FAMÍLIA - DESAFIOS DO CAMPO MISSIONÁRIO

 



UM OLHAR AOS DESAFIOS E ÀS BÊNÇÃOS DE SER UMA

FAMÍLIA MISSIONÁRIA

Por Dr. Carlos Pinto

 

INTRODUÇÃO        

Para entender melhor a realidade da família missionária latino-americana, proponho que deixemos o imaginário de atuação da família missionária anglo-saxã e procuremos aprender, com a vivência da família migrante latino-americana, experiências que podem ser comuns a uma família latina em missão transcultural.

Por exemplo, a evidência das investigações sobre famílias migrantes mostra que a mulher-esposa-mãe se adapta mais facilmente a uma nova cultura que o homem-esposo-pai. A mulher assume uma posição de protagonista no processo de facilitação uma adaptação cultural saudável, por ser mais flexível, mais sociável, mais disposta a correr riscos e mais humilde em assumir seu papel de aprender um novo estilo de vida. O homem, ao contrário, tende a ser mais rígido, mais orgulhoso e a buscar espaços de poder e não de serviço.

É interessante que, apesar da evidência do importante papel que a mulher, esposa e mãe desempenha em um melhor processo de adaptação cultural na família migrante latina, como capacitações de orientação a missionários que são oferecidas, tender a considerar o homem como quem se encarregará de guiar a família para realizar uma saúde transitória de adaptação no país onde realizarão seu serviço missionário. Nas mencionadas orientações à família missionária, geralmente dá mais visibilidade ao papel do homem que ao da mulher, deixando um meio invisível e, portanto, desvalorizada.

Por sua vez, a literatura que trata sobre as famílias missionárias afirma que existe uma aparente correlação direta entre uma boa capacidade de adaptação cultural da família missionária e sua eficiência ministerial e longa permanência no campo missionário. Se esta afirmação é correta, então, segundo o observado em famílias migrantes latino-americanas, deveríamos dar mais espaço e consideração às mulheres, esposas e mães, em emponderá-las nas palestras de orientação a famílias missionárias.

FATOR HISTÓRICO

A mulher na América Latina desempenhou e desempenha um papel importantíssimo dentro da família, assumindo a função de ser a que protegido, a que transmite valores culturais e religiosos como também se incumbe de conectar a família com a vizinhança e a comunidade.

Apesar de ser denominada como sexo frágil, é realmente a pessoa mais forte emocionalmente no momento de crise e é quem mostra ter maior capacidade de resiliência para superar conflitos que família experimenta em seu ciclo vital.

Por esta razão, em forma coloquial na região latino-americana se diz que: “o homem é a cabeça e a mulher é o pescoço”. Por sua vez, é também reconhecido que a mulher / mãe no lar é quem mantém uma relação afetiva mais próxima dos filhos. É ela a que os escuta, que os forma e transmite a eles a história e a identidade da família.

A psicologia aponta que a relação mãe e filho é de suma importância; quando a relação da mãe é boa com seu filho ou filha, o “eu” da criação se desenvolver de forma forte e pode organizar suas defesas psicológicas e afirmar-se como pessoa de modo mais saudável e rápido. É a mãe que dá à criação os primeiros cuidados; é ela que se torna a primeira imagem que a criatura vê e entra em contato, tornando-se sua guia no novo mundo.

Pelas razões mencionadas anteriormente, se faz necessário fornecer uma atenção especial às mulheres mães na etapa de orientação missionária, na fase pré-campo, para que ela possa ser empoderada a exercer sua maternidade de uma maneira mais embasada. 

Criar filhos não é uma tarefa fácil e executá-la em um ambiente cultural novo e onde não se tem rede social, como é a família ampliada, torna-se um desafio maior.

O CICLO VITAL DA FAMÍLIA: DESAFIOS E BÊNÇÃOS 

A família missionária latino-americana, como qualquer outra família, experimenta várias etapas, como quais trazem mudanças e exigências de adaptação a novas fases. As etapas geralmente são marcadas como: a etapa do casal recém-casado, a família com filhos pequenos, famílias com filhos adolescentes, famílias com filhos jovens adultos, casal com ninho vazio, casal na etapa de aposentadoria e casal na etapa da terceira idade.

O casal precisa ser orientado sobre a etapa em que está e sobre as etapas subsequentes que viverá no campo missionário.

Por exemplo, quando se trata de um casal missionário recém-casado, eles experimentarão o desafio e a benção de aprender a adaptar-se à vida conjugal e, por sua vez, viver em uma cultura nova e desconhecida. Por estarem vivendo longe de sua família de origem e de suas amizades, enfrentarão o desafio de sentir-se sós, mas também a benção de terem mais tempo adaptar-se um ao outro e os dois, como casal, sabem se adaptar mais rapidamente à nova cultura.

Quando o casal se converte em três e em uma família, devido ao nascimento de sua primeira criança, então caberá a enfrentar o desafio e a benção de aprender o exercício e o dom da paternidade. Muitas vezes nesta etapa o homem se sente deslocado de haver sido o centro de atenção da esposa, que agora dedica toda sua atenção a seu filho ou filha.

Os filhos trazem a benção de se tornarem um tema de conversa e de relacionamento com as famílias da comunidade à que servem e esta situação se torna uma ponte de comunicação e uma benção.

Sem dúvida, também esta etapa dos primeiros filhos se torna uma tensão financeira porque os gastos aumentam e o nível de ofertas continua sendo o mesmo. A igreja enviadora requer ser informada das mudanças que o casal e a família experimentarão e agendar como mudar o nível de apoio ou ofertas, de acordo com a etapa do ciclo vital da família.

Quando os filhos crescem, uma família missionária experimenta a tensão de se adaptar aos trajes do país onde servem como missionários, mas, ao mesmo tempo, se esforçam em manter os trajes e formas de criação de seu país de procedência.

Em alguns casos, os costumes e regras da família missionária são opostos aos do país onde servem e isto provoca tensão nos pais e nos filhos. Sem dúvida, com o tempo se vai experimentando uma postura mais flexível na liberdade que se dá aos filhos em sua inter-relação com suas amizades no país que os acolhe ou onde serve.

Na etapa de casal com filhos adolescentes, o casal enfrenta o desafio de aceitar que seus filhos já não são crianças e, ao buscarem sua própria identidade, o fazem muitas vezes rejeitando os costumes e a autoridade dos pais, o que causa dor nos pais missionários. Por outro lado, quando o casal desperta para a realidade de ter filhos adolescentes, experimentam uma bênção de ver como seus filhos cresceram, em muitos casos, como pessoas de uma terceira cultura. Os filhos tendem a ter uma mentalidade mais aberta, adaptando uma forma de pensar e agir, somando os trajes que seus pais lhes ensinaram e fabricados com os novos valores que adaptaram do país onde seus pais atuam.

O desafio maior nesta etapa é deixar ou não que seus filhos e filhas se relacionem social ou afetivamente com pessoas do sexo oposto da cultura onde servem. Uma comunicação clara, fluida e honesta se faz necessária. O estilo de comunicação que se usa com os filhos antes da adolescência tem que ser substituído por um formato mais horizontal e menos vertical ou exclusivamente imposto. Nesta etapa é importante escutar o adolescente que, ainda que não seja uma pessoa independente, deseja que o trate como adulto.

A etapa seguinte se experimenta quando os filhos saem de casa e retorno ao país de nascimento para iniciar sua vida de jovens adultos, ingressando na universidade e tendo como primeiros anos de trabalho. Esta etapa, que é o começo do que é conhecido como “ninho vazio”, é vivido com um misto de emoções pelos pais, ao experimentarem o vazio que deixam os filhos ao sair.

É um desafio grande adaptar-se à ausência do filho que sai, mas, por outro lado, é uma benção sentido pouco a pouco que Deus é, afinal, o pai eterno que cuidará dos filhos. O casal desfrutará a benção de ter mais tempo para si, como casal, e para o ministério ou missão, se decidir permanecer no campo missionário.

O desafio maior nesta etapa é pensar como prover a educação adequada a seus filhos para que eles também tenham um futuro próspero e podem ter meios para iniciar suas próprias famílias posteriormente.

 

 

AUTO AVALIAÇÃO DA FAMÍLIA MISSIONÁRIA

Mas como viver as etapas mencionadas anteriormente de tal maneira que seu processo de adaptação à cultura e ao país onde servem ser saudáveis ​​e com o mínimo de acidentes possível? 

O chamado de Abraão e a peregrinação de sua família fazendo uma missão foram guiados por três princípios que Deus lhes deu:

Lembre-se de onde o tirei, reconheça que sou Eu o que te libertou, adora a teu Deus por já ter entregue a terra que é sua geração e tenha fé no amor, graça e poder, em quem o adicionou a ser testemunha de Deus a outras nações”.

Perguntemo-nos se, como família, estamos: recordando, reconhecendo, adorando e tendo fé no Deus da missão e que é Ele que envia, guia e protege. Também podemos realizar uma avaliação automática sobre o tipo de convivência familiar que se está tendo no campo, fazendo-nos as seguintes perguntas:

§  Quão flexíveis somos como família? Uma família extremadamente rígida não consegue adaptar-se à nova cultura.

§  Quão autoritariamente é exercido o poder paternal ou maternal em minha família? O autoritarismo extremo só provoca temor e rebeldia nos filhos.

§  Qual é o nível de associação na família e como individualiza se vive dentro da família? Uma família que coopera entre si é mais resiliente e resolver melhor os conflitos de adaptação que enfrenta.

§  Quanto se sentimentos os sentimentos e ideias dos que integram minha família ou quanto carente de respeito a posições diferentes é minha família? Quando não se respeita os pensamentos e sentimentos de outros, então os filhos se fecharão em seu mundo e não se expressarão com seus pais porque estão convencidos que não serão escutados.

§  Como nos comunicamos em nossa família? Com amor, tolerância, empatia ou, pelo contrário, nos comunicamos com imposição, insegurança e fatalismo?

§  Que mensagem passamos como pais sobre o valor das pessoas e da cultura às quais servimos como missionários? Se os pais vivem criticando a cultura do país onde servem, os filhos crescendo sentindo rejeição pelo lugar onde seus pais os trouxeram para viver. 

§  A mensagem de amor a Deus e amor ao próximo deve ser expressa em palavra e em ação para que os filhos cresçam em meio a um ambiente de amor, aceitação, valorização e agradecimento a Deus por haver dado sua vida por todos, sem distinção de raça ou cultura, para que todo aquele que nele crer não perca, mas tenha vida eterna.

-------------------------------------------------------

Fonte:  COMIBAM

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL