INICIANDO UM MINISTÉRIO NO CAMPO MISSIONÁRIO

  


Três descrições principais do trabalho de um missionário.

Independentemente do tipo de ministério em que você esteja envolvido em seu campo missionário, não se esqueça de ser fiel em seguir três descrições principais do trabalho de um missionário.

1.     Fazer o trabalho missionário como ensinado em Mateus 28:19-20, a assim chamada a ‘Grande Comissão’

Este processo envolve ir, fazer discípulos, condução ao compromisso e maturidade como também o aconselhamento. Certifique-se, por favor, de considerar os componentes que seguem ao decidir um tipo de ministério a ser lançado em seu campo missionário.

      Seus dons

      Seus treinamentos

      Suas experiências 

      Necessidades locais

      Orientação de Deus

2.     Unir pessoas para se envolverem nos trabalhos missionários – através da oração e de apoio financeiro

3.     Ajudar a levantar os possíveis futuros missionários

Nos trabalhos missionários, muitas vezes, os missionários assumem um posto (não necessariamente um título) de ‘apóstolos’. Embora os apóstolos modernos não tenham precisamente o mesmo posto que os Doze Apóstolos tiveram na igreja primitiva (que era de fundar a Igreja na terra), eles ainda exercem a função de fundadores de novos ministérios, igrejas e organizações, etc. no campo missionário. E um ponto é bastante óbvio aqui. Um missionário não pode fundar um ministério duradouro sem fazer discípulos (Veja Mateus 28:19-20)! Sem os discípulos, que iriam dar continuidade ao trabalho do missionário após sua partida, todos os trabalhos missionários poderiam estourar como uma bolha. Lembre-se de se concentrar em fazer discípulos qualquer que seja a forma de seu ministério, onde estiver servindo como missionário. Este é o único caminho a seguir!

PRINCÍPIO DE ‘MESMO TIPO, MENOS ATRITO’

Pelos anos em meus esforços de fazer discípulos, dos líderes das igrejas do Quênia, eu vim a descobrir o segredo desta profunda e simples verdade. Que é esta, O MESMO TIPO CAUSA MENOS ATRITO em cada área da vida, incluindo o ministério trans-cultural.

Por várias vezes eu tive que enfrentar situações nas quais tinha que desafiar algumas práticas ímpias que existem na cultura africana. Eu as enfrentei vez após outra, porém a resposta era bastante pequena. Foi logo depois que Deus me revelou algo que mudou o rumo de meu ministério. Aconteceu de eu testemunhar quando o mesmo desafio foi feito por um de meus alunos da Escola Bíblica, que era da mesma origem tribal daqueles que praticavam aqueles rituais decadentes. Seus comentários foram tomados mais seriamente e por fim ajudaram-lhes a substituir depois tal prática por alternativas práticas santas. E eu experimentei casos semelhantes novamente, vez após outra, que provaram que este princípio é provavelmente universal. Em outras palavras, a homogeneidade causa menos atrito quando o povo .local é confrontado, porém atinge-lhes mais profundamente com influência penetrante.

Pegue o exemplo do carpinteiro. Todos os carpinteiros experientes sabem como não deixar marcas feias por martelo na madeira que eles estiverem pregando. Quando um prego é enfiado na madeira, ele coloca um pedado de madeira sobre o prego e bate nele ao invés de bater diretamente sobre o prego. Um carpinteiro sabe que usando outra madeira reduz o choque e também não deixa marcas ao redor do prego.

Este princípio fascinante nos leva a outra razão significante, porque um missionário DEVE fazer discípulos em qualquer que seja o tipo de ministério que ele possa ter no campo missionário. Nossos discípulos que são procedentes dentre o povo local, com freqüência podem e irão penetrar a cultura e mudar as vidas e comunidades com ‘o Caminho’ (Atos 9:2, Atos 19:9, Atos 19:23, Atos 22:4, Atos 24:14, Atos 24:22) mais efetivamente do que o missionário. E o missionário verá a glória de Deus através da maturidade e do sucesso de seus discípulos! Não é de admirar que Nosso Senhor Jesus, o maior missionário de todos os tempos, deu àqueles de nós, que estão seguindo seus passos, esta estratégia missionária inigualável: “… e façam discípulos de todas as nações … ” (Mateus 28:19) Ele definitivamente sabia do que estava falando.

PRIMEIRO, AS PRIMEIRAS COISAS!

Quando um missionário chega ao novo campo missionário,

1.     Estabelece um contato – para apoio em oração

2.     Abre um canal para obtenção de fundos – para apoio financeiro

O apóstolo Paulo constantemente se manteve em contato com aqueles que eram valorosos e preciosos para ele. Temos uma responsabilidade para com aqueles que patrocinam nosso ministério. Não importando qual tipo de apoio eles dêem. Todo tipo de patrocínio é importante. A doação de dinheiro é uma da várias formas de patrocínio, não é o único tipo. A oração é uma forma vital de patrocínio. As orações daqueles que lhe conhecem pessoalmente são muito mais importantes do que o seu dinheiro. Suas orações serão consistentes e do fundo do coração.

O encorajamento é outra forma de patrocínio. Outros patrocinam missões através de visitas de curta duração. Você tem que informar as pessoas (aquelas que te apóiam) sobre o que você estiver fazendo para o Senhor.

Uma das maneiras mais comuns para manter contato com seus apoiadores é através de cartas missionárias (e-mail, boletins, cartas de oração, cartas pessoais, etc.). Saiba que escrever uma carta missionária é uma tarefa missionária, e não uma opção. Lembre-se de que uma de suas principais ações de trabalho como um missionário é envolver outros para fazerem o trabalho missionário, através do apoio em oração e apoio financeiro. Suas cartas missionárias abrem canais para que, seus apoiadores e amigos, façam parte da obra que Deus está fazendo por seu intermédio.

DICAS PARA ESCREVER CARTAS MISSIONÁRIAS

1.     Decida a freqüência com que escreverá, não tão freqüente, e nem tão aleatoriamente.

2.     Seja criativo.

3.     Planeje com antecedência como você escreverá. Tenha um tema.

4.     Seja específico com o seu conteúdo. Use língua coloquial. Sempre mencione o nome completo das pessoas. Tenha em mente que suas cartas missionárias, afinal de contas, são documentos públicos.

5.     Trabalhe com o layout, não muito curto, nem muito longo. Faça um rascunho aproximado.

6.     Espere 24 horas para editar.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL