APRENDENDO MISSÕES...

 

 


 

Porquanto Deus enviou o  seu  Filho  ao mundo,    não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” João 3.17. 1

 

O QUE É MISSÃO?

A origem da palavra missão vem do latim, que significa "enviado". Então, missão é ser enviado, mas não somente isso, é ser enviado para um propósito, um alvo específico.

Numa guerra, o míssil é mandado no lugar dos soldados para atingir um local. Desta forma, o missionário é uma ‘bomba’ enviada ao campo de batalha.

O versículo citado acima é a continuação do versículo áureo da Bíblia [João 3.16]. Este versículo explica mais ainda sobre a missão de salvar vidas e não de condenar.

Qual é a sua missão?

VAMOS REFLETIR ALGUNS PONTOS SOBRE MISSÃO:

A)     A MISSÃO É DE QUEM? I João 4.10 “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”.

Significado de propiciação: Ação ou ritual com que se procura agradar uma divindade, uma força sobrenatural ou da natureza para conseguir seu perdão, seu favor ou sua boa vontade. Tornar propício, dar condições. Segundo o dicionário propiciação é, sacrifício ou oferta a uma divindade para lhe aplacar a ira para a agradar.

Para que você possa entender melhor vou listar aqui alguns sinônimos de propiciação: proporciona, possibilita, permite, assegura, garante, facilita, oportuniza, ocasiona, prepara, concede, dá, oferece, fornece, torna propício ou favorável.

Quando você descobre o significado de uma palavra, de um lugar ou de uma expressão, o texto causa um impacto ainda maior não é verdade? Então, agora que já conhecemos o significado de propiciação, vamos ler novamente 1 João 4.10. Vamos lá?

"Nisto está o amor: não que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados". Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para salvar o mundo (João 3.16). Deus é o dono da missão e Ele mesmo chama, capacita, envia e sustenta seus missionários.

Mas aí você pode perguntar: "Se é Deus quem sustenta porque eu preciso ofertar?"

A resposta é simples, porque Deus nos quer nessa missão. Deus não precisa de nós. Seria chover no molhado eu dizer que somos nós que precisamos de Deus. Mas mesmo Ele não precisando de nós, Ele conta conosco, Ele quer a nossa presença, a nossa participação, Ele quer agir através de nós. Deus é o dono do ouro e da prata, tudo foi feito por Ele, "Pois dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas" Romanos 11.36.

B)     TIPOS DE MISSIONÁRIOS: Êxodo 17.8-16 Na Bíblia, podemos encontrar vários tipos de servos de Deus como no texto de Êxodo 17.8-16, onde encontramos:

 Josué, o guerreiro que vai ao campo de batalha,

Moisés, o intercessor, que fica orando, Arão e Hur, os apoiadores, que sustentavam os braços de Moisés.

Vemos nessa passagem que todos foram importantes para a vitória daquela guerra. Tanto Josué e os soldados que estavam a frente da batalha, quanto a Moisés que estava em intercessão, e Arão e Ur que seguravam os braços de Moisés e o davam força pra resistir.

Assim é na obra de Deus, tanto na questão missionária quanto em qualquer outra área da igreja.

Por isso um pastor conta e precisa dos seus obreiros.

C)     COMO FAZER MISSÃO? II Timóteo 4.5 “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério”. Podemos fazer uma comparação da missão com uma pescaria, que pode ser feita com:

REDE: evangelismo público.

ANZOL: discipulado e evangelismo pessoal. Dependendo do peixe e também do pescador, pode-se usar qualquer destas formas. O importante é pescar.

Não devemos medir o tamanho da nossa missão ou a sua importância de acordo com quantidade de pessoas que estão nos assistindo, até porque nem nós conseguimos ver tão claramente a dimensão. Somente cumpra sua missão!

A Importância do ide. “Ide” Mateus 28.20 Você pode ser:

-Um missionário no campo onde está.

-Um intercessor por missões e missionários.

-Um agente missionário que trabalha em busca de recursos para sustentar a missão, contribuindo para missionários que estão em campo.

QUAL É A MINHA MISSÃO COMO CRISTÃO?

Falar sobre missões sem imaginar um cristão com uma mochila e uma roupa desgastada em um país subdesenvolvido é quase impossível para a maioria das pessoas. Mas missão vai muito além disso. O conceito de missionário tem se distorcido ao longo do tempo. Os cristãos de hoje em dia se dividem entre aqueles que “tem chamado missionário” e aqueles que não.

MAS É CORRETO PENSAR DESSA FORMA?

É missionário apenas o que é enviado para um país subdesenvolvido? A resposta é muito simples, NÃO. É muito importante viajar o mundo levando a palavra, porém missões não começa lá, mas sim aqui, pois existem degraus que não podem ser pulados, pois são esses degraus que vão agregar a você experiência. Comece onde você está, use o que você tem e faça o que você pode.

AFINAL, DE ONDE VEM A MISSÃO?

No dicionário,temos a definição principal de "missão" como a “incumbência que alguém deve executar a pedido ou por ordem de outrem; encargo”.

Então, basicamente, ser missionário é cumprir uma ordem que lhe foi dada por alguém que está a frente da missão. Certo? Devemos entender então que, se tudo é feito d’Ele, por Ele e para Ele, a missão é inteiramente d’Ele para nós!

E QUAL É A MISSÃO?

A missão é simples e foi deixada pelo próprio Deus encarnado, Jesus Cristo. E não apenas para aqueles doze que ouviram a mensagem da boca do próprio Messias mas para toda a igreja, até a volta do Senhor! Nós chamamos esta conversa de Jesus de “A Grande Comissão”. Se analisarmos cuidadosamente, veremos que, se a missão é uma incumbência, a comissão é o ato de incumbir! A Grande Comissão não é uma opção a ser considerada. Mas sim um mandamento a ser obedecido. Tá aí outra palavra que precisamos saber o significado, incumbência. Incumbência significa atribuir ou conceder uma incumbência a; dar uma tarefa, uma obrigação a; encarregar ou encarregar-se. Sinônimos: encargo, tarefa, obrigação, responsabilidade, dever, compromisso, missão, comissão.

Em Mateus 28:18-20 diz "E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."

Vemos que todos os detalhes da tarefa são muito claros: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra…” – Entendemos que a autoridade da missão pertence a Ele e por isso, está encarregando pessoas de fazerem parte do trabalho que Ele próprio começou. “Vão e façam discípulos de todas as nações … ensinando-os a obedecer tudo o que eu ordenei a vocês.”

– Nós entendemos que todos fomos comissionados, agora estamos encarregados de fazer discípulos de todas as nações, incluindo a nossa, ensinando tudo que Ele nos ensinou.

O QUE PRECISO PARA FAZER PARTE DA MISSÃO?

A primeira coisa a fazer para ser um missionário é aceitar Jesus e ser batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mesmo Jesus, começou sua missão somente depois de ser batizado por João Batista (Mateus 3:13). É necessário receber o Espírito Santo. É Ele quem dá poder, coragem e autoridade para que a missão seja realizada. Ele será o nosso principal companheiro nessa jornada. Não é à toa que Jesus disse que iria ao pai mas nos enviaria o outro consolador (João 14.16). Em Atos 1.4, Ele diz aos seus discípulos para não saírem de Jerusalém até que do alto fossem revestido de poder. Então, não basta querer fazer, precisamos buscar entendimento, sabedoria e autoridade d'Aquele que é o dono da missão. Mateus 10:7,8 diz: “Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça”. Estamos muito enganados ao pensar que essas coisas eram destinadas apenas aos discípulos de Jesus naquele tempo.

Como cristãos, somos discípulos de Cristo também, então a mesma palavra é estendida a todos os que crêem n’Ele pelo Seu nome forem batizados. Quando Jesus diz que algo foi dado aos discípulos “de graça”, diz sobre si mesmo e sobre a sua mensagem. Isso passou de um para o outro desde aquela época e se torna presente hoje em nossas vidas junto com a missão que foi deixada há mais dois mil anos pelo Rei dos reis. Começando a missão agora, tudo que é necessário para se tornar parte da grande comissão de Cristo foi feito, basta ir. Alimentar-se diariamente da palavra de Deus, orar ao Senhor por orientação e sabedoria, e jejuar para estar sempre mais perto d’Ele. Oferecer a sua vida e os seus recursos em favor do reino, buscando cada dia mais capacitação e saberia pra saber a melhor forma de agir. Junto com isso, diga a todos o que você pode sobre o perdão dos pecados e as coisas que Jesus fez em sua vida.

Anuncie o evangelho (boas novas) a seus pais, irmãos, tios, primos e toda a família. Fale sobre o amor de Cristo para as pessoas do seu trabalho ou do seu ambiente.

Não esqueça: faça discípulos! Você não pode só plantar uma semente e esperar que ela cresça, você precisa regrar, e Deus dará o crescimento.

Fazer discípulo é algo mais profundo, é criar um vínculo, instruir, ajudar dia após dia. Claro, não podemos esquecer que existem alguns a quem o Senhor chama para serem enviados para lugares específicos.

Como os missionários que vemos indo para outros países. Mas, agora entendendo sobre missão, sabemos que ser missionário não significa necessariamente ir para a África pois até mesmo esses que viajam o mundo em países subdesenvolvidos pra pregar a palavra de Deus não começaram assim, antes disso eles faziam missões em suas congregações, em suas cidades, e até contribuindo financeiramente para àqueles que já estavam em viagem.

Antes deles receberem oferta eles começaram ofertando. 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL