LEVANTAMENTO DE FUNDOS PARA MISSÕES

 

 

POR QUE LEVANTAR FUNDOS?

 1.  Para a segurança financeira

l  Finanças para o ministério

l  Finanças para os equipamentos (por exemplo, materiais, tendas, etc.)

l  Para os transportes

l  Para o custo de vida

 2.  Para conseguir apoio em oração

l  Para ajudar as pessoas em casa para participarem nas missões. Levantar fundos na verdade significa levantar pessoas que irão participar do trabalho missionário.

l  Para acrescentar uma cerca de proteção através da cobertura de oração. O campo missionário é um campo de batalha. E o apoio em oração é como um escudo para uma família missionária.

 3.  Para edificar a igreja

l  Nós levantamos fundos para edificar a igreja. A igreja se torna dinâmica e justifica sua existência quando ela cumpre sua obrigação missionária. Muitas vezes, um missionário pode ser usado por Deus para curar e reavivar a igreja desta forma.

l  Nós levantamos fundos para recrutar mais missionários colaboradores.

 VANTAGENS DE LEVANTAR FUNDOS

1.  Edifica nossa autoconfiança.

2.  Ajuda-nos a crescer espiritualmente.

3.  Faz-nos depender mais da provisão de Deus para a abundância.

4.  Expande nossas fronteiras.

5.  Possibilita que encontremos diferentes tipos de pessoas e nos ajuda a desenvolver nosso relacionamento social.

6.  Ajuda-nos a sermos melhores pregadores, ajuda a nos prepararmos mais!

 Desvantagens de levantar fundos

1.  Leva tempo para fazê-lo.

2.  É estressante.

3.  É muito dispendioso enviar cartas, fazer chamadas telefônicas, imprimir folhetos de apelo para apoio, e visitar igrejas e indivíduos apoiadores, etc.

4.  Pode possivelmente trazer desapontamentos. É verdade que alguns têm desconfiança dos trabalhos dos missionários jovens e dos missionários do Terceiro Mundo. Entretanto, o servo do Senhor deve aprender;

a depender exclusivamente de Deus para as suas provisões financeiras e

agir sobriamente em relação ao dinheiro. Somente assim o missionário se comportará com dignidade contra as tentações financeiras.

 Eu me recordo de quando abordei meu mentor, o Rev. Edward H. Park, para pedir apoio financeiro durante os anos da fundação de meu ministério. Ao invés de me ajudar com dinheiro, ele me deu um conselho que, na verdade, me ajudaria nos anos futuros. Ele me ensinou a buscar no Senhor as provisões diárias, se eu estivesse verdadeiramente obedecendo à Sua orientação. Ele disse que desde que eu perseverasse em fazer o que o Senhor me dissesse para fazer, no lugar em que Ele me colocasse, eu sempre as teria. Embora eu ficasse muito desapontado naquele momento, voltando de mãos vazias, seu conselho sobre perseverança literalmente me manteve em pé, cada vez que eu quis largar o ministério.

 Leia, por exemplo, os versículos seguintes que se tornaram populares nos círculos cristãos, ainda que mal interpretados com freqüência.

 “… Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:11-13)

 É conhecido como um princípio hermenêutico sólido, lembrar-se de que os versículos da Bíblia estão conectados uns aos outros e devem ser interpretados mais como um contexto do que meramente um texto. O mesmo princípio de interpretação também se aplica aos versículos acima. Paulo estava confessando que ‘ele podia fazer tudo através de Cristo que lhe dava força’ e o mesmo Cristo de antemão tinha que ensiná-lo como se ‘contentar’ em todas as situações! Este apóstolo proeminente confessa este importante princípio, até mesmo duas vezes no mesmo contexto. Portanto, deveria um ministro desejar explorar as pessoas no chamado dado por Deus? Especialmente qualquer um no início de sua jornada ministerial? Ele deve aprender a permanecer por si mesmo espiritual e financeiramente! Afinal de contas, qualquer pessoa que não esteja livre do amor ao dinheiro não pode ser um missionário bem sucedido.

 “Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.” (1 Timóteo 6:10)

 PRINCÍPIOS DO LEVANTAMENTO DE FUNDOS PARA MISSÕES

 1.  Faça tantos contatos com grupos e com indivíduos quanto puder, inicie com seus amigos mais antigos.

2.  Levantar fundos é na verdade levantar pessoas. Levante pessoas para te apoiarem. Levantar fundos é levantar as Os missionários devem valorizar e orar por seus apoiadores e parceiros pessoas que permanecerão, irão com você e lhe apoiarão.

3.  Preocupe-se mais com as pessoas que lhe apoiarem do que com o dinheiro delas...

4.  Compartilhe sua visão, e a não sua necessidade! Compartilhe que a igreja primitiva foi uma igreja doadora e que enviou missionários (por exemplo, Tito em Atos 2:44-45).

5.  Deixe que os outros saibam que compartilham igualmente das bênçãos daqueles que participam no trabalho missionário.

  “Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa do justo.” (Mateus 10:41)

 “… A parte de quem ficou com a bagagem será a mesma de quem foi à batalha. Todos receberão partes iguais”. (1 Samuel 30:24)

 6.  Ore primeiro quando você for recrutar seus apoiadores! Creia que Deus tem o Seu povo em algum lugar e que eles estão dispostos a permanecer com você. Por exemplo, Barnabé foi um financista para o ministério. (Atos 4:34-36) É Deus quem nos conecta com aqueles que serão nosso ‘Barnabé’ e NÃO as nossas palavras eloquentes.

7.  Viva o estilo de vida do reino, de dar você mesmo. Dar é o início da entrada no serviço a Deus. Seja um doador e apoie o trabalho de Deus.

 Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?

'Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:31-33)

 E quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.” (Eclesiastes 5:19)

 8.  Não ignore o povo local em seu campo missionário, porque podem e também serão apoiadores valiosos para seu trabalho. Uma vez instruídos de acordo, eles poderão ficar mais íntimos a você do que um irmão (Provérbios 18:24). Provérbios 27:10 também fala que é melhor um vizinho por perto do que um irmão distante. Pode haver até crentes locais tocando seus negócios como negócios do reino, e dispostos a apoiá-lo financeiramente.

Procure em oração por meios para ajudar a fundar seu trabalho missionário dentro da localidade. Por exemplo, nós, encorajamos todos os nossos missionários a plantarem igrejas, e servirem nelas como seus pastores, enquanto eles ainda se mantenham envolvidos em outros tipos de ministério como o treinamento de pregadores, plantação de igrejas-filhas, e escolas de enfermagem. Os membros da igreja local são muito capazes de apoiá-lo como seu pastor, desde que sejam discipulados apropriadamente, e você estará pronto para adequar-se ao padrão local. Também envolver-se em negócios por tempo parcial no campo missionário, é geralmente encorajado em nosso círculo, desde que não se perca o foco no ministério por causa deles como a maioria dos missionários fazem.

9.  Não se desanime se as pessoas não contribuírem como você esperava. Continue a confiar no Senhor para mais provisões no futuro, e seja grato e fiel com qualquer quantia levantada no presente. Atualmente, o maior desafio para a evangelização mundial não são as portas fechadas ou a barreira da linguagem, mas a falta das finanças. Aqui estão algumas das razões por que as pessoas não dão para a causa das missões no Terceiro Mundo.

 l  As pessoas não foram bem ensinadas a dar.

l  As pessoas têm uma concepção pobre de que a África e o Terceiro Mundo carecem do dinheiro para dá-lo à igreja, o que não é verdade. O problema do Terceiro Mundo é mais o desequilíbrio do que a pobreza. Uns poucos têm muito, enquanto os demais têm muito pouco! No entanto, o Terceiro Mundo ainda crê ser muito pobre para dar.

l  A África e o Terceiro Mundo carecem de técnicas e responsabilidades apropriadas para levantar fundos.

l  Existem poucos mecanismos no Terceiro Mundo para encorajar doações locais, especialmente doações regulares.

 DICAS PARA ENTREVISTAS NA MÍDIA

Às vezes um missionário pode ser solicitado a dar uma entrevista para pessoal da mídia, tais como rádio e televisão para ajudar a divulgar a missão ao público. Existem diversas coisas que você pode ter em mente, quando estiver sendo entrevistado.

 1.  Sempre dirija seu discurso direto ao ouvinte.

2.  Um espelho pode ajudar a praticar para uma entrevista no rádio.

3.  Pense e leve alguns exemplos de perguntas quando entrevistado.

4.  Nunca responda somente ‘sim’ ou ‘não’. Tente responder cada questão usando ‘onde, o que, por que, quem, quando e qual’.

 5.  Em uma entrevista ideal, um entrevistador fala 1/3 de toda conversa e a pessoa entrevistada fala os 2/3 restantes.

6.  Sempre faça um resumo no final (por exemplo, nome, assunto, etc.)

Nunca faça os mesmos comentários novamente!

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA