O PASTOR E MISSÕES

 

 


Pastor é o vocacionado por Deus para conduzir a igreja a seguir e obedecer a vontade de Deus. O pastor da igreja local tem um papel fundamental na execução do plano de Deus de espalhar sua glória a todas as nações. Se o pastor tem visão, conhecimento e ferramentas adequadas, a igreja será mobilizada, e como resultado teremos mais obreiros, mais oração e mais recursos financeiros para a obra missionária.

Cabe ao pastor local despertar, incentivar e levar a igreja a se comprometer profundamente com a obra missionária. É ele a pessoa chave para o comprometimento da igreja local;  

“uma coisa é o pastor defender e apoiar a obra missionária e outra diferente é compreender que missões são o alvo principal da igreja e, portanto, o alvo principal da existência da sua congregação”. Andrew Murray.

 Se a congregação não tiver o apoio total e irrestrito do pastor para qualquer empreendimento não terá o sucesso desejado, pois, as ovelhas vão seguir a voz do pastor. Deus prometeu à sua igreja, pastores segundo o seu coração. (Jer. 3:15).

A igreja local necessita de um projeto missionário para que o comprometimento com a missão aconteça de forma organizada, funcional e contínua não apenas deixar que as coisas aconteçam.

As responsabilidades pastorais são:

·        conduzir a igreja à maturidade cristã, ao conhecimento de Deus. (Col. 1.27 – 29).

·        Levar a igreja a experimentar a vontade de Deus (Rm. 12.1-2).

·        Conduzir a igreja ao serviço de edificação do Corpo de Cristo. (Ef 4:11-12).

O pastor local tem diversas possibilidades para conduzir o rebanho ao crescimento e envolvimento em missões:

·        por meio de treinamento,

·        do ensino e da pregação;

·        deve compartilhar a visão de Deus para as nações,

·        estabelecer estratégias bíblicas para cumprir a grande Comissão,

·        estabelecer uma agenda de intercessão pela obra missionária,

·        pregar regularmente sobre missões,

·        visitar um campo missionário,

·        missionários para compartilhar suas experiências missionárias,

·        caminhar junto com os que vão aos campos de missão apoiando, incentivando, pastoreando e orando.

“Até que nossos pastores estejam prontos para apoiar este empreendimento, jamais haverá espírito missionário adequado às necessidades desta geração. Quando o pastor ajuda, quase todo plano tem êxito: quando ele se opõe, bem pouca coisa pode ter sucesso.” (S Earl Taylor).

“(...) as ovelhas vão seguir a voz do pastor. Deus prometeu à sua igreja, pastores segundo o seu coração. (Jer 3:15)”

COMO CONSCIENTIZAR A SUA IGREJA PARA A MISSÃO

1.  O pastor deve conduzir uma reunião com a congregação onde as pessoas possam aprender sobre o propósito e os objetivos da igreja na missão de Deus no mundo.

2.  Desafiar a cada membro a envolver-se efetivamente nas ações missionárias da igreja.

3.  Criar o Conselho de Missões para coordenar o projeto missionário da igreja.

4.  Compartilhar com a igreja experiências missionárias, quer seja por meio de testemunhos de missionários, filmes, vídeo, textos, entrevistas via web, com algum missionário.

5.  Criar uma atmosfera missionária no meio da congregação. Ajudar as pessoas a saberem que a igreja tem uma responsabilidade missionária global. Atos 1.8

6.  Incluir todos as faixas etárias da igreja.

7.   Envolva as crianças e os jovens em missões locais e mundiais.

8.  Usar toda oportunidade para educar a congregação sobre missões.

9.  Usar todos os meios possíveis, incluindo recursos audio-visuais, livros, mapas, power-point, vídeos, testemunhos de missionários, etc.

10.           Considerar conduzir uma ênfase missionária mensal como parte do culto de adoração, nas classes da Escola Dominical, e nas Congregações. Cada igreja ou Congregação deve ter uma equipe de mobilizadores ou ao menos um mobilizador da campanha no âmbito local, que desenvolve seu ministério com muito amor, alegria, criatividade, compromisso e dedicação para envolver cada membro da igreja na tarefa missionária.

O ministério do Mobilizador é fundamental para a conscientização missionária de cada membro e da igreja, pois, a evangelização dos povos a missão da Igreja é urgente! Por meio de uma boa atuação do mobilizador local, vidas são salvas, mais oração e clamor são feitos em favor dos missionários e pela salvação de pessoas ao redor do mundo, ofertas são levantadas para o sustento da obra missionária, novos vocacionados são despertados para servirem no ministério.

 

Mobilizar a igreja para missões não é papel exclusivo do pastor ou de um missionário. Deus tem dado dons às suas ovelhas para servir a igreja. O Mobilizador é alguém chamado por Deus, separado pela igreja para desenvolver o ministério de conscientização missionária da igreja e levá-la a ser efetiva na sua vocação missional. Durante o ano esse irmão ou irmã trabalha para manter a chama missionária da igreja acesa, sempre incentivando e despertando para que a igreja não perca a visão dos campos brancos. “... o Deus dos céus nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos...” Neemias 2.20.

O trabalho do mobilizador é muito importante, pois proporciona parceria no avanço da pregação do Evangelho aos povos. Missões é tarefa de todos os salvos: do missionário, do pastor, do intercessor, do que sustenta com as finanças – é missão do Corpo. Sem a Igreja envolvida não há missionários, não há sustento, não há oração, não há Palavra em ação. Mobilizador, você é a pessoa chave na igreja para motivar, conscientizar, desenvolver a consciência e compromisso missionário da igreja. É o responsável pela mobilização e êxito da prática missionária em sua igreja. Deus quer o melhor de você! Você é um agente de mudanças em sua igreja; Você é uma pessoa estratégica para ampliar a visão missionária de sua igreja; Você é retaguarda muito importante para os missionários que estão na linha de frente; Você é um mobilizador de pessoas para a Missão de Deus no mundo; Você é um batalhador, sonhador, otimista, persistente, orientador e educador; Você é um provocador da ação missional da igreja. Planeje com bastante antecedência o plano missionário anual da igreja: culto de missões, momento missionário, reuniões de oração por missões, trabalho missionário para crianças, adolescentes, jovens, mulheres e homens. Seja criativo, estimulador e trabalhe em equipe. Seja perseverante, apaixonado pelo que faz e paciente no processo educativo da visão missionária da igreja. Sua igreja é o principal instrumento nas mãos de Deus para cumprir a evangelização dos povos. E você, pastor, e mobilizador são instrumentos nas mãos do Espírito Santo para motivar e influenciar o rebanho à obediência ao            mandato do Senhor.(Mat. 28.18-20).

Você está trabalhando em prol do melhor: a Missão de Deus no mundo! Deus o abençoe com unção e sabedoria.

OFERTAS MISSIONÁRIAS

Para Onde Vai Sua Oferta? Dedicando a nós mesmos e dos nossos recursos, para expandir o reino de Deus. Ofertas, especialmente sacrificiais, são necessárias para a missão global da Igreja. Portanto, recomenda-se o seguinte:

O dinheiro levantado para missões mundiais nunca deve ser usado para qualquer outro propósito a não ser ao que ele foi designado. É muito importante enviar imediatamente  todos os fundos para as pessoas designadas. A Oferta para Missões Mundiais é vital para a missão global da obra missionária.

BENEFÍCIÁRIOS DA OFERTA MISSIONÁRIA Missionários: complemento de salários, despesas de viagens, verba para educação, projetos, formação e sustento de obreiros autóctones, cuidado pastoral etc. Plantação de novas igrejas Projetos missionários/desenvolvimento comunitário. Seminários e treinamentos.

Cuidado Missionário - Apoia o cuidado médico e as necessidades pessoais dos missionários através de ofertas especiais e outras oportunidades para ofertar.

COMO MOBILIZAR A IGREJA PARA OFERTAR PARA MISSÕES

Ofertas para Missões:

Objetivo: Dedicar a nós mesmos e os nossos recursos, para missões mundiais para expandir o reino de Cristo entre os povos.

Cada Congregação dá mensalmente sua Oferta Missionária para a Igreja enviadora local a fim de promover a evangelização nas nações. Promova as ofertas missionárias mensais. O Planeje um evento missionário ou um Culto missionário mensal. Envie as ofertas missionárias mensalmente para a Igreja Local. ORAR também é MISSÕES

Mural Missionário Organize e mantenha sempre atualizado um mural de informações missionárias. Notícias, fotos e tudo que possa despertar e encorajar o envolvimento missionário da Igreja. Seja CRIATIVO.

CANTINA MISSIONÁRIA

Após o término dos cultos de domingo, manter um cantina com doações feitas pelos irmãos. Fazendo uma escala, todos participam e não pesa para ninguém. Temos percebido que esse pode ser um tempo muito rico de comunhão. CULTO MISSIONÁRIO

Sempre que possível promova um culto missionário. Nunca perca a oportunidade de tendo na cidade um missionário, convidá-lo para contar um pouco de suas experiências e trabalho.

FEIRA MISSIONÁRIA

Sempre funciona: é a alma do negócio. Escolher uma equipe que trabalhe no projeto durante todo o ano. Num local aprazível montar barriquinhas com comidas típicas de países e povos, com informações sobre esses lugares e missionários que estão servindo. Todos os cultos deverão ser especialmente dedicados à Missões. Decore a igreja, faça blusas, envolva todos os ministérios da Igreja, e não se esqueça de convidar um missionário para testemunhar e ministrar a Palavra. ENVOLVA TODA A IGREJA E SEJA CRIATIVO Atividades para Adolescentes e Jovens Missões na prática num domingo previamente anunciado os jovens sairão por todo um dia de envolvimento missionário.

Cada jovem levará seu lanche e voltará para o culto à noite, e poderão testemunhar para toda igreja sobre suas experiências.  

Os missionários sempre compartilham suas cartas informativas através do WhatsApp e E-mail.

INFORMATIVO MISSIONÁRIO

Elaborar um informativo missionário com fotos e notícias do campo missionário onde nossos missionários estão atuando. Seja objetivo, um informativo pequeno pode ser compartilhado até nas Redes Sociais e WhatsApp. Este poderá ser feito trimestralmente com o objetivo específico de divulgar e encorajar a Igreja à participar da Missão.

CINE MISSIONÁRIO

Promover em um culto de Jovens e Adolescentes um “cine missionário”. Escolha um filme que conte a história de um missionário ou outro que esteja intimamente ligado à Missões. Ah! Não se esqueça da pipoca e refrigerante! Festival de “Comes e Bebes” Estes festivais são muito legais para comunhão e ainda pode-se levantar uma oferta para um missionário ou projeto específico através do pagamento do ingresso para entrada. Nesse festival paga-se um ingresso e tem- -se o direito de ser comer e beber o quanto quiser. Ex.: Festival de Sorvete, Tortas, etc.

VAMOS ORAR POR MISSÕES?

Incentive os jovens e adolescentes a orarem pelos missionários e pelos países onde eles estão. Separe um momento do culto e compartilhe um desafio e todos deverão orar juntos.

Ore também para que o Senhor desperte vocacionados entre os jovens da sua Igreja. GINCANA MISSIONÁRIA

Os grupos deverão ser divididos de maneira equilibrada e os líderes escolhidos com critério. Cuidar para que o espírito competitivo não supere o alvo. Promova uma competição saudável

 Exemplos de prova: Perguntas sobre a biografia de um missionário Melhores caracterizações típicas (Faça um desfile) Perguntas e respostas sobre os nossos missionários ao redor do mundo e sobre os países onde os mesmos estão servindo.

Arrecadação de alimentos e materiais de higiene pessoal. (Pode ser doado para missionários locais.

ATIVIDADES PARA CRIANCAS

MISSIONÁRIO DO MÊS

Escolher um missionário para ser o “Missionário do Mês” na classe de EBD e nas células de crianças. A história do missionário deverá ser apresentada de forma lúdica para as crianças. Leve-as a orar pelos missionários. VAMOS ORAR POR MISSÕES?

Incentive as crianças a orarem pelos missionários e pelos países onde eles estão. Conte também sobre os filhos dos missionários e leve as crianças a orarem por eles.

Se possível, entre em contato com um casal de missionários que tenha filhos e peça-os um pequeno vídeo da criança falando e desafie as crianças a orarem pelo “pequeno missionário”. COFRINHO MISSIONÁRIO

Coloque as crianças para confeccionarem seus cofrinhos. Leve as latinhas com a tampinha e entregue uma folha em branco para que eles criem a arte. Cole na latinha e tá pronto o “cofrinho missionário”! Estabeleça o tempo e no dia determinado elas deverão levar os cofrinhos e entregar as ofertas. É lindo ver o envolvimento das crianças!

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL