A VIDA E O TRABALHO DE UM MISSIONÁRIO

 

 


OS PREPAROS DO MISSIONÁRIO EM CASA

 

O trabalho missionário é definido como “o esforço de se fazer discípulos nas culturas”. A missão mundial envolve duas coisas:

ir e

fazer discípulos de todas as nações. 

Entretanto, existem dois tipos de missionários: 

1.   Missionários da linha de frente – aqueles que vão; 

2.   Missionários de retaguarda – aqueles que apóiam os que vão 

Por favor, não se esqueça. As missões mundiais começam através das missões domésticas! É importante para aqueles que foram chamados para as missões mundiais, provarem seu chamado antes, em casa.

Sendo assim, primeiro eles devem ser bem sucedidos em seu ministério em casa. O trabalho missionário é simplesmente uma extensão da missão doméstica, só que em uma cultura diferente. Afinal de contas, a missão mundial e seu treinamento começam exatamente onde nós nos encontramos, EM CASA. Paulo e Barnabé serviram fielmente em sua igreja doméstica, em Antioquia, antes que Deus os separasse para trabalhos missionários.

É também extremamente necessário para os candidatos a missionários se envolverem pessoalmente em algum tipo de ministério transcultural enquanto ainda estiverem em casa. 

QUALIDADES DE UM MISSIONÁRIO

Quer você mesmo vá, quer envie outros, é muito simples, um missionário é alguém que é enviado. Até mesmo outras religiões ou seitas enviam seus próprios representantes e missionários a diferentes partes do mundo. Então a questão é, ‘enviado por quem’, ‘enviado para quem’ e ‘enviado para que’. 

Aqui estão as seis qualidades de um missionário verdadeiro. 

1.   Testemunha (Atos 1:8) 

2.   Evangelista (Atos 11:19-21) 

3.   Pioneiro (Hebreus 12:2) 

4.   Arauto (1 Timóteo 2:7, 2 Timóteo 1:11) 

5.   Embaixador (2 Coríntios 5:20, Efésios 6:19-20) 

6.   Servo (1 Coríntios 4:1, 2 Coríntios 4:5, 2 Timóteo 2:24, Marcos 10:45) 

As seis imagens bíblicas acima nos ajudam a ver o que se parece um missionário. E todos estes estilos de vida DEVEM ser desenvolvidos enquanto você estiver EM CASA, e não depois de ter chegado ao campo missionário. 

CONFIRMAÇÃO DE UM CHAMADO MISSIONÁRIO 

Antes de ingressar em uma carreira de trabalho missionário de tempo integral, é necessário que o chamado missionário seja confirmado tanto pessoal como coletivamente. Tal confirmação proverá ao missionário um engajamento descompromissado, quando encarar dificuldades ou adversidades mais tarde, no campo missionário.

Por mais que o Senhor possa lhe assegurar de seu chamado missionário, lembre-se de que Ele lhe guiará em cada passo do caminho, até que você alcance o campo missionário. Por favor, não se esqueça de parar e pedir ao Senhor por mais sabedoria, em qualquer momento que você tiver uma dúvida sobre seu chamado missionário. 

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1:5) 

Aquele que lhe chamou, irá sempre e finalmente guiá-lo. Os quatro elementos seguintes lhe ajudarão a discernir seu chamado missionário. 

1.   Reconhecimento da Autoridade de Cristo 

2.   Entendimento da vontade de Deus 

3.   Sensibilidade à orientação do Espírito Santo 

4.   Confirmação pela igreja local

Porém, devemos ser muito cuidadosos quanto a duas visões extremas, ao esperarmos o chamado missionário de alguém: 

1.   Existem aqueles que crêem que alguém DEVE ter uma experiência dramática de ‘chamado macedônico (Atos 16:9-10)’ para ser chamado como missionário. Eles presumem que se não houver uma visitação sobrenatural significará que não existe nenhum chamado.

Isto é bastante irreal e até perigoso porque Deus tem modos diferentes de lidar com cada indivíduo. O modo como Deus chamou Paulo pode não ser exatamente o mesmo que Ele vai usar para nos chamar! Alguns de nós que são verdadeiramente chamados por Deus como missionários, poderão nunca chegar ao campo por estarem aguardando este tipo de chamado ‘místico’ na vida.

2.   E também existe outra visão deformada extrema, de que NENHUM CHAMADO MISSIONÁRIO é necessário, bastando a compaixão humana para levar o missionário ao campo. Porém, nossa compaixão – por mais que seja grande – sem a inspiração divina, não será capaz de nos sustentar no campo quando a fadiga, o esgotamento e o desapontamento nos atingirem ao longo desta difícil estrada. É o Espírito de Deus quem deve nos levar a produzir frutos nos trabalhos missionários (Salmo 143:10). E é importante darmos nossos primeiros passos sob a orientação do Espírito Santo. 

OBSTÁCULOS AO CHAMADO MISSIONÁRIO 

1.   Educação avançada levando a ‘melhores’ oportunidades e ofertas em casa 

2.   Dívidas 

3.   Amor e casamento

4.   Oposição dos pais 

5.   Problemas de saúde 

6.   Falta de senso de direção 

7.   Falta de treinamento 

QUALIFICAÇÕES GERAIS DE UM MISSIONÁRIO 

1.   Qualificação espiritual 

2.   Qualificação acadêmica 

3.   Qualificação física (por exemplo, as questões de saúde) 

4.   Qualificação profissional

 QUALIFICAÇÕES ESPIRITUAIS 

1.   Nascer de novo 

2.   Conhecimento bíblico suficiente 

3.   Confiança na orientação de Deus 

4.   Amor pelas pessoas 

5.   Sacrifício 

6.   Espírito aberto ao aprendizado. Treine-se nas seguintes áreas para o serviço missionário mais eficiente: 

l  Evite a altivez no campo missionário. Não pense que você é melhor do que a outras tribos, raças e nações. 

l  Seja um visionário com visão e plano de longos prazos. 

l  Aprenda para treinar a si mesmo. Desenvolva o fruto do Espírito, especialmente a paciência e o autocontrole (Gálatas 5:22-23).

A resistência e a paciência são as chaves para o sucesso como missionário. Pratique um estilo de vida autodisciplinado. Pode não haver ninguém mais além de si mesmo para supervisioná-lo no campo missionário.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO