O SOFRMENTO COMO PARTE DO CHAMADO MISSIONÁRIO

O SOFRIMENTO COMO PARTE DO  CHAMA DO                                           MISSIONÁRIO

 

Neste texto vamos fazer um relato dos sofrimentos passados na obra missionária, segundo o ponto de vista do apóstolo Paulo.


AS COISAS EXTERIORES



Em Coríntios 11.23, 28, e outros textos também podem ser citados, como 1 Co: 4. 9,13 e 2 Co: 4. 8, 12, que mostram como Paulo sofreu pela causa de Cristo.

Quase a metade do tempo de sua carreira passou nas prisões, e terminou sua vida com a cabeça no cepo do carrasco de Roma, às ordens do cruel imperador Nero,  findando assim em glória triunfante como mártir a sua vida de missionário de Cristo.

Os sofrimentos e provas são parte integral do programa das missões: João 15. 20 – Lembrai-vos da palavra que vos disse “Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós: se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”.

Mateis 10. 16, 27 – “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”.

Acautela-vios, porém, dos homens; poorque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;

E sereis até conduzidos a presença dos governadores e dos reis por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles e aos gentios.

Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado, como ou o  que  haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala  em vós.

E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.

Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu Senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo como seu Senhor. Se chamaram Belzebu o pai de família, quanto mais aos seus domésticos?

Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem o oculto que não haja de saber-se. O que vos digo em trevas diga-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregue-o sobre os telhados.

ATOS 4. 29 – Agora pois ó Senhor, olha para as suas ameaças e conceda aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra.


A PREOCUPAÇÃO COM TODA A IGREJA



Não se trata de ataque físico, mas ao espírito. Várias vez Paulo tinha que deixar a obra incompleta e sair em face das perseguições. Orava intensamente em favor das Igrejas que estavam sendo assoladas por falsas doutrinas.


É TAMBÉM GRAÇA PADECER POR CRISTO (FILIPENSES 20)

Paulo quando em sua última viagem a Jerusalém soube que ali o esperavam “cadeias e tribulações”, nem por isso desistiu de proclamar Cristo, e disse: “...em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contando que complete a minha carreira” (Atos 20. 24). As histórias das Missões contem relatos dos sofrimentos e sacrifícios. Raymond Tull morto por apedrejamento por turba muçulmana. Adoniram Judsom foi preso por longos anos em fétida prisão na Birmânia. Davi Livingstone sofreu lutas e privação nominaveis no coração da África e tantos outros. Tais experiências não foram consideradas pela Igreja como derrotas mas como grandes vitórias.

O SANGUE DOS MÁRTIRES É A SEMENTE DA IGREJA

Após cada perseguição sofrida pela Igreja, logo surgia a vitória para o Evangelho. Por exemplo: “o resultado da perseguição em Jerusalém foi que a igreja espalhou-se: “e os que foram dispersos iam por toda parte pregando a Palavra (Atos 8.4).

A morte de Estevão serviu como primeiro passo na conversão de Paulo (ATOS 22.20). Timóteo, o filho na fé e companheiro de trabalho de Paulo, ao que tudo indica se converteu ao presenciar o apedrejamento do apóstolo (Atos 14. 19, 20). O carcereiro de Filipos e sua casa converteram-se como conseqüência dieta dos açoites e prisão que Paulo e Silas sofreram nessa noite (Atos 16. 16). Através da história da Igreja, encontramos exemplos admiráveis de homens e mulheres que muito padeceram por Missões.


CONCLUSÃO

A maneira como Paulo cumpriu a sua vocação é digna de respeito. Ele ocupou dois terços do livro de Atos, escreveu treze epístolas do Novo Testamento. Ainda hoje o Senhor está chamando-nos para a obra missionária. Quem está disposto a ir?

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA