TRADUÇÃO DA BÍBLIA: QUANTO AINDA FALTA?

 


 

Existe hoje um grupo que tem se organizado para enviar relatórios a cada dois meses sobre o andamento dos trabalhos de tradução da Bíblia no mundo inteiro. Eles fazem a contagem do número total de línguas vivas, quantas delas estão recebendo algum trabalho de tradução, quantas traduções já foram concluídas e quantas ainda estão aguardando por alguém que possa lhes ajudar nessa tarefa.

Os dados de outubro de 2021 nos dizem que existem 7.376 línguas vivas, sendo ativamente usadas dentro das casas de diversas famílias. Esse não é um número fixo, de tempos em tempos algumas línguas podem desaparecer e outras podem nascer. De todas essas línguas, observe o número de traduções que já foram concluídas: apenas 720 línguas possuem a Bíblia completa para os seus falantes; 1585 línguas possuem apenas o Novo Testamento; 999 possuem alguns livros; e para 209 apenas alguns textos estão disponíveis. 

Tão importante quanto o que já foi feito é o que está sendo realizado hoje. Atualmente, existem equipes de tradutores da Bíblia trabalhando em diferentes continentes, países, estados, aldeias, vilas, cabanas, ocas para aproximadamente 3090 línguas. Isso significa que temos hoje mais projetos de tradução ativos do que já se concluiu no passado. Esse é um dado empolgante e que nos dá esperança de alcançar o tão sonhado alvo de ter a Palavra de Deus disponível para todos os povos da terra. Dentro dos andamentos atuais, é possível que eu ainda veja em vida essa tarefa concluída.

Porém, não fique admirado com o que já foi feito ou está acontecendo hoje. Preste atenção no que ainda há por se fazer: 1927 línguas faladas no mundo não possuem nada das Escrituras disponível para os seus falantes e, no momento, ainda não tem ninguém para realizar esse trabalho. Os continentes Africano e Asiático concentram a maior carência de projetos e de recursos humanos para que esses projetos sejam iniciados. Ainda temos uma jornada pela frente!

Muitos irmãos têm orado pelos povos que ainda estão aguardando receber as Escrituras. O Senhor, no Seu tempo, há de responder a cada oração e se revelar a cada povo e a Sua glória será manifesta entre todos os povos.

Minha oração é para que o Senhor toque o seu coração, sim, o seu mesmo que chegou até a última linha. Que o Senhor te leve a um compromisso de oração ou mesmo de dedicação como tradutor da Bíblia para as 1927 línguas que ainda estão aguardando.

---------------------------------------------------------------------------

Jessé Fogaça, missionário da APMT no Timor-Leste atuando com Tradução da Bíblia. 

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL