DEUS É QUEM CHAMA, CAPACITA, ENCORAJA E ENVIA

 


Cerca de dois mil anos atrás, Jesus Cristo declarou: “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” Mt. 9:37-38.  

Tenho estado envolvido com Missões Transculturais há mais de 20 anos e, mesmo com o passar do tempo, essa verdade continua atual. Além de a seara ser muito grande, e de haver poucos obreiros disponíveis, existem muitas dificuldades adicionais que se apresentam como, por exemplo, perseguição religiosa, perseguição política, problemas com a adaptação a uma nova cultura (algumas de difícil assimilação), grande defasagem do euro/dólar em relação ao real, conflitos dentro da família dos missionários, e a babel de línguas existentes no mundo, entre outras. Apesar de tudo isso, o que nos encoraja na APMT é que, por maiores que sejam os problemas, o Espírito Santo vai à frente abrindo portas. 

Um bom exemplo disso é a Lista dos Países Mais Fechados ao Evangelho, publicada anualmente pela Missão Portas Abertas. No Top 10 deste ano encontram-se Afeganistão em primeiro lugar, desbancando a Coréia do Norte - líder há muitos anos - que agora está em segundo lugar, Somá- lia, Líbia, Iêmen, Eritréia, Nigéria, Paquistão, Irã e Índia. Pois mesmo assim, esses países “fechados” têm bastante presença missionária através das várias agências transculturais, inclusive a APMT. Por uma questão de segurança, não podemos descrever como se da a inserção desses missionários. Alguns missiólogos atuais não classificam esses países como “fechados”, mas como “Países de Acesso Criativo”. 

Outro fato que nos encoraja a continuar nossa missão é o desafio linguístico sendo vencido pouco a pouco. Segundo nosso missionário e linguista Jessé Fogaça, há no mundo hoje cerca de 7.400 línguas, e somente 720 delas têm a Bíblia completa traduzida. Existe, contudo, um esforço mundial das agências missionárias de tradução, espalhadas pelos cinco continentes. 3.090 línguas estão em fase de tradução, o que nos leva a crer que, talvez ainda nesta geração, tenhamos a Palavra de Deus disponível para todos os povos. 

Os trabalhadores são poucos? Sim, ainda são. Mas o que nos encoraja é que essa obra não é nossa. Missões estão no coração de Deus e é Ele quem chama, capacita, encoraja e envia Seus obreiros, para que o nome de Jesus Cristo seja conhecido tanto em Jerusalém (Missões Locais), como na Judéia e Samaria (Missões Nacionais), e até aos confins da Terra (Missões Transculturais). 

Presb. Rogério Machado, Vice-Presidente da APMT.

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO