HISTÓRIA DE MISSÕES MUNDIAIS - ONTEM E HOJE

 

 


CORAÇÃO VOLTADO ÀS NAÇÕES

Se você deseja ser um missionário bem sucedido, deverá permitir a Deus, aumentar o tamanho de seu coração. Seu coração deve ser capaz de abrigar as pessoas de diferentes povos, diferentes nacionalidades, diferentes raças e diferentes setores. Este era o tamanho do coração de Jesus para as nações. É o exato início do desenvolvimento de uma visão mundial bíblica, assim como do espírito missionário, dentro de você. 

LEMBRE-SE QUE HOJE … 

l  Somente 1/3 da população mundial se diz cristã (incluindo os católicos) e este número se aproxima de 2 bilhões de pessoas. 

l  Os não-cristãos, nos 2/3 da população restante, são na maioria encontrados no Terceiro Mundo. 

l  A África do Sul e o Quênia são duas estações estratégicas de reavivamento para a África. 

l  Os ensinos heréticos também encontraram lugar no corpo de Cristo na África e no Terceiro Mundo. 

l  Uma das razões para os ensinos heréticos invadirem o corpo de Cristo é devido à falta de ensinos sólidos e de discipulado. 

l  Uma das chaves para o trabalho missionário bem sucedido é a demonstração do amor de Cristo. O amor é atraente. Ele puxa. 

l  O amor satisfaz as necessidades dos outros. O amor faz com que as pessoas se interessem em conhecer a verdade. 

l  Amar é cuidar. Um missionário deve amar e cuidar do povo local de todas as maneiras. Sempre se lembre de que você foi ao campo missionário por ‘eles’! O ‘amor’ também pode prover a solução final para cada problema no ministério. Tome suas decisões no campo missionário com base no amor pelo povo local. E assim você raramente cometerá erros. 

l  Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.” (1 João 2:10) 

HISTÓRIA DAS MISSÕES MUNDIAIS 

A história das missões mundiais é a história redentora de Deus. Ele vem mantendo rigorosamente a Sua promessa a Abraão nos últimos 4.000 anos, de que todos os povos na terra seriam abençoados por seu intermédio (Gênesis 12:3). A tabela abaixo nos mostra as dez eras da história redentora pela qual Deus vem expandindo o Seu Reino pelas nações da terra.

 

Tempo

Era

Ação

Estagnação

2000-1600 a.C.

Patriarcas

Abraão obedeceu e foi abençoado, depois abençoou os cananitas.

José foi uma bênção para o Egito

Gênesis começa com vida, termina com morte.

(José em um esquife).

1600-1200

Escravidão no Egito

Moisés representou Deus diante do Faraó do Egito.

Josué levou Israel até a terra prometida; Raabe serviu.

Israel não creu em Deus.

Israel não obedeceu a Deus.

1200-800

Juízes

Israel conquistou povos em nome de Deus.

Ruth, a moabita, foi para Israel.

Último versículo em Juízes: “Cada um fazia o que lhe parecia certo.”

800-400

Reis

David demonstrou um coração pelas nações.

Templo construído; A visita da Rainha Sheba.

Salomão acabou amando mais ao mundo do que a Deus.

400-0

Pós-Exílio

Ester e Esdras representaram Jeová em terra estrangeira.

Israel retornou à sua terra.

Israel esqueceu Deus.

Conquistas de Alexandre o Grande e Júlio Cesar.

0-400 A.D.

Romanos

Jesus diz para fazermos discípulos de todas as nações.

Roma se torna ‘cristã. ’

O Império Romano foi ‘brando’; a cristandade não evangelizou os bárbaros.

400-800

Bárbaros

A Igreja tentou criar o ‘Novo Império Sacrossanto. ’

Monges celtas vão à Europa.

Mistura do cristianismo com o paganismo; pouca propagação.

800-1200

Vikings

Monges aprisionados testemunham aos captores.

Mistura do cristianismo com o poder político.

1200-1600

 Muçulmanos / Cruzadas

Os monges franciscanos estudam/escrevem.

Pragas na Europa.

Cruzadas contra os muçulmanos.

1600-????

Os Confins da terra

Martinho Lutero abre as portas do reino para as nações.

4 Homens / 3 Eras: Carey, Taylor, McGavran, Townsend.

????

 © Southeast Christian Church of Jefferson County, Kentucky, Inc. 1999 

MOVIMENTOS MISSIONÁRIOS MODERNOS 

4 Homens / 3 Eras 

1ª Era: Missão na Costa (de 1872 a 1910) - William Carey 

2ª Era: Missão no Interior (de 1865 a 1980) - Hudson Taylor 

3ª Era: Missões para os povos ocultos não alcançados (de 1934 até o presente) - Cameron Townsend, Donald McGavran 

Como você pode ver, estamos agora vivendo na terceira era do movimento missionário moderno. As pessoas ocultas não são facilmente encontradas nem alcançadas por causa de sua natureza ‘oculta’. Um dos meios mais eficazes de alcançá-los é enviar pregadores equipados até onde elas se encontram. Portanto, nosso foco deveria se concentrar no treinamento e comissionamento destes pregadores para as tribos ocultas, por todos os meios possíveis. Afinal de contas, os ‘pregadores’ são a chave final da evangelização mundial, conforme está declarado em Romanos 10:14-15. 

O FOCO DA MISSÃO MUNDIAL ATUAL 

Oriente Médio 

O Oriente ‘Médio’ é exatamente o centro do mundo porque conecta todo o mundo. Ele conecta a África, a Ásia e a Europa. Nosso Senhor Jesus nasceu no Oriente Médio quando o Império Romano uniu a região junto com a África, a Ásia e a Europa. Por que durante o Império Romano? Porque foi pela primeira vez na história que estes três continentes ficaram sob a mesma influência. E por que o Oriente Médio? Porque do Oriente Médio - o centro do mundo – o evangelho pôde facilmente se espalhar ao resto do mundo desde que ele se conecta com os três continentes. Ezequiel 5:5 fala de Jerusalém como sendo o centro de todas as nações. 

“Assim diz o Soberano, o Senhor: Esta é Jerusalém, que pus no meio dos povos, com nações ao seu redor.” 

O mover do Espírito Santo se originou na casa de Marcos e se dirigiu para a Europa, da Europa para a América, da América para a Ásia, da Ásia para a África e da África de volta à sua origem, o Oriente Médio. 

Janela 10/40

(Adaptado de: Janela 10/40, AD 2000 e Beyond (http://www.ad2000.org))

 (*) Global Mapping International. 1991

 O termo ‘Janela 10/40’ refere-se à área do mundo que fica compreendida entre os graus 10 e 40 da latitude norte do equador, indo do oeste da África até o Japão no Leste. Ela inclui todas as partes de 61 países na Europa meridional, África setentrional, o Oriente Médio inteiro, e muito do sudeste asiático. Esta área do mundo é também com freqüência chamada de “A Janela da Resistência” porque é difícil para os missionários cristãos levarem a palavra de Deus para quem vive nela. As três maiores religiões da área:

- Islã,

-  Hinduísmo e

-   Budismo – são muito militantes. 

1.  Islã

2.  Os seguidores do Islã são conhecidos como muçulmanos. O Islã é a segunda maior religião no mundo, depois do cristianismo. Também é a segunda religião mais prevalecente nos países da Janela 10/40, com cerca de 706 milhões de seguidores. Os muçulmanos crêem em um deus, cujo nome é Alá e segundo eles, o fundador de sua religião, Maomé, é o único profeta verdadeiro de seu deus. 

Os muçulmanos crêem que eles devem ganhar a salvação ao cumprir fielmente os cinco pilares de sua religião:

a pronúncia diária de um juramento,

recitação das orações prescritas cinco vezes ao dia,

jejum,

dar esmolas aos pobres, e

fazer a peregrinação a Meca – uma das duas cidades santas de sua religião. 

Existem dois grandes grupos ou seitas dentro da religião muçulmana. Os xiitas, que representam cerca de 10% de todos os muçulmanos, são os mais visíveis e contestadores. Eles crêem na aplicação estrita da lei muçulmana e estão sob a liderança espiritual e governamental do Aiatolá. A segunda seita, os sunitas, são muito mais tolerantes quanto à diversidade, e crêem que a fé muçulmana pode coexistir dentro do contexto dos governos existentes. 

3.  Hinduísmo 

Aproximadamente 717 milhões de pessoas na Janela 10/40 são hindus. Embora o hinduísmo seja a terceira maior religião no mundo, é a mais proeminente na região, representando 23% da população total da área. 

Os hindus crêem na reencarnação, e que a alma de alguém retorna à terra no corpo de outra pessoa ou animal, após a morte. A pessoa é levada a crer que pertence a uma das cinco castas ou classes sociais. A meta da pessoa é a prática da disciplina na terra, para avançar ao próximo nível. Os hindus crêem que este ciclo de renascimento, chamado ‘moksha,’ continua até que a alma receba salvação (conhecida como iluminação total). Os hindus crêem que ‘tudo da realidade é uma coisa só’. Ambos, o significado do mundo e o modo de alcançar a salvação ocorrem através da percepção ou conhecimento. 

4.  Budismo 

Os cerca de 153 milhões de budistas na Janela 10/40 não crêem em um deus. Nem oram, ou fazem sacrifícios ou crêem na vida após a morte. O budismo tem sido chamado de ‘a religião onde se pratica o ateísmo. ’ Como o hinduísmo, o budismo professa uma crença na reencarnação, com a salvação sendo a fuga final do ciclo de renascimento. Ao contrário do hinduísmo, o budismo não tem um sistema de castas. 

O budismo crê que a ignorância é a raiz de todo o mal, e que a única maneira de destruir a ignorância é seguir as quatro nobres verdades de sua religião: o sofrimento é universal,

o sofrimento é causado pelo desejo,

o desejo deve ser eliminado, e

o único modo de eliminar o desejo é seguir oito passos da vida diária. Estes passos, conhecidos como ‘oito aspectos’ são:

ponto de vista correto,

pensamento correto,

fala correta,

ação correta,

meio de vida correto,

esforço correto,

atenção correta, e

concentração correta.

Quando alguém completa os oito aspectos de liberação, atingirá o ‘Nirvana’ (paraíso), porém, se alguém não consegue completar os oito aspectos durante seu tempo de vida, a pessoa reencarna como um animal ou como uma pessoa. 

Os governos na ‘Janela 10/40’ são muito densamente populados, e extremamente pobres. De fato, a região de quatro bilhões de pessoas representa mais da metade da população mundial. Também representa 99% das pessoas mais pobres do mundo. As baixas taxas de alfabetização dos adultos, a extrema diversidade de línguas e as diferenças culturais significativas (até mesmo dentro de um único país) tornam a eficácia do evangelismo quase impossível na ‘Janela 10/40’. Porém, o elemento mais intimidador para os esforços missionários tradicionais é o fanatismo e a intolerância da religião predominante da área. 

DESAFIOS  DA MISSÃO MUNDIAL ATUAL 

Existem desafioss dentro e fora que podem dificultar os trabalhos missionários, como seguem:

 1.   Desafios Políticos

2.  Desafios Religiosas

3.  Desafios Culturais

4.  Desafios Sociais

5.  Desafios Pessoais 

Tendências e tensões no domínio político são também sempre refletidas no relacionamento entre os líderes da igreja nacional e os missionários. Lembre-se, somente através das orações, Deus poderá abrir portas fechadas.

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA