EVANGELIZANDO COM A VIDA

 



 

EVANGELIZANDO COM A VIDA

 

No texto da Grande Comissão, que está em Mt 28.19-20, há um importante detalhe que é amplamente ignorado. De todos os verbos proferidos por Jesus nesse texto somente o que está presente na expressão: “fazei discípulos” está no imperativo.

Portanto, segundo os conhecedores do grego, há apenas uma ordem, a de que devemos fazer discípulos e todas as outras coisas presentes nessa passagem devem estar a serviço desse objetivo principal.

Dessa forma, a grande missão de cada um de nós presente nesse texto é a de fazer discípulos. Mas como fazer discípulos?

O próprio texto nos responde: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. E quando observarmos como Jesus fez os seus próprios discípulos iremos notar que ele sempre ensinou por duas vias diferentes:

A via do ensino teórico e a do ensino prático. Jesus ensinava os seus discípulos por meio dos sermões públicos e das orientações particulares.

Entretanto, o que quero enfocar é o ensino prático de Cristo. Jesus “ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas”.

O traço mais marcante do ensino de Jesus foi que as suas palavras coadunavam com a sua vida e por isso ele auferia real autoridade junto ao povo.

Assim, para que possamos evangelizar, ou seja, fazer discípulos e cumprir com a ordem do Senhor presente na Grande Comissão, precisamos ter uma vida que seja coerente com aquilo que ensinamos. 

Nossas vidas devem ser gritos missionários aos ouvidos daqueles que não conhecem o Senhor.

Alguém já disse: “Evangelize sempre; se necessário, use palavras”. 

Uma das barreiras mais fortes ao nosso evangelismo é justamente a incoerência que habita na falta de santidade das nossas vidas.

Precisamos viver a Palavra de Deus. Tiago já dizia: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.

Portanto, para que consigamos evangelizar com nossas vidas não podemos nos conformar com os padrões atuais, mas devemos ser luz.

Precisamos contrariar toda essa maré contemporânea de cristianismo sem vida e viver a palavra de Deus em nós “implantada”. Não podemos nos conformar com esse evangelho frívolo onde o centro é o homem com suas necessidades emocionais e materiais, mas devemos nos submeter ao evangelho bíblico onde o centro é Deus, com suas exigências morais e espirituais.

Irmãos, que o Espírito Santo cause em nós um santo constrangimento e nos leve a uma vida de santidade, pois somente assim poderemos cumprir a Grande Comissão e fazer discípulos.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL