CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA

 



O QUE É? E COMO REALIZAR UMA CONFERÊNCIA 

MISSIONÁRIA TRANSCULTURAL

É tarefa do Departamento de Missões ou da Secretaria de Missões juntamente com a liderança da liderança da igreja organizar a Conferência Missionária Transcultural. Este evento que deve estar no calendário da igreja, permite personalização, despertamento de vocações, mobilização financeira e crescimento espiritual para milionários e participantes.

AO PLANEJAR A CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA TRANSCULTURAL, LEVE EM CONSIDERAÇÃO:

1. O tempo para preparação;

2. A melhor época no calendário da igreja;

3. O orçamento para gastos e recursos disponíveis; e

4. Dividir o trabalho em comissões envolvendo os departamentos da igreja.

PROPÓSITOS DA CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA

1.  Conscientizar a igreja da tarefa missionária;

2. Levantar um movimento de oração em favor da obra missionária;

3. Criar oportunidade para Deus chamar e vocacionar pessoas para o ministério; e

4. Levantar recursos financeiros para o sustento da obra missionária.

COMECE COM CONFERÊNCIAS PEQUENAS

Se você ainda não tem experiência na organização de conferências, comece com conferências pequenas, com um número de inscritos razoável, com um tempo pequeno de duração e proporções que possam ser bem administradas. Eventos pequenos e bem organizados são o alicerce para conferências maiores e de boa qualidade.

ESCOLHA O TEMA CERTO:

Um tema coerente, provoca interesses, questionamentos e desafio. Tudo começa com um bom tema.

TENHA UMA CONFERÊNCIA DINÂMICA

É imprescindível a presença de missionários com vivência no campo transcultural. Dependendo do tamanho da conferência, você poderá diversificar áreas de enfoque (Ex: tribos indígenas, janela 10x40 e etc) e ter mais missionários presentes.

Organize cuidadosamente o tempo das atividades priorizando a participação dos missionários. Entre as palestras, deixe espaço para participações de crianças, louvor ou dramatizações desde que estejam de acordo com o tema missiológico.

ESCOLHA OS PALESTRANTES CERTOS

Ao escolher o pregador principal leve em consideração:

1.  A experiência na área de Missões

- Na comunidade local;

- No campo transcultural;

- O conhecimento da Teologia Biblica da Missão;

- Se está atualizado com as necessidades mundiais, os movimentos missionários, a situação dos Povos Não Alcançados e as mais recentes estratégias de alcance; e

- Se possui uma vida cheia do Espírito Santo.

PRIORIZE A QUALIDADE

O sucesso de uma conferência não está na quantidade de pessoas inscritas e nem tão pouco na fama do orador principal. Um bom resultado será visto se ocorrer quebrantamento, despertamento e mudança de comportamento na vida dos membros de sua igreja. Este deve ser principal objetivo na realização de um evento como este.

AO CONVIDAR OS MISSIONÁRIOS

Ao convidar os missionários, dê preferência aos que são de sua igreja ou denominação. Faça o possível para que os missionários que foram enviados por sua igreja ou que são sustentados por ela estejam presentes. É de suma importância que a igreja tenha esse contato pessoal com seu missionário.

HOSPEDAGEM

Organize-se para receber da melhor maneira possível os palestrantes. Eles precisam estar bem alojados para trabalharem bem. Da mesma os demais participantes. Não hospede de qualquer maneira só para ter um grande número de participantes.

STANDS DE EXIBIÇÃO

Peça ajuda  a organizações que estejam envolvidas com Missões para ajudar na montagem de Stands ou Exposições fotográficas e literárias voltado para o tema Missões. Isto proporcionará um momento muito importante para informação, troca de experiências entre os presentes e um apanhado geral daquilo que está sendo feito no Brasil e no mundo.

NO PROGRAMA

Tome cuidado na elaboração do programa. Não esqueça do culto onde deverá ocorrer a noite do desafio e da entrega da oferta de fé.

AS COMISSÕES

As comissões de trabalho devem ser bem orientadas. Por exemplo, a comissão de louvor deve estar capacitada para ministrar um louvor com músicas selecionadas.

A comissão de divulgação, por exemplo, deve começar seu trabalho com o máximo de antecedência. Crie estas comissões o quanto antes.

ENVOLVIMENTO FINANCEIRO

O missionário é enviado e sustentado pela igreja, ou por várias igrejas em parceria. Esses  recursos poderão também ser organizados com as campanhas missionárias anuais envolvendo as Congregações.

Uma boa ideia é que cada Congregação ou igreja parceira estabelecesse um alvo financeiro para missões a ser alcançado mensalmente ou sempre que realizasse o culto de missões.

Na verdade a igreja é responsável por seus missionários. Se sua igreja entender que a igreja é responsável por seus missionários. Se ela entender que a igreja existe para atender aos propósitos de Deus na terá, ela passará a ver a missão como prioridade e passará a dar o melhor que tem, pela fé.

Você líder, seja criativo no levantamento de recursos. Estabeleça um orçamento missionário e um alvo para sua igreja um alvo a cada três meses, um alvo mensal ou mesmo anual.

Promova atividades como bazar, almoço, cachorro-quente, jantar chá e ponha cada igreja ou congregação para trabalhar.

Em tudo isso, seja fiel no repasse das contribuições: que é de missão vai para missão.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

7 MOTIVOS PARA FAZERMOS MISSÕES

CHOQUES CULTURAIS

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL DO MISSIONÁRIO