. Paul Sungro Lee é um ministro coreano-americano, formado e dedicado à tarefa de ir ao mundo, com o ministério apostólico comissionado a todos os discípulos de Cristo. Desde 1993 ele tem servido em várias capacidades do trabalho missionário pela África. E como o Senhor tem abençoado os esforços dele e de seus colegas, o trabalho cresceu em oito países africanos (Quênia, Uganda, Tanzânia, Sudão, Malavi, República Democrática do Congo e Namíbia) com muitas igrejas, escolas bíblicas e escolas de enfermagem estabelecidas atualmente.

Ele é casado com Eunice e tem dois filhos, Timóteo e Tito, e no momento serve nas operações internacionais da Evangelical Alliance for Preacher Training & Commission (EAPTC) como portador da visão. No Quênia, ele serviu como supervisor da Igreja, agora conhecida como Evangelical Glory Mission Fellowship, que compreende mais de 50 igrejas nacionais, e depois fundou a Escola Bíblica EAPTC, tendo formado mais de 700 graduados até o presente.

O Rev. Lee foi formalmente comissionado como missionário pela Igreja Hansarang em Seattle, Washington, e foi ordenado pela Victory New Testament Fellowship International em Dallas, Texas, EUA. Deus o chamou para o serviço missionário de tempo integral em 1996 e desde então, sua vida se baseou no Quênia, alcançando as necessidades de diferentes povos da África.

Sua esposa, Eunice, também tem servido desde 1992, em um ministério de tempo integral, como pastora de crianças. Paul foi formado primeiramente na Universidade Oral Roberts, Tulsa, Oklahoma e Eunice na Trinity Evangelical Divinity School, Deerfield, Illinois, EUA.

INTRODUÇÃO

Bem Vindo ao Treinamento para o Candidato a Missionário!

 

Provavelmente você está se perguntando como este manual foi feito da forma que você o está vendo agora. Anos atrás, quando abrimos a nossa própria escola de treinamento missionário em Nairóbi, Quênia, foi um evento raro que até provocou zombaria entre outros pastores e missionários ao nosso redor. Mas, parece que o Senhor ficou feliz por nossa simples obediência e nos abençoou e frutificou nos anos seguintes. Foi através de esforços daqueles missionários em treinamento, que o nosso trabalho atualmente se expandiu para diferentes partes da África.

Em relação ao movimento missionário que se levanta no Terceiro Mundo, Larry D. Pate colocou-o desta forma em seu artigo escrito para o livro de Ralph Winter ‘Perspectivas sobre o Movimento Cristão Mundial’:

“A cooperação global no treinamento missionário é vital. O rápido crescimento do movimento missionário no Terceiro Mundo está criando uma necessidade emergente por treinamento missionário adequado. Enquanto existem alguns exemplos excelentes de instituições de treinamento missionário do Terceiro Mundo, muitos missionários são enviados ao campo com pouco ou nenhum treinamento, enquanto que outros precisam esperar meses e até anos, por uma oportunidade de treinamento. Mas enviar um missionário sem treinamento é como contratar um carpinteiro sem ferramentas! Com o número de missionários do Terceiro Mundo prometendo se multiplicar por até três vezes e meia nesta década, isto se tornou uma questão prioritária tanto para os líderes ocidentais como para os não ocidentais.”

Enquanto ministramos o nosso curso de treinamento, não cobramos nenhuma taxa, mas aplicamos um processo seletivo rigoroso para selecionar os nossos alunos. Tentamos nos certificar de que tenham chamados missionários genuínos. Também selecionamos os nossos candidatos a missionários dentre nossos graduados da ‘Escola Missionária’. Você poderia optar pelo uso deste currículo para treinar seus próprios missionários, recomendamos fortemente sua aplicação junto com o treinamento da Escola Missionária. O currículo está disponível para ser baixado da página www.dci.org.uk. Nós deliberadamente ministramos nossas aulas em pequenos grupos para ampliar ainda mais as interações dos candidatos. Nos quatro anos seguintes, muitos fizeram este curso e uns poucos pregadores africanos foram enviados por nossa organização, para obras missionárias em países estrangeiros. E eles não seguiram para outros países, como se fossem algum tipo de meio-imigrantes procurando uma vida melhor em algum lugar e nem para realizar estudos no exterior para complementar sua educação. Eles foram enviados somente para a obra missionária de tempo integral.

Para ser franco, no começo tivemos uma pequena dúvida sobre se os nossos missionários africanos se sairiam bem nos campos, simplesmente porque àquela altura, a maioria da força missionária ainda procedia do Primeiro Mundo. Porém, após anos de observação, testemunhamos que o tempo, para esta nova força missionária, tinha chegado plenamente na história das missões. Foi uma experiência de grande contentamento ver Deus usando os missionários do Terceiro Mundo para ir e fazer discípulos de todas as nações!

As lições deste manual são as mesmas que ensinamos atualmente na África. Confiamos que estas lições, comprovadamente eficazes, deverão também funcionar em outras nações do Terceiro Mundo. Dê uma olhada neste manual, por favor. E sinta-se a vontade para usá-lo se achá-lo útil ao seu próprio preparo ou ao de outros, para o serviço missionário. Enquanto as lições deste manual forem aplicadas a todos que estão interessados em missões, elas serão de grande valor para os candidatos a missionários do Terceiro Mundo, que com freqüência se encontram limitados com as oportunidades de treinamento missionário sólido ao seu redor. Siga em frente e some suas próprias ilustrações para tornar o ensino mais relevante em sua localidade, quando usar este material para treinar outras pessoas. E se ainda houver dúvidas sobre estas lições, sinta-se a vontade para nos escrever através do e-mail eaptc@eaptc.org. Ficaremos felizes em provê-lo com mais informações, de forma que possa ter sucesso com o curso e equipar alguém como missionário.

Tenha em mente que este manual é a reunião de uma série de anotações. Edward Kinyanjui, o diretor do EAPTC no Sudão, realizou o trabalho de compilação de uma série de minhas aulas em uma única encadernação. O próprio Edward aplicou princípios destas lições ao seu próprio trabalho missionário no Sul do Sudão, e Deus abençoou seu estilo de vida descompromissado, para produzir frutos aparentes nas áreas dos ministérios de plantação de igrejas e de treinamento bíblico. Assim sendo, lhe devo muito. Eu também não posso me esquecer de agradecer ao Dr. Les Norman, o autor da Escola Missionária do Reino Unido, que primeiramente me sugeriu a compilação de minhas simples anotações em um manual. Além de que a generosidade de Les, em conceder seu excepcional programa de treinamento de pregadores pela internet gratuitamente anos atrás, inspirou-me agora a seguir nesta tarefa. Para esta finalidade, tudo o que você vir neste manual, é oferecido gratuitamente, embora tenha me custado anos de pesquisas, tentativas e erros para completá-lo. 

Expresso minha gratidão ao Rev. Musa Aringo da EAPTC Malawi/Zâmbia que escreveu o prefácio deste manual. Seu trabalho missionário é outro exemplo clássico de como Deus pode usar um missionário do Terceiro Mundo, quando ele for completamente dedicado a Ele. Inúmeros discípulos, Escolas Bíblicas, escolas de enfermagem e igrejas iniciadas por ele na África Central, provam aquela verdade universal. Por último, mas não menos importante, a minha mais alta gratidão, dou-a ao Senhor que tem usado este manual de treinamento para abençoar meus irmãos missionários e candidatos a missionários do Terceiro Mundo. Não tenho dúvidas de que eles são a força de apoio emergente, para a última colheita mundial. 

Paul Sungro Lee

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL