BASES BÍBLICAS NO ANTIGO TESTAMENTO

 

OS PLANOS DE DEUS E A OBRA MISSIONÁRIA

  

O gênero humano havia se corrompido, mas Deus tinha uma família que andava em perfeição.

Missões na aliança abraâmica (Gn 12.1-3)

Deus escolheu Abraão para formar uma nação que espalhasse sua glória e conhecimento a todos os povos da terra. Deus apresenta aqui uma idéia universal de seu propósito, não os limitando unicamente à descendência de Abraão, os judeus.

Esta aliança também confirma a promessa de um Redentor (Gn 7.4-8). Podemos chamar Abraão como o primeiro missionário do Antigo Testamento e dele podemos tirar lições para missionários atuais. Onde missões deve ser a nossa prioridade máxima. A tarefa suprema da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Missões na aliança mosaica (Ex 19.5,6)

Com essa aliança Deus credenciou Israel como intermediário entre ele e os outros povos. A lei veio aumentar a previsão da aliança abraâmica até que a semente viesse e a cumprisse. A lei, por si só, não conseguia aperfeiçoar coisa alguma (Hb 7. 18,19). A partir dessa aliança Israel passa a ser reino e sacerdócio do Deus vivo na Terra (Ex. 19. 6). 

Antes de constituir o povo de Israel como nação, dando-lhes os dez mandamentos. Deus deixou bem claro o seu propósito para ele como nação. Nos seus bons tempos, Israel exercia notáveis atração sobre as nações ao redor (Is 56. 7; Mq. 4. 2).

Missões na aliança palestiana (Dt 30. 1,3)

Tudo que ocorre com o povo de Israel reflete no mundo inteiro. Israel, como observamos na aliança anterior, é o representante legal e espiritual de Deus entre as nações. Portanto, quando Deus trata com esse povo em particular, todos os povos são afetados. 

Ainda hoje Israel é o espelho das nações, esta aliança garante a restauração final e a conversão de Israel.

Missões na aliança davídica (2 Sm 7. 16)

Davi foi o instrumento de Deus para a expansão do domínio do povo Judeu e o estabelecimento do reinado, de onde iria se firmar o futuro reino de Cristo (Rm. 1. 3).

Davi e seu filho Salomão demonstraram os propósitos de Deus quanto a um reinado universal que se cumprirá em Cristo, nos últimos tempos.

Ao construir o templo eles tinham um propósito de tornar conhecido e temido o nome do Senhor por todas as nações (1 Rs 8. 43-60). Isto é denominado de missões centrípeta, na verdade Israel tinha uma força atrativa, em física é a força giratória, que impele os objetos ao redor para o centro dentro de seu campo de ação, ou seja, como um imã em pedaços de ferro (veja gráfico na p. 16).

Missões no livro dos Salmos (Sl 56. 1, 3)

Os Cântico ou Salmos, escritos e cantados pelo povo de Israel em louvor a Deus, revelam que eles sabiam do propósito dEle em tornar-se conhecido e glorificado entre as nações através do seu povo. Os salmistas conclamavam frequentemente os povos, nações e seres que respiram a renderem louvores, adoração e serviço ao Senhor. A sua glória é mencionada 175 vezes no livro dos Salmos e inúmeras vezes na Bíblia inteira.

Os salmistas mostram que o serviço e a adoração ao Senhor não são exclusividade dos judeus, mas se estende a toda criação (Sl 2; 46; 67; 86; 96; 100; 117 etc.).

Missões no livro dos Profetas

Os Profetas também revelaram os propósitos universais de Deus. Estavam conscientes do plano divino às outras nações.

a. O profeta ISAÍAS (49. 6)

"Para seres a minha salvação até a extremidade da Terra" (Is. 52. 10).

Isaías cujo nome significa "salvação de Deus" declara serem todas às nações alvos de sua mensagem, que mostra a glória, a grandeza, o conhecimento e a proteção do Senhor, (2.3,4; 14.5-7,26; 40.15-17; 22; 66.18).

O livro de Isaías é repleto de referências a outros povos. A mensagem do livro é

nitidamente universal, em todos os aspectos. Em Isaías 49. 6, o Senhor afirma que é muito pouco a salvação de um só povo, ou mesmo a de apenas de alguns povos.

b. O profeta JEREMIAS (1. 10)

Jeremias foi comissionado desde o ventre de sua mãe para desenvolver seu ministério entre os povos; ele é comissionado e considerado "o profeta das nações" (Jr. 1. 5).

c. O profeta EZEQUIEL (2.3)

Ezequiel, cujo nome significa "Deus fortalece", mostra que Deus se revelará às nações, santificando seu nome que foi profanado por Israel (Ez 36.23) e manifestará sua glória e juízo (Ez 39.21), o clímax de Ezequiel é o relato da visão do avivamento do vale de ossos secos (Ez 37. 28).

d. O profeta DANIEL (7.14)

Daniel, cujo nome significa "Deus é meu Juiz", teve seu ministério entre os gentios. Quando o povo de Israel estava cativo na babilônia, foi escolhido, juntamente com outros jovens israelitas, para estar perante o rei Nabucodonozor (Dn 1.1-7).

As profecias de Daniel contêm mensagens tanto para Israel (Dn 9) como para os gentios (cps 2, 4, 5, 7, 😎.

e. O Profeta JOEL (1.2)

"Ouvi isto, vós anciãos e escutai todos os moradores da terra".

Joel, cujo nome significa "Jeová é Deus", começa seu livro conclamando "todos os moradores da terra" a ouvir da mensagem que Deus lhe deu.

Neste livro encontramos a promessa do derramamento do Espírito do Senhor "sobre toda a carne", sem distinção de raça, cor, posição social, idade ou sexo (Jl 2.28,15).

f. O profeta AMÓS (9.12)

"São todas as nações que são chamadas pelo meu nome".

Amós, o seu nome significa "Carregador de fardos", revela que, após a restauração do reino de Davi, o restante da humanidade buscará o Senhor, pois todos pertencem a Ele (9.11,12). Revela também que os juízos divinos recaem sobre todos sem distinção.

g. O profeta JONAS (4.11)

Jonas, nome este que significa "Pomba", ele foi um dos poucos missionários bíblicos para os estrangeiros. O tema de seu livro é a misericórdia do Senhor para com todos os homens (Jn 1.2; 3.4; 4.4-11).

h. O profeta MIQUÉIAS (4. 1, 3)

Miquéias, o nome significa "Quem é semelhante a Jeová". Ele foi revelado pelo Espírito de Deus a universidade do futuro reino do Messias, quando congregará Israel e todas as nações da Terra para "ensinar seus caminhos e para que possam andar em suas veredas".

i. O profeta HABACUQUE (2. 20)

Cujo nome significa "o que abraça".

"Mas o Senhor estar em seu santo templo; cale-se diante dele toda a Terra".

"Porque a Terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor" como as águas cobrem o mar. (Hq. 2. 14).

j. O profeta ZACARIAS (8. 20, 23)

Zacarias significa "Jeová se lembra".

"O Senhor será Rei sobre toda a Terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome" (Zc. 14. 9).

l. O profeta MALAQUIAS (1. 11)

Malaquias significa "Mensageiro de Deus", "mas, desde o nascente do Sol até o poente, é grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar, se oferecerá ao meu nome, incenso e uma oblação pura; porque o meu nome será grande entre as nações. Diz o Senhor dos Exércitos".

Pelo que vimos não restam dúvidas que missões no Antigo Testamento, como podemos ver Israel, devia servir como ímã espiritual e atrair para Deus os povos de outras nações.  (MISSÃO CENTRIPETA).


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

7 MOTIVOS PARA FAZERMOS MISSÕES

CHOQUES CULTURAIS

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL DO MISSIONÁRIO