VOCÊ SABIA?
Os missionários africanos (e também os missionários do Terceiro Mundo) podem verdadeiramente contribuir para a compreensão das questões de nossa fé, e ajudar a Igreja de Jesus Cristo no mundo inteiro a entender melhor alguns dos mistérios e caráter de Deus.
1. Orientação para o sobrenatural.
Todos os africanos crêem que existe um Deus Criador que controla o universo. Eles nunca terão que ser convencidos disto. Faz parte de seu ser, parte de sua herança religiosa.
2. Crenças em relação ao mundo espiritual.
Os africanos estavam acostumados com a idéia de forças
espirituais no mundo bem antes da revelação das Escrituras (por exemplo,
espíritos, demônios, etc.)
3. Dons de relacionamento.
A pergunta feita por um visitante no ocidente, “Bom dia. Em que posso lhe ajudar?” é uma pergunta humilhante para os africanos. Os africanos quase sempre dão as boas vindas aos visitantes e conversam, enquanto uma visão mecanística do mundo lhes deleita no conforto e privacidade. Aliás, é que em grande parte do mundo, especialmente onde o evangelho não foi pregado, este tipo de sociedade orientada ao relacionamento vive. Conceitos ocidentais orientados ao trabalho simplesmente não se aplicam a eles.
4. Conceito da família estendida.
A visão africana tradicional da família inclui o não nascido, o vivente, e o ‘morto vivo’. Não há o sentimento de que a morte biológica acaba com a existência humana. Em muitas línguas tribais africanas a palavra ‘morte’ significa ‘dizer adeus ao mundo. ’ É, portanto uma idéia perfeitamente familiar dizer que em Cristo, após a morte, vamos para Deus.
5. O cuidado dos africanos com os idosos.
A concepção da família estendida permite que os
africanos cuidem dos idosos. Os idosos são respeitados e ouvidos por sua
sabedoria em todas as comunidades. Eles não são postos em asilos, mas são cuidados
por seus filhos
6. O conceito africano da hospitalidade.
Na África tradicional, as pessoas eram hospitaleiras para com todos os estrangeiros. Todos compartilhavam com quem viesse à sua porta. Mesmo nas áreas urbanas, este instinto de hospitalidade continua ainda o mesmo nos corações de muitos africanos. Eles não têm muitos problemas quando alguém aparece em/ suas portas sem hora marcada e pedindo por ajuda.
7. Orientação pelos acontecimentos versus a orientação pelo tempo
A cultura africana esta baseada na orientação pelos acontecimentos e não na orientação pelo tempo. Os africanos não crêem que pensar tudo na vida em termos de tempo, seja sempre útil para entender a verdade. Deveríamos ser mestres e não escravos do tempo para cumprirmos nossos chamados.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para melhorarmos o nosso trabalho.
Obrigado pela visita, compartilhe e
Volte Sempre.