VIAGENS MISSIONÁRIAS NO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS

 

VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO PAULO
 


A primeira viagem missionária relatada no livro de Atos dos Apóstolos teve os seguintes missionários: Paulo, Barnabé e João Marcos (escritor do Evangelho). O roteiro foi o seguinte:


IDA – Antioquia da Síria, Porto de Selêucia, ilha de Chipre; Salamina, Pafos, Panfília, Perge, Antioquia da Psídia, Licônia, Icônio, Listra e Derbe.


RETORNO – Derbe, Listra, Icônio e Antioquia da Psídia (Atos 13.1; 14.28). O tempo gasto foi de aproximadamente cinco anos.


Os principais acontecimentos foram; Na ilha de Chipre, defrontou-se com Elimas (Atos 13.8,12), que foi também o primeiro obstáculo. Em Perge, a volta de João Marcos (filho de uma senhora rica, sobrinho de Barnabé e filho na fé do apóstolo Pedro (Atos 12.12, colossenses  4.10; 1Pe: 5.13). Em Antioquia da Psídia, foram expulsos da cidade (Atos 13. 42,52); nesta cidade provavelmente ocorreu a conversão de Timóteo (Atos 14.20). A viagem de volta foi feita pelo caminho do sofrimento embora pudessem cortar caminho pela cordilheira tauro, mas a finalidade era ver como iam passando os convertidos daquelas cidades.


O relatório apresentado não mencionou o que eles fizeram, mas quantas coisas fizera Deus por intermédio deles, e como Ele abrira a porta da fé dos gentios. Atos 14.27.




A segunda viagem foi realizada pelos obreiros; Paulo, Silas e Timóteo. Barnabé, acompanhado de Marcos, foi para Chipre.


Os lugares visitados foram: Listra, Frigia, Galácia, Macedônia, Filipos, Tessalônica, Beréia, Atenas, Corinto, Éfeso (Atos 15.26 a 18.23). É interessante observar que, nesta viagem, eles não iniciaram o trabalho em Éfeso, conforme (Atos 18.19.21).


Eles retornaram por Cesárea, passando por Jerusalém e descendo a Antioquia, de onde partiram.


Os acontecimentos mais importante desta viagem foram: a fundação de diversas igrejas e direção do Espírito Santo em conduzir os missionários Para a Europa (Atos 16.9, 12). Os acontecimentos de Filipos que culminaram com a conversão do carcereiro (Atos 12.31)l; a fuga de Tessalônica devido à terrível perseguição judaica, o sermão pregado em Atenas. (Atos 17); e a evangelização da cidade de Corinto em apenas 18 meses.




A terceira viagem foi realizada pelos mesmos missionários da viagem anterior e mais Erasto e provavelmente Tito. Lucas o escritor  do livro, também participou destas viagens.


Os lugares visitados  foram: Éfeso, Macedônia, Grécia, Troas, Mileto, Tiro, Cesárea e Jerusalém.


Os acontecimentos mais importantes foram. O ministério em Eféso durante 2 anos Paulo evangelizou toda a Ásia; a revolta dos ourives e o grande ministério de libertação em Éfeso e regiões vizinhas; a ressurreição de Êutico na cidade de Troas; e a despedida dos anciãos de Érfeso.


Após as viagens, Paulo e os seus companheiros retornaram às igrejas que os enviaram, para relatar o que Deus tinha feito (Atos 14.26,280; 1822; 21,17).



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO