TESTEMUNHANDO NA COMUNICAÇÃO TRANSCULTURAL

 







Comece buscando pontos comuns de interesse. Por exemplo, veja se você pode encontrar um tópico que possa ser de interesse comum para eles. Depois converse com eles. Conduza a conversa para conseguir uma oportunidade de apresentar Jesus Cristo.

Atitudes de testemunho

1.   Mantenha uma atitude elevada.

Seja gentil com aqueles que se opuserem à sua mensagem pela primeira vez.

2.   Mantenha uma atitude paternalista.

Seja paternal com aqueles que buscam a verdade.

3.   Mantenha uma atitude ‘paracletos’.

Seja dependente na mais competente de todas as testemunhas, o Espírito Santo. O Espírito Santo é descrito como o ‘Conselheiro’ (João 14:16, 14:26, 15:26, 16:7) que é traduzido do grego ‘paracletos’. Paracletos, literalmente se refere a alguém que permanece em benefício de outra pessoa.

‘Para’ significa ‘lado a lado’ e ‘cletos’ originado de ‘kaleo’ significa ‘chamar’ ou ‘permanecer’. Em nosso vocabulário, um advogado ou defensor se encaixam como a melhor descrição para ‘paracletos’. Afinal de contas, é o principal trabalho do Espírito Santo para testemunhar Jesus, dando poder para aqueles que estão dispostos a fazer o mesmo.

 

Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito. E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio.” (João 15:26-27)

 

Pontos do Testemunho

1.   Expresse a necessidade universal de Deus. Compartilhe que a salvação é uma necessidade.

 

pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” (Romanos 3:23)

2.   Apresente o Salvador pessoalmente.

 

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.(João 1:12-13)

 

3.   Inicie a ação correta de levar. Leva tempo, mas com um sentido de urgência.

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20).

 

4.   Quando a pessoa decide aceitar a Cristo, encoraje-a a orar em voz alta.

 

5.   Leve-a a confessar Cristo tão cedo quanto possível. Quando alguém recebe a pessoa de Cristo em seu coração, a Bíblia a descreve como um nascido de novo. Romanos 10:10 indica que neste ponto existe uma cooperação da boca com o coração.

 

Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

 

CERTEZA DA SALVAÇÃO

Quando alguém é salvo, é importante implantar nele a certeza da salvação através das seguintes maneiras.

 

1.     Lendo ou ouvindo a palavra de Deus

2.     Tendo fé naquela palavra

3.     Fazendo uma confissão de fé

4.     Confessando Cristo diante dos homens

 

Dando acompanhamento aos novos crentes

Os crentes nascidos de novo precisam ter acompanhamento assim como os bebês recém-nascidos precisam de cuidados. Eles estão tão vulneráveis a desafios e tentações espirituais como quando nasceram fisicamente, pela primeira vez como bebês.

Por isso que o apóstolo Paulo instigou os crentes na nova igreja em Filipos, “Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor...” (Filipenses 4:1)

 

1.   Foque-se bem no aleitamento, nos cuidados e na alimentação dos novos crentes conforme Êxodo 2:9, simbolicamente, nos mostra como Deus está disposto a recompensar aqueles que cuidam dos bebês espirituais.

 

“Então a filha do faraó disse à mulher: "Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por isso". A mulher levou o menino e o amamentou.

 

2.   Certifique-se de que eles tenham certeza da salvação.

Se a certeza não existir, pode ser possivelmente porque:

l  Eles não se arrependeram ou renunciaram ao pecado com sinceridade.

l  Eles não entenderam apropriadamente a verdade da salvação pela graça.

l  Eles não estão confiando verdadeiramente na palavra de Deus.

l  Eles ainda não confessaram a Jesus como seu Senhor.

l  Eles ainda não aprenderam a orar e ter comunhão com Deus.

 

3.   Certifique-se de que eles tenham uma Bíblia.

4.   Apresente-os ao batismo.

5.   Seja um amigo cristão verdadeiro para eles.

6.   Encoraja-os a servirem a Deus em alguma capacidade.


 

PROMESSA DE BÊNÇÃOS PARA UM MISSIONÁRIO

 

O próprio Cristo prometeu estar com você em cada passo de sua preparação missionária, e também na sua vida e trabalho nos campo missionário. Ele estará bem ali com você, quando sentir-se sozinho e rejeitado naquele país estrangeiro.

Esta é a Sua promessa e a Sua última vontade para nós antes que ascendesse ao céu há 2.000 anos:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos.” (Mateus 28:19-20)

 

Antes que prossigamos, quero que você aprenda sobre o poder de manter a última vontade de alguém, vejamos Gênesis e Êxodo:

 

E José fez que os filhos de Israel lhe prestassem um juramento, dizendo-lhes: "Quando Deus intervier em favor de vocês, levem os meus ossos daqui". (Gênesis 50:25)

 

Esta foi a vontade de José antes de morrer. E podemos ver que quando a última vontade de José foi mantida por Moisés, centenas de anos mais tarde, houve um sinal claro da presença e bênçãos de Deus sobre o povo de Israel.

 

Moisés levou os ossos de José, porque José havia feito os filhos de Israel prestarem um juramento, quando disse: "Deus certamente virá em auxílio de vocês; levem então os meus ossos daqui".. Os israelitas partiram de Sucote e acamparam em Etã, junto ao deserto.. Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” (Êxodo 13:19-22)

 

Se Deus assim honrou aqueles que cumpriram uma mera promessa ou vontade humana com Sua presença e bênçãos, o quanto você acha que Ele honrará aqueles que se esforçam para manter a última vontade de Seu Filho na terra? Afina de contas, a bênção da presença de Deus é garantida aos missionários que ‘vão e fazem discípulos de todas as nações’! Que vida abençoada experimentar esta promessa gloriosa no viver diário, momento a momento! Na verdade, não há privilégio maior do que ser um missionário na vida de alguém.

 

Não desista desde que você tenha certeza de seu chamado missionário, e esteja engajado em ser um missionário. Você sabia que uma estatística mostra que somente um em cada cem missionários alcança o campo missionário? Afinal de contas, você é um daqueles ‘abençoados’ que foram escolhidos por Deus para levar Sua mensagem final de amor às nações! Se você for chamado para ser um missionário no exterior, lembre-se de que Deus lhe convidou pessoalmente para fazer parte plenamente em todas as sete bênçãos abraâmicas mostradas em Gênesis 12:1-3.

 

Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que EU lhe mostrarei. FAREI de você um grande povo e o ABENÇOAREI; TORNAREI famoso o seu nome, e você será uma bênção. ABENÇOAREI os que o abençoarem, e AMALDIÇOAREI os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".

 

Por favor, não se esqueça. Desde que você não desista, as bênçãos de Deus estarão sobre você e trabalhando em você. E Ele ainda deseja compartilhar estas bênçãos com todas as pessoas na terra por SEU INTERMÉDIO!

 

A próxima história lhe encorajará a continuar a busca de seu chamado missionário custe o que custar.

NENHUMA RESERVA! NENHUM RECUO! NENHUM PESAR!

(Adaptado de: Borden of Yale, por Mrs. Howard Taylor, Moody Press, Chicago)

 

Em 1904 William Borden formou-se em um colégio de Chicago, nos Estados Unidos. Como herdeiro dos Laticínios Borden ele já era um milionário. Como presente de formatura do colégio, os pais deram ao jovem Borden de 16 anos de idade, uma viagem ao redor do mundo. Quando o jovem viajou pela Ásia, Oriente Médio e Europa, sentiu um peso crescente pelas pessoas feridas do mundo. Finalmente, Bill Borden escreveu para casa explicando seu ‘desejo de ser um missionário. ’

 

Um amigo expressou surpresa de que ele estive ‘jogando sua vida fora como um missionário’. Em resposta, Bill escreveu duas palavras na capa de trás de sua Bíblia: ‘Nenhuma Reserva.’

 

Embora o jovem Borden fosse rico, ele chegou ao campus da Universidade de Yale em 1905 tentando parecer-se como mais um calouro. Porém rapidamente, os colegas de classe de Borden perceberam algo incomum nele e não era seu dinheiro. Um deles escreveu: Ele chegou à faculdade muito à frente espiritualmente de todos nós. Ele já tinha dado seu coração em completa rendição a Cristo, e realmente o tinha feito. Nós que éramos seus colegas de classe aprendemos como nos apoiarmos nele e encontrar nele uma força que era sólida como uma rocha, somente por causa destes propósitos e consagração firmes. ”

 

Durante os anos de faculdade, Bill Borden fez uma anotação em seu jornal pessoal que definiu o que os colegas de classe viam nele. Aquela anotação dizia simplesmente: “Diga ‘não’ ao ego e ‘sim’ a Jesus a cada momento.”

 

O primeiro desapontamento de Borden em Yale foi quando o presidente da universidade discursou sobre a necessidade dos estudantes de ‘terem um propósito fixo’. Após ouvir o discurso, Borden escreveu: “Ele negligenciou em dizer qual deveria ser o nosso propósito, e onde conseguiríamos a habilidade de perseverarmos e a força para resistirmos às tentações” Observando a faculdade de Yale e muitos do corpo estudantil, Borden lamentou o que viu como o resultado desta filosofia vazia: vidas arruinadas pelo pecado e fraqueza moral.

 

Durante seu primeiro semestre em Yale, Borden começou algo que transformaria a vida no campus. Um de seus amigos descreveu como aconteceu: “Foi bem no primeiro período quando Bill e eu começamos a orar juntos nas manhãs, antes do café. Eu não posso dizer realmente de quem foi a sugestão. Mas sinto que deve ter começado com Bill. Estávamos reunidos há somente alguns momentos quando um terceiro aluno se juntou a nós e depois um quarto. O tempo era usado para oração após uma leitura breve das Escrituras. O manejo das escrituras por Bill era útil... ele lia a Bíblia para nós, mostrava-nos algo que Deus tinha prometido e então continuava a reclamar a promessa com convicção.”

 

O pequeno grupo de oração matinal de Borden originou um movimento que se espalhou pelo campus. Ao final do seu primeiro ano, 150 calouros se reuniam semanalmente, para estudar a Bíblia e orar. Quando Bill Borden era um veterano, mil dos 1.300 alunos de Yale se reuniam em tais grupos.

 

Borden criou o hábito de procurar os alunos mais ‘incorrigíveis’ e tentava levá-los à salvação. “No segundo ano, organizamos grupos de estudos bíblicos e dividimos as classes de 300 ou mais, cada homem interessado, tomando certo número, assim todos poderiam, se possível, serem alcançados. Os nomes foram repassados um a um, e a pergunta era feita, ‘Quem ficará com esta pessoa?’ Quando alguém parecia ser uma proposição difícil, havia uma pausa sinistra. Ninguém queria a responsabilidade. Então a voz de Bill podia ser ouvida, ‘Coloque-o para mim.’”

 

O alcance do ministério de Borden não ficou confinado ao campus de Yale. Ele cuidava de viúvas, órfãos e deficientes. Ele recuperou alcoólatras das ruas de New Heaven. Para reabilitá-los, ele fundou a Yale Hope Mission. Um de seus amigos escreveu que ele ‘podia com freqüência ser achado nas partes baixas da cidade à noite, em uma hospedaria barata ou em algum restaurante onde estaria alimentando um pobre faminto, tentando levá-lo a Cristo.’

 

O chamado missionário de Borden estreitou-se ao povo muçulmano Kansu na China. Quando aquela meta estava à vista, Borden não tremeu. Ele também inspirou seus colegas de classe a considerarem o serviço missionário. Um deles disse: ele certamente foi um dos caráteres mais fortes que eu já conheci, e ele foi nossa coluna na faculdade. Havia uma firmeza real nele, e eu sempre senti que ele era feito daquilo que os mártires e os missionários heróicos dos tempos mais modernos são feitos. ”

 

Apesar de ser um milionário, Bill parecia ‘perceber sempre que devia cuidar do negócio de seu Pai, e não perder tempo em busca de diversão’. Embora Borden se recusasse a participar de uma fraternidade, ‘ele fez mais com seus colegas em seu ano como veterano do que nunca antes.’ Ele presidiu a grande conferência missionária realizada em Yale e serviu como presidente de honra da sociedade Pi Beta Capa.

 

Após sua graduação em Yale, Borden recusou algumas ofertas de empregos de alto salário. Em sua Bíblia, ele escreveu duas outras palavras: ‘Nenhum Recuo’

 

William Borden continuou com sua graduação no Seminário Princeton, em New Jersey. Quando terminou seus estudos em Princeton, viajou para a China. Porque estava esperando trabalhar com muçulmanos, ele parou primeiro no Egito para estudar árabe. Enquanto estava ali, contraiu meningite espinhal. Em um mês, com 25 anos de idade, William Borden estava morto.

 

Quando a notícia da morte de William Borden foi enviada por cabo aos Estados Unidos, a história foi contata por cada jornal americano. “uma onda de lamentos deu a volta ao globo... Borden não somente distribuiu sua riqueza, mas a si mesmo, de uma forma tão alegre e natural que pareceu ser mais um privilégio do que um sacrifício” escreveu Mary Taylor em sua introdução à biografia dele.

 

A morte de Borden foi um desperdício? Não no plano de Deus. Antes de sua morte, Borden escreveu mais duas palavras em sua Bíblia. Embaixo das palavras ‘Nenhuma reserva’ e ‘Nenhum recuo’ foi escrito: ‘Nenhum pesar’.

 

© Southern Nazarene Univ. 2002. Para mais conteúdos como este, visite <http://home.snu.edu/~hculbert>

 

Vamos nos lembrar que é a qualidade e não a quantidade que Jesus nos pede. Até a parábola dos talentos demonstra isto claramente (Mateus 25:14-30).

 

Quando nos focamos em Cristo como nossa ‘Visão’ final, e não as obras que fazemos para Ele podemos aprender realmente a valorizar a qualidade de nosso chamado, independentemente das circunstâncias. Quanto mais servimos ao Senhor desta forma, mais nos tornaremos aquilo que Deus planejou para nós. Porém se nossa meta for nos entretermos com quantidade, podemos perder facilmente o foco em nosso chamado, e começarmos a não ser capazes de ver as coisas ao nosso redor com as perspectivas eternas. Deus nos chamou para sermos Seus missionários preciosos. E Ele espera que mantenhamos o chamado alto e nobre até que fiquemos diante de sua mesa gratificante algum dia.

 

“ Timóteo, guarde o que lhe foi confiado... ” (1 Timóteo 6:20)

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA