O FUNDAMENTAL DE UM MISSIONÁRIO

 

 

 



 

O QUE CONSTITUI UM MISSIONÁRIO

 

Estamos vivendo em um tempo de muitas guerras. As batalhas de grandes e pequenas dimensões entre tribos e nações ceifam as vidas e as propriedades desta geração. Porém a guerra mais crucial e violenta de todos os tempos é a batalha entre Satanás e suas forças capturando as almas das pessoas em trevas, e as missões de Deus trabalhando para libertá-las. As forças de Satanás são bem descritas em Efésios 6:12, como poderes e autoridades, dominadores deste mundo de trevas, forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Elas trabalham diligentemente, como nunca antes. E não podemos perder esta guerra de forma alguma. 

Enquanto as pessoas estão em confusão e as nações estão tumultuadas, o Corpo de Cristo tem falhado em perceber a seriedade desta guerra. Alguns de nós até começaram a se esquecer da maior de todas as ordens de nosso Comandante-em-chefe: ‘ide, fazei discípulos de todas as nações. ’ Enquanto isso, as forças das trevas começaram até a invadir a Igreja por causa de nossa fraqueza e preguiça. 

O que será que aconteceu à declaração que diz que o evangelismo é a dívida da igreja para com o mundo? 

"Procurei entre eles um homem (ou mulher) que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse...” (Ezequiel 22:30). 

Deus ainda está chamando e formando Seus missionários que pagarão a dívida de amor para este mundo moribundo. 

Vamos olhar para a questão principal. Exatamente o que constitui um missionário? É uma pergunta que temos que nos fazer para entendermos o conceito amplo das missões. Um missionário é constituído de dois fatores muito importantes. 

1.  A Paixão por Deus (um chamado) 

2.  A Compaixão pelas pessoas 

O Livro de Jonas descreve-o como um missionário para Nínive. Embora lhe tenha faltado compaixão pelo povo, ele foi enviado para servir, mais tarde ele renovou seu compromisso para seguir o chamado de Deus e foi poderosamente usado por Ele como um revivalista, que levou a antiga cidade a um arrependimento sem precedentes. Nínive era a capital da Assíria (próximo ao atual Iraque). Os assírios adoravam um deus chamado Dagom, que criam que encarnaria algum dia na forma humana, para dar-lhes uma grande revelação. E é impressionante considerar como Jonas foi engolido por um grande peixe e depois foi vomitado em direção a Nínive. Como Dagom era um deus descrito como metade peixe e metade homem, Deus espirituosamente usou um grande peixe para engolir Jonas e ao fazê-lo, fez com que o povo de Nínive provavelmente acreditasse que Jonas era exatamente o mensageiro de Dagom. Isso finalmente levou a cidade inteira ao arrependimento. Jonas, por conseguinte, foi bem sucedido em seguir seu chamado missionário, porém, falhou muito em demonstrar compaixão pelo povo. Ele sentiu ‘extremo desagrado (Jonas 4:1)’ quando o povo de Nínive abandonou sua perversidade e recebeu a misericórdia de Deus. Por mais que um missionário seja alguém que ama a Deus, ele deverá aprender a estender esse amor às pessoas para quem foi enviado a servir. 

O missionário é uma pessoa enviada por Deus. Assim um missionário sempre serve em uma capacidade do ministério apostólico, já que a palavra ‘apóstolo’ significa ‘um enviado’. Portanto, as missões são empreendimentos divinos que Deus quer levantar através de Seu povo. E ela abraça o plano exato de Deus para cada um de seus filhos. Todos os crentes têm papéis a cumprir em missões. Deus indica um tempo e um lugar para cada crente. Nossa mais alta tarefa na vida é conhecermos a vontade de Deus para nós, dentro de seu plano, e cumpri-lo. 

Aqui estão algumas verdades importantes sobre missões, para serem observadas. 

1.  Jesus Cristo ordenou aos seus discípulos que levassem o evangelho ao mundo inteiro. Ele pretendeu que as missões fossem uma responsabilidade contínua de toda a Igreja até que Ele retornasse. 

2.  O Espírito Santo levanta missionários de todas as nações, raças e sociedades. Os missionários são pessoas que proclamam o evangelho em lugares onde as trevas espirituais são as maiores. 

3.  A Bíblia é a nossa autoridade em missões. A Bíblia revela a mensagem do evangelho, os motivos, as metas e métodos adequados para as missões que agradam a Deus. 

4.  Os cristãos precisam ser informados sobre missões e serem desafiados pessoalmente pela ‘Grande Comissão’ que Cristo delegou à Igreja. 

A paixão por Deus e um desejo ardente de que somente Deus seja adorado em todos os lugares é o combustível que mantém o fogo aceso pelas missões.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO