VOCÊ SABIA?


 

Os missionários africanos (e também os missionários do Terceiro Mundo) podem verdadeiramente contribuir para a compreensão das questões de nossa fé, e ajudar a Igreja de Jesus Cristo no mundo inteiro a entender melhor alguns dos mistérios e caráter de Deus. 

1.  Orientação para o sobrenatural. 

Todos os africanos crêem que existe um Deus Criador que controla o universo. Eles nunca terão que ser convencidos disto. Faz parte de seu ser, parte de sua herança religiosa. 

2.  Crenças em relação ao mundo espiritual. 

Os africanos estavam acostumados com a idéia de forças espirituais no mundo bem antes da revelação das Escrituras (por exemplo, espíritos, demônios, etc.)

3.  Dons de relacionamento.

   A pergunta feita por um visitante no ocidente, “Bom dia. Em que posso lhe ajudar?” é uma pergunta humilhante para os africanos. Os africanos quase sempre dão as boas vindas aos visitantes e conversam, enquanto uma visão mecanística do mundo lhes deleita no conforto e privacidade. Aliás, é que em grande parte do mundo, especialmente onde o evangelho não foi pregado, este tipo de sociedade orientada ao relacionamento vive. Conceitos ocidentais orientados ao trabalho simplesmente não se aplicam a eles. 

4.  Conceito da família estendida. 

A visão africana tradicional da família inclui o não nascido, o vivente, e o ‘morto vivo’. Não há o sentimento de que a morte biológica acaba com a existência humana. Em muitas línguas tribais africanas a palavra ‘morte’ significa ‘dizer adeus ao mundo. ’ É, portanto uma idéia perfeitamente familiar dizer que em Cristo, após a morte, vamos para Deus. 

5.  O cuidado dos africanos com os idosos. 

A concepção da família estendida permite que os africanos cuidem dos idosos. Os idosos são respeitados e ouvidos por sua sabedoria em todas as comunidades. Eles não são postos em asilos, mas são cuidados por seus filhos em casa. Tito 2:4-5 fala sobre uma mulher idosa que treinava mulheres jovens, mas isto dificilmente poderia acontecer se todas as mulheres idosas estivessem internadas em um asilo. 

6.  O conceito africano da hospitalidade. 

Na África tradicional, as pessoas eram hospitaleiras para com todos os estrangeiros. Todos compartilhavam com quem viesse à sua porta. Mesmo nas áreas urbanas, este instinto de hospitalidade continua ainda o mesmo nos corações de muitos africanos. Eles não têm muitos problemas quando alguém aparece em/ suas portas sem hora marcada e pedindo por ajuda. 

7.  Orientação pelos acontecimentos versus a orientação pelo tempo 

A cultura africana esta baseada na orientação pelos acontecimentos e não na orientação pelo tempo. Os africanos não crêem que pensar tudo na vida em termos de tempo, seja sempre útil para entender a verdade. Deveríamos ser mestres e não escravos do tempo para cumprirmos nossos chamados.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO