RELACIONAMENTO INTERPESSOAL DO MISSIONÁRIO

  


Uma das áreas mais importantes em que um missionário deve pedir o favor de Deus, é a benção de um relacionamento humano sólido. Reunir-se e trabalhar com pessoas de boa qualidade é provavelmente a maior bênção que um missionário pode ter. Peça a Deus por tal bênção.

Também dependa da misericórdia de Deus para moldar-lhe em um homem ou mulher de qualidade. As borboletas juntam-se perto das flores, e voam perto da imundície. Conforme buscamos a Deus e permitimos a Ele examinar nossos corações todos os dias, Ele irá construir a imagem de Cristo em nós, e aproximará mais pessoas semelhantes a nós para o companheirismo e cooperação santos.

As duas questões mais perturbadoras para um missionário.

As duas questões mais perturbadoras que os missionários podem encarar no campo missionário (que podem ser chocantes para alguns de nós) são:

1.  CONSEGUIR UM VISTO DE MISSIONÁRIO (OU PERMISSÃO DE TRABALHO)

Fique bem informado sobre os órgãos públicos e seus procedimentos para obter documentos oficiais como um visto missionário, visto para os dependentes, certificado de registro ministerial, etc. Descubra exatamente ‘aonde ir’, ‘ a quem se dirigir’, ‘que tipos e opções estão disponíveis’, ‘quais são os custos’, e ‘quanto tempo leva’ e mantenha-se dentro da lei daquela terra para obter aqueles documentos. Não caia na tentação de dar suborno para apressar o processo. Um começo corrompido somente resultará em um fim corrompido.

2.  RELACIONAMENTO COM OUTROS MISSIONÁRIOS

 

Surpreendentemente, o que mais desencoraja os missionários não são as forças externas, mas aquelas de dentro. Os missionários sempre encaram desafios de outros missionários. O conflito relacional pode também proceder do missionário predecessor. (a menos que você mesmo seja o fundador).

Os missionários também são seres humanos. Eles passam por experiências, testes e tentações assim como outro crente qualquer. Especialmente se um missionário passa por um trauma ou depressão por choques culturais, tais experiências podem causar danos em seu relacionamento humano.

O meu melhor conselho é: não se compare com outros colegas missionários. Sinta orgulho de quem você é e do que foi chamado para fazer. Evite o espírito de julgamento. E novamente, não julgue outros missionários. Ou você será julgado! (Mateus 7:1, Lucas 6:37).

Este problema é primeiramente causado por falta da habilidade do relacionamento interpessoal de um missionário. Tais relacionamentos envolvem a relação propriamente dita, a socialização, o trabalho e cooperação com os outros. Aqui estão algumas sugestões para que você possa trabalhar melhor com outra pessoa.

l  Seja uma pessoa sociável, dando as boas vindas aos convidados em sua casa.

l  Seja cortês e tenha bons modos.

l  Seja sensível às necessidades dos outros. Aprenda sobre o que gostam e não gostam.

l  Considere os outros.

l  Reconsidere. Pense duas vezes antes de falar ou agir. Os erros que cometemos ao dizer o que não deveríamos são sempre mais fatais do que os erros que cometemos por não dizer o que deveríamos.

l  Seja generoso (Atos 20:35).

l  Seja paciente. Leva tempo entendê-los, especialmente quando trabalhamos com o povo local.

l  Seja humilde. O orgulho antecede a queda (Provérbios 16:18, 1 Coríntios10:12).

 

COMO TRABALHAR COM OS LÍDERES LOCAIS

 

Mantenha os seguintes pontos em sua mente quando for trabalhar e cooperar com os líderes locais.

1.  Como missionário, você deve produzir frutos permanentes – frutos que durarão (João 15:16).

2.  Em seu campo missionário, tente não se comportar como um estrangeiro. Faça esforços constantes para ser um pastor e para demonstrar liderança ao povo local.

3.  Prepare-se para se responsabilizar pelos muitos erros daqueles que você escolheu como líderes.

4.  Ame o povo local como irmãos e irmãs, não somente como homens e mulheres.

5.  Compartilhe refeições. Comer junto faz parte do companheirismo, e leva à cooperação. Comer nos revela o quanto estamos encaixados, e freqüentemente, o quanto amamos o povo local.

6.  Lembre-se sempre, você foi ao seu campo missionário pelo povo nele! Eles são e deverão ser sua primeira prioridade ao tomar suas decisões.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA