VOCÊ SABE O QUE É UMA ORAÇÃO MISSIONÁRIA?


ORAÇÃO MISSIONÁRIA


Por Dr. Chris Gnanakan

Podemos chegar ao nosso mundo, se quisermos. A maior carência hoje não é de pessoas nem de fundos. A maior necessidade é a oração. -Wesley Duewel

Os crentes de Filipos se associaram ao apóstolo Paulo no que poderia ser chamado de “oração missionária”. Isto se relaciona diretamente com o cumprimento da Grande Comissão de Jesus.

É missionária na medida em que é uma súplica pelos “enviados” para compartilhar a mensagem salvadora de Deus (o Evangelho) para aqueles que ainda não a ouviram.

Os filipenses oraram por Paulo, seu missionário, que havia sido preso por lutar explicitamente pelo Evangelho, as boas novas sobre Jesus, que é o poder de Deus para salvar todos os que creem. Através dessas orações, os filipenses desenvolveram a intimidade entre eles e melhoraram sua expansão.

Nunca sabemos como Deus responderá às orações, mas podemos esperar que nos envolva em Seu plano para a resposta. Se somos verdadeiros intercessores, devemos estar dispostos a participar da obra de Deus em favor das pessoas pelas quais oramos. - Corrie Dez Boom

Há algumas características nesta carta que Paulo escreveu a esta igreja em Filipos. Foi a primeira igreja que ele plantou na Europa em sua segunda viagem missionária, e havia cultivado um relacionamento especial com eles (Atos 16). 

Diferentemente de suas outras cartas, esta é a única cheia de regozijo e na qual não há um grande problema doutrinário a corrigir! Paulo não demonstrar seu apostolado a esses amados amigos, então apresenta a si mesmo como seu “servo”.

Só avançaremos em nossa obra evangelística tão rapidamente e tão longe quando avançarmos de joelhos. A oração abre o canal entre a alma e Deus; a falta de oração o fecha. A oração libera as garras do poder de Satanás; a falta de oração o amplia. É por isso que a oração é tão desgastante e vital. -Alan Redpath

 A oração missionária vai além de “Deus abençoe e ajude nossos missionários”. Enfoca-se profundamente no progresso ou avanço do Evangelho (destaque para as muitas referências de Paulo ao “Evangelho” em Filipenses 1).

Esta oração oferece um Deus os formosos pés de um evangelista ou “apóstolo” de Deus, já que eles são os “enviados” para levar as boas novas de uma salvação tão grande dos perdidos, a qualquer custo (Rm 10: 15-17) .

Devemos considerar esses missionários como uma extensão da equipe pastoral “remunerada” de nossa igreja local. Eles não podem “ir” a menos que os “enviemos” e nossa única outra opção é desobedecer! Os verdadeiros missionários se preocupam o suficiente para deixar as zonas de conforto, cruzando fronteiras e barreiras para chegar aos confins da terra. Eles nos representam onde Cristo não é conhecido. Em consequência, como Paulo, eles protegem e são perseguidos por anunciar Cristo.

Como cristãos que não estamos sob tal perseguição, devemos encontrar alguma forma de ajudar nossos irmãos e irmãs perseguidos. Eles precisam de nós mais do que nunca: nossa presença, nosso encorajamento, nosso apoio, nosso ensinamento, nosso companheirismo e, talvez mais que qualquer outra coisa, nossas orações. Nossas orações são cruciais porque nossa melhor oração levará à nossa melhor ação. -Irmão André.

 

Vale a pena destacar o que a oração missionária faz. Jesus indicou a seus seguidores como pessoas sem o Evangelho e as chamou de “campos maduros para a colheita”. Depois, como solução para a escassez de missionários, Ele ordenou que orassem (Mt 9: 35-38)!

A primeira e melhor maneira de um crente participar de evangelização e missões é através da oração. Nossa intercessão é diretamente proporcional ao envio do Senhor.

A oração missionária é um mandato divino, não uma opção para os poucos encarregados dos perdidos, mas uma operação e uma obrigação de todos os verdadeiros discípulos de Jesus. A oração não é preparação para o trabalho, é o trabalho. Quando trabalhamos, trabalhamos; quando oramos, Deus trabalha, e sempre o faz melhor! AB Simpson chamou uma oração de “o poderoso motor que move a obra missionária”.

Tendo considerado o “quê” e o “porquê”, considera “como”, como uma igreja local, cada um de nós pode participar de maneira expressa com nossos missionários. A relação de Paulo com os filipenses pode nos inspirar e nos instruir. Observe como eles se viam como companheiros de trabalho ou parceiros e como se consideravam um ao outro:

1.  Em suas mentes (Fp 1: 3). Ficamos tão preocupados com o que é urgente ou o que queremos no momento que negligenciamos o que é importante ou o que mais desejamos. Nossos estilos de vida ocupados consomem nossa atenção e eventualmente nos privam de fazer da oração missionária uma prioridade!

2.  Em suas orações (Fp 1: 4). Observe uma facilidade com que os pensamentos se convertem em orações. Eles compreenderam suas lutas desde o primeiro dia, e assim todos os dias eles se ofereciam a Deus em oração.

3.  Sobre seus corações (Fp 1: 7; 2 Co 7: 3). Isto era natural porque eles se valorizavam mutuamente e expressavam amor sacrificial através do serviço desinteressado (cf. Timóteo, Epafrodito, 2: 19-30).

4.  Através de suas canetas (Pp 1: 1, 8). Demonstraram seu cuidado de forma prática, mediante o envio de apoio financeiro. Depois Paulo põe tudo de lado para tirar um tempo para escrever a eles uma carta, que ainda hoje lemos!

 

A oração missionária conecta as pessoas ao Deus de todos os recursos, que supre todas as nossas necessidades (Fp 4:19). Isto é particularmente verdadeiro quando nos associamos para levar o Evangelho aos perdidos dentro de uma sociedade hostil. Tal súplica atraiu Paulo e os filipenses ao trono de graça de Deus. Elimine a ansiedade e criou uma paz que os fez gratos e alegres, mesmo em meio às provas (Fp 4: 6-7)!

-----------------------------------------

Dr. Chris Gnanakan é Diretor de Capacitação, Alcance aos Nacionais da Ásia (OTAN) Professor de Teologia e Estudos Globais da Liberty University.

Fonte: Chris Gnanakan

 

  

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL