IGREJA EM ANTIOQUIA - UMA IGREJA MISSIONÁRIA MODÊLO
MISSÕES
NA IGREJA EM ANTIOQUIA
A Igreja em Antioquia da Síria é
conhecida como a agência missionária, ou seja, o centro de missões. Ela serve
como exemplo, pois foi à base missionária do avanço da Igreja primitiva no
alcance dos outros povos.
A Igreja em Antioquia foi o resultado de
uma forte perseguição que sobreveio à Igreja em Jerusalém.
A Igreja em Jerusalém estava voltada
apenas ao trabalho da cidade, esquecida Judéia, Samaria e dos confins da terra,
quando Deus permitiu uma forte perseguição.
Existe hoje em dia a idéia de que a
Igreja precisa ser perseguida para que cresça, esta idéia é contrária à ênfase
do Novo Testamento, pois conforme o livro dos Atos dos Apóstolos conhecido como
o manual de missões, a Igreja foi perseguida porque crescia.
Foi
o crescimento que causou a perseguição, e não ao contrário a perseguição,
depois causou a dispersão, que pela providência de Deus, resultou em plantações
das igrejas em muitos lugares (1 Pe 1. 1-3)
A Igreja em Antioquia enviou missionários
(At 13. 1-3) "e impondo sobre eles as mãos, os despediram", "é
símbolo de autoridade em enviar", ela está aprovando a pessoa para ser
representante de Deus e daquela igreja local ou denominacional.
Então
a Igreja tem que reconhecer sua responsabilidade na vida dos seus missionários
em orar, contribuir, amar, socorrer e compreender, isto fez a Igreja em
Antioquia.
Rohden
descreve em detalhes a partida dos missionários enviados pela igreja em
Antioquia:
Barnabé e Paulo, acompanhados dos
presbíteros e todo povo, atravessaram a "avenida marmórea" e a ponte
sobre Orontes e descem ao Porto de Selêucia [...] o pequeno grupo de cristãos,
como se refere Lucas ajoelha nas areias brancas da praia, orando com fervor e
chorando em silêncio [...].
A Igreja em Antioquia serve de modelo
para nós hoje:
Donald
Stamps, autor da Bíblia de Estudo Pentecostal, sustenta: "Pela imposição
de mãos e o envio de missionários, a igreja indica que se compromete a
sustentar e assistir os que saem à obra".
O Pastor José Satírio dos Santos (missionário
em Cucúta-Colômbia), recomenda:
Ao sair para o campo missionário, o
obreiro deve ter garantidos o salário (condizente com a realidade do país de
destino) e moradia. Se possível, também um veículo e havendo recursos
suficientes, o financiamento para a construção, compra de propriedades e
adequação de estrutura de trabalho. [....]. (ANO E PÁGINA)
O pastor ainda nos adverte: "não
vejo outra forma de fazer missões com eficiência".
Muitos saem ao campo missionário por que
se encantam com a palavra "missionário" e saem para o campo sem
experiência, sem preparo e muitos nem sabem o que é a obra missionária.
OUTROS
SAEM PORQUE UM "PROFETA" FALOU SOBRE O ASSUNTO.
Sem
o próprio candidato não ter plena convicção e certeza da chamada, e o resultado
sem dúvida será fracasso na obra missionária.
A Igreja em Antioquia dava ouvidos à voz
do Espírito Santo, a Igreja ouvia o que o Espírito Santo tinha a lhes dizer; e
você tem ouvido o Espírito Santo falar com você sobre missões?
A IGREJA EM ANTIOQUIA DEU O MELHOR PARA
MISSÕES.
O
Espírito Santo separa, prepara, capacita e impulsiona a Igreja a enviar
obreiros para o trabalho missionário.
MISSÕES NA VIDA DO MISSIONÁRIO PAULO
Falar em missões sem mencionar o
missionário Paulo, não estamos falando sobre missões na sua totalidade, porque
podemos afirmar que depois de Jesus, Paulo foi o maior missionário de todos os
tempos. E missões, Paulo fez com eficiência. Ele considera-se um abortivo (1 Co
15. 8) para desempenhar seu mistério entre os gentios, sendo considerado
apóstolo deles o que o Senhor fala a Ananias (At 9. 15; Gl 1.15,16).
Consideramos duas passagens bíblicas,
onde Paulo fala da sua visão de levar o evangelho a povos que viviam longe da
luz do Senhor Jesus (Rm 15. 19-20; 2 Co 10. 15).
Paulo era aquele missionário que se
esforçou por anunciar o evangelho, ele procurava pregar dando atenção especial
aos lugares onde ainda não havia um trabalho organizado. É por isso que seu
coração ardia pela Espanha: "Penso em fazê-lo quando em viagem para a
Espanha, pois espero que de passagem, estarei convosco e que para lá seja por
vós encaminhado [...] passando por vós irei à Espanha" (ROMANOS, 15. 24,
28).
Nenhum trabalho ou feito próprio era
motivo de orgulho para Paulo a não ser o Senhor Jesus somente (2 Co 10.17)
Paulo considerava o missionário como um
lançador de fundamentos, de maneira que pregar onde já havia um trabalho
estabelecido, significava edificar sobre o trabalho de outro, causando choques,
contendo desperdícios de tempo e dinheiro, e até os prejuízos morais para a
obra de Deus.
Paulo escreveu em grego, cuja a
transcrição simples seria "yperhekeina ymon" que significa
"lugares além de vós", ARC [Almeida Revista Corrigida]; ou
para além das vossas fronteiras ARA [Almeida Revista Atualizada] (2 Co
10.16).
PAULO E SUA PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA
Apesar de sua confiança e do chamado
divino para as missões Paulo entra em um período de inatividade durante sete ou
oito anos, poucos se ouvia falar dele. Mas aqueles anos foram de espera,
disciplina e paciência. Ele tinha uma missão, mas faltava-lhe oportunidade. Ele
aprendeu que as delongas de Deus têm sempre um propósito; nada sai errado em
seu cronograma.
Depois de várias reuniões e muita oração,
os líderes da Igreja entenderam que era a vontade de Deus que enviasse. A sua
primeira viagem missionária está registrada em (At 13. 1 - 14, 28), Barnabé e
Paulo ou os missionários levaram com sigo o jovem Marcos. Quando a primavera
chegou aos montes da Síria, os três partiram; muitos irmãos estavam lá para se
despedirem deles. Os missionários caminharam pela longa estrada pavimentada que
os levaria ao porto da Selêucia (Porto do Mar Mediterrâneo sendo também uma das
principais cidades da Síria) onde havia grande atividade. A sua primeira viagem
missionária durou cerca de dois anos (48 a 49 d.C.).
Em atos 3.6 "E, havendo atravessado
a ilha até Pafos". Dá idéia de uma campanha evangelística. Lucas que
escreveu o livro de Atos mencionou trinta e dois países, cinquenta e quatro
cidades e nove ilhas. Significa "uma turnê evangelística em toda a
ilha".
PAULO E SUA SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA
Paulo agora leva consigo Silas (At 15.
40-41) "E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu," passou pela Síria
e Cilícia eram duas províncias, Paulo visitou as igrejas que já estavam
organizadas ali, essas igrejas foram plantadas pelo esforço da Igreja em
Antioquia, que era uma Igreja missionária, e de Paulo quando passou dez anos em
Tarso (At 15. 23; Gl 1.
A
SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO ACONTECEU EM 50 OU 49 D.C.
Perseguiu
por terra rumo ao norte, atravessando os "portões da Síria" e Cilícia
até o sul da Galácia.
DERBE
– Quando fora a primeira vez fizeram muitos discípulos, em Listra Paulo
encontrou um discípulo por nome Timóteo (At 16. 1) e o mesmo acompanhou Paulo
nesta segunda viagem missionária. Frígia, Galácia e Mísia, região que foram
impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia (At 16. 6-7).
Paulo
a noite teve uma visão em que se apresentava um varão da Macedônia e lhe
rogava, dizendo: "passa a Macedônia, e ajuda-nos".
O missionário nos dias de hoje precisa
ter visão como tinha o missionário Paulo.
Depois
desta visão Lucas registra "E, logo depois desta visão, procuramos partir
para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o
evangelho. (v. 10). Tudo indica que Lucas se juntou com a equipe missionária.
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