O PAPEL DO ESPÍRITO SANTO NA OBRA MISSIONÁRIA

 

O ESPÍRITO SANTO E A OBRA MISSIONÁRIA


O Espírito Santo é o representante e o agente de Cristo para o cumprimento do “IDE” de Mateus 28.20, dando assim à Igreja sua gloriosa presença, para dirigi-la, orientá-la e discipliná-la. De alguma maneira o Espírito Santo é  mencionado em cada declaração a respeito da grande comissão. Ex: Os dois mandamentos “IDE” e “FICAI” em Jerusalém, para receberem o poder que lhes daria condições para evangelizar o mundo. Pentecostes é o preparo essencial para missões, pois,  sem o poder miraculoso do /espírito /santo, não podemos esperar que nossa mensagem convença os pecadores, Atos 2.29; 4.13.31; 9. 27,288; 14.3.

O ESPÍRITO É A FONTE DE PODER DAS MISSÕES

A sua atividade pode ser vista no fato de que Jesus SUBIU, o Espírito Santo DESCEU, e os discípulos SAÍRAM como testemunhas do Senhor, Atos 5.42. A Igreja sempre dependeu do Espírito Santo para o prosseguimento da Obra Missionária. Isto se aplica também à nossa vida individual e nas igrejas locais. É ele que convence e converte  e opera a graça de /deus no crente. Transformou o discípulo Pedro, que diante de uma empregada negou o seu Mestre, em poderoso apóstolo que desafiou o próprio sinédrio e o povo judeu. Atos 2.23; 3.15; 4.8.10.

A LIDERANÇA DO ESPÍRITO SANTO NA OBRA MISSIONÁRIA

Ele disciplina a Igreja. Ananias e Safira haviam mentido e tentado ao Espírito Santo, (Atos 5.3,9). “Disciplinando os faltosos: “Crescia mais e mais as multidão dos crentes” e dos restantes ninguém ousava ajuntar-se com eles; porém o povo lhes tributava grande admiração”. (Atos 5. 13,14). Ele também preside os obreiros, como os casos abaixo:

1) FELIPE que deixou o avivamento e Samaria para ir a caminho do deserto, a fim de evangelizar  um representante do Continente africano (Atos 8. 26,29);

2) PEDRO enviado à casa de Cornélio em Cesárea, missão que estendeu a esfera de ação para o mundo gentílico. Atos 10;

3) PAULO e BARNABÉ foram enviados por Ele aos países vizinhos, na primeira viagem missionária (Atos 13.2).


A SUPREMA LIDERANÇA DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA

Ele escolhe os campos (Atos 8.26), Paulo foi impedido pelo Espírito Santo de ir à Bitínia nas teve a visão do homem da Macedônia pedindo-lhe que viesse (Atos 16. 6,10). A razão dessa proibição deve ser que todos os homens em todo lugar têm a mesma necessidade, o mesmo direito de ouvir o  Evangelho. Paulo já havia pregado nas regiões da Ásia, agora era a vez da Europa. Adoniram Judsom pensou na Índia, mas acabou indo à Burua. Livingstone tentou ir à China, mas acabou indo à África. William Carey  a às ilhas do Pacífico Sul mas foi guiado a ir à Índia. O Espírito Santo declarou: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos...” (Atos 20,28).

CONCLUSÃO

O Novo Testamento amplia o ensino do Artigo sobre missões, através dos ensinos e exemplos do Senhor Jesus, no relato do gigantesco trabalho missionário desenvolvido pela Igreja e pela presença do Espírito Santo que  é a fonte de poder para missões e o Líder supremo das atividades da Igreja, o que nos leva à declaração: “A solução para o problema missionário é o autêntico avivamento do Espírito Santo”, e ao orarmos também: “/aviva, ó /senhor, a minha vida, para que eu atenda ao clamor da minha geração”.

“Nunca esquecerei”, afirmou Oswaldo Smith, “o período de minha vida em que desejei mais que tudo ser ousado por Deus. Cavalgando meu mulo pelas lindas gargantas dos montes de Kentucky, ou andando de cá para lá dentro de minha pequena solitária casinhola entre as montanhas, clamei a Deus na agonia da minha alma: 

“Senhor, usa-me. Faze de mim um ganhador de almas. Envia-me como um evangelizador. Faze-me ver o reavivamento. Não permitas que me acomode a um ministério ordinário. Livra-me de nada conseguir. “TENHO SÓ UMA VIDA A SER VIVIDA, E QUERO INVESTÍ-LA TODA EM TUA CAUSA”.





Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO