MISSÕES NO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS

 

MISSÕES NO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS
 

O livro de Atos dos Apóstolos é o modelo e guia para as gerações futuras da Igreja em muitos assuntos, principalmente no de Missões e Evangelismo. Atos 1.8. Neste livro encontramos narrativas de grande valor para a obra missionária da Igreja, tais como:


a)   A conversão do Eunuco etíope; (Atos 8);
b)   A conversão de Saulo de Tarso; (Atos 9);
c)   A conversão do romano Cornélio; (Atos 10) e
d)   As viagens missionárias entre os gentios; (A3 a 28).


O livro não possui fecho de encerramento, denotando que a Igreja continua em sua marcha sublime. Ele começa com a Igreja em Jerusalém e termina com ela em Roma. Inicia com Pedro e termina com Paulo, cujo ministério missionário será estudado separadamente.
 
O EXEMPLO DA IGREJA PRIMITIVA


Sabemos que aquela Igreja era muito limitada em seus recursos materiais, pois não possuía Bíblias, folhetos, aparelhos de som, automóveis, entretanto conseguiram excelentes resultados no trabalho evangelístico. A única explicação é que os seus membros possuíam vidas santificadas e eram ousados no trabalho do Senhor. Evangelizavam diariamente. (Atos 2.42, 37; 4.4; 6.7; 8.4;9.31).


Podemos dizer que aquela Igreja era qual exército, atacando as fortalezas do mal. Os membros dela eram como “pessoas de outro mundo”. Nela não havia “comissão” selecionada para evangelizar, mas cada crente era um “missionário”, pois a Igreja era “testificaste”. A sua mensagem não era duvidosa, mas convicta: “Jesus o filho de Deus, encarnado, crucificado, ressurreto, que ascendeu ao Pai, e ali está como Sacerdote e breve voltará”.


A primeira geração fez mais pela evangelização do mundo do que qualquer outra, em que pese as muitas imitações, desvantagens,  falta e recursos, falta de meios de transportes, entretanto, cada crente era um missionário. Ela pregava seriamente contra o pecado e as suas conseqüências. Não pregava um “Evangelho Social”, mas Jesus como salvador pessoal.


O apóstolo Pedro trabalhou algum tempo em Samaria. Depois visitou Jope, onde recebeu uma visão celestial em que Deus lhe mostrou que era seu desejo que o Evangelho se tornasse também conhecido dos gentios. Após essa visão, foi convidado para ir à casa de Cornélio Atos 109. Pela primeira vez sentou-se mesa com gentios, reconhecendo-os como iguais aos judeus. No Concílio de Jerusalém, defendeu a idéia de que o Evangelho era também para os gentios, e citou como prova a sua experiência (Atos 1. 19,26) em casa de Cornélio. Escreveu duas epístolas, e é provável que tenha continuado seus trabalhos missionários entre os judeus.


IGREJA DE ANTIOQUIA – UMA IGREJA MISSIONÁRIA


Esta Igreja fundada, conforme Atos 1. 19,26 veio tornar-se a sede das missões da Igreja (Atos 13.1). Os primeiros missionários foram tirados dentre os que estavam servindo àquela Igreja. O Espírito Santo assistia a Obra e determinava os seus obreiros atuando como autêntico dono da mesma. A Igreja não despedia seus missionários com festas e banquetes, mas com oração e jejum. Não é bom que o crente chamado saia sem a Igreja o enviar. “E como pregarão se não forem enviados: Como está exército: “Quão formosos são os pés dos que anunciam cousas boas”. (Romanos 1015).



 
 
 
 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO