A BASE VETEROTESTAMENTÁRIA DAS MISSÕES

 


A Promessa em Gênesis

 

Em Gênesis capítulo 3, nós temos o primeiro chamado missionário e a primeira revelação do propósito redentor de Deus nas Escrituras. Gênesis 3:8-9 nos diz que Deus procurou por nossos primeiros pais caídos. Deus chamou Adão, “Onde está você?” Deus está chamando há séculos, de formas semelhantes, através dos profetas e missionários e, acima de tudo, através de Seu Filho Jesus Cristo. Vemos pela primeira vez que Deus é um missionário em Gênesis! E Gênesis 3:15 é chamado corretamente de ‘a mãe de todas as promessas do evangelho.’ 

“Porei inimizade entre você (a serpente) e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". 

Está promessa é dirigida a toda a humanidade. Um conflito horrível persistirá, diz o versículo, entre os dois ‘descendentes’; o da serpente e o da mulher. Um dia, o descendente da mulher virá, e pisará a cabeça da serpente (Chamo a isto de o primeiro ‘anúncio do nascimento’ de Jesus!) o pecado, o sofrimento e o juízo são superados na visão mundial da Bíblia através de Cristo, o Salvador do mundo. 

Israel – Um Povo Escolhido para um Propósito Missionário 

Deus escolheu Abraão e seus descendentes para serem objetos de Sua graça e revelação especiais, e uma benção para todas as nações da terra (Gênesis 12:1-3). Israel foi chamado para ser uma ‘nação missionária’. As pessoas tinham que ser servos de Deus, Suas testemunhas, sacerdotes e mediadores diante das nações (Isaías 42:5-7, 43:10-13). Israel tinha que ser um exemplo vivo ou ‘vitrina’ do reino justo de Deus. 

Por causa deste propósito missionário, Deus se assegurou de que Israel, apesar de suas falhas, se tornasse uma benção para as nações. Afinal de contas, os judeus receberam e preservaram o Velho Testamento. Eles também escreveram o Novo Testamento em Grego, a língua mais amplamente usada nos tempos dos apóstolos, assim a mensagem do evangelho poderia ser espalhada para todas as nações!

SENDO CHAMADO COMO UM MISSIONÁRIO 

Seu campo missionário será onde quer que Deus o envie para os que necessitam ser alcançados pelo evangelho. Assim, ao selecionar seu campo missionário, você DEVE ser guiado e enviado por Deus. Antes de tudo, Ore a Deus para lhe mostrar e guiar ao longo da busca.

Cada país e campo missionário são ímpares. Então se assegure de ter informações e dados suficientes sobre vários campos missionários. (por exemplo, Operação Mundo, internet, visita às embaixadas, etc).

Como um missionário enviado por Deus, você recebeu a autoridade do reino, exatamente como um embaixador trabalha com autoridade nacional, que lhe foi concedida por seu governo. Portanto você não precisa ficar intimidado sobre o local para onde Deus lhe enviará, não importa o quão desafiante seja o ambiente ao redor. (por exemplo, o idioma, as finanças, as perseguições, etc.) Aquele que lhe envia estará com você e o guardará em tudo. (Mateus 28:19-20). De fato, a promessa de Sua presença é o maior dom que Deus concede aos Seus missionários!

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

Alegre-se no serviço de Deus. Como um missionário, alegre-se servindo a Deus em um país diferente. Não se impulsione por ambições ou por pressão, mas simplesmente alegre-se em seu chamado.

Aqui estão algumas sugestões úteis, para que você as tenha em mente, quando estiver se preparando para ser um missionário no exterior.

1.  Faça planos de acordo com o que Deus pode fazer através de você (visão), e não de acordo com quem você é agora.

2.  Jesus está interessado em qualidade e não em quantidade. A qualidade do ministério é essencial.

3.  Levante tantos parceiros de oração intercessora quanto possível, em sua terra natal.

4.  Missão é uma guerra espiritual. Lembre-se de que em média 130.000 pessoas na terra vão para o inferno a cada dia. Você deve fazer o trabalho missionário com um senso de urgência.

5.  Prepare uma estratégia para alcançar crianças e mulheres no campo missionário.

6.  Prepare um bom plano financeiro.

7.  Prepare um bom plano de ensino.

8.  Muitas vezes, a presença de Deus pode ser sentida mais fortemente quando você estiver no campo missionário certo. Se você puder visitar o campo com antecedência para conhecê-lo, isso poderá ser uma grande vantagem.

9.  Coopere com outros missionários e organizações missionárias.

10.      Sua unção será encontrada em seu chamado (por exemplo, se o seu coração se mover quando ouvir outros missionários falando, é muito provável que você seja chamado para ser um missionário, porque um chamado semelhante normalmente inflama outros crentes).

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO