ORGANIZE A FESTA DE NATAL EM SUA IGREJA

 




IDEIAS PARA O NATAL EM SUA IGREJA

 

Quanto mais o dia 25 de dezembro se aproxima, mais apertada fica a preparação para a Celebração de Natal na sua igreja. Quero compartilhar aqui várias ideias: algumas você ainda pode executar e outras você precisará de mais tempo.

1. CANTATA DE NATAL NA IGREJA

A primeira ideia é unir pessoas de todas as idades e de todos os ministérios da igreja para participarem da cantata. Você vai precisar de maestro, músicos, cantores, atores, um bebê, equipe de som, equipe de criação de cenário e figurino, um diretor geral e muito empenho. Cantatas que envolvem bastante gente tendem a lotar a igreja no dia da apresentação, pois cada participante convida muitos amigos.

Dependendo do perfil dos membros de sua igreja e de quanto recurso financeiro vocês terão disponível, você pode fazer uma cantata mais complexa, daquelas já prontas com texto de narração, partitura para coral a 4 vozes e arranjos para orquestra. Se isto está fora da realidade de sua igreja, então a equipe de louvor pode preparar uma seleção de canções natalinas e algumas não natalinas, mas que falem do amor de Deus e fazer a parte musical com banda base (bateria, baixo, guitarra/violão e teclado) mais os vocalistas cantando em uníssono ou em 2 e 3 vozes – e os demais participantes ficam com as demais funções da cantata. Bom, você precisa adaptar tudo de acordo com a sua realidade e fazer com que todos se envolvam e que seja um momento muito especial de final de ano para toda a igreja.

 E se não for possível fazer uma Cantata de Natal, há outras formas de fazer uma programação de Natal memorável. Algumas ideias nós copiamos do post 14 Ideias para a Cerimônia de Natal em Casa.

2. MÚSICA ANTES E DEPOIS DO CULTO

A música tem um poder incrível e por isso é importante ter uma seleção musical tocando enquanto as pessoas vão chegando na igreja. E quando terminar o culto, coloque a seleção musical de novo para manter aquele clima gostoso de festa enquanto todos se abraçam e conversam.

3. SCRIPT DETALHADO

É importante que você tenha um script detalhado com a sequência da programação: quem faz o que, quando e como; nomes das músicas (indique se  haverá solo vocal, solo de guitarra, etc); e demais detalhamentos. Coloque a minuta ao lado de cada item (quantos minutos você planejou para aquele tópico).

Entregue uma cópia para os pastores principais, para o técnico de som, técnico de iluminação, maestro ou líder de louvor, narrador ou mestre-de-cerimônia, equipe de projeção e outras pessoas envolvidas na organização do Natal em sua igreja.

4. ABERTURA

Selecione algumas crianças para se vestirem de anjinhos e fazerem a abertura do culto. Quando der a hora marcada para o início, estas crianças caminham em direção ao altar, algumas carregando um sininho e todas repetindo “é Natal, vamos celebrar o Natal; Jesus nasceu e seu amor é real” até chegar lá na frente e dizer: “senhoras e senhores, sejam bem-vindos a nossa Festa de Natal”.

A partir da abertura, você insere os itens que sugerimos abaixo segundo o que você e a liderança de sua igreja acharem melhor.

5. VIDEOCLIPE DE NATAL

Você pode planejar um momento em que se coloca um videoclipe de Natal no telão para todos assistirem do início ao fim e antes você explica do que se trata. Este aqui é um que eu recomendo. Você pode elaborar um texto baseado na letra da música ou na história do filme, ou apenas ler o que significa a letra da música em português, conforme segue:

The Heart of Christmas – Matthew West

É a música tema de um filme dramático de Natal chamado A Magia de um Sonho. Dentre as canções que postamos na seleção de músicas natalinas. Esta aqui é a que tem a MELHOR LETRA.

UM TRECHINHO DA LETRA PRA VOCÊ:

“O mundo está com pressa neste mês de dezembro

Nas ruas da cidade e nos shoppings

Eu gostaria que pudéssemos desacelerar e lembrar

O significado de tudo isso

Onde quer que você esteja, não importa quão longe

Volte para o significado, o significado do Natal

Viva enquanto você pode, valorize cada momento

Certifique-se de que as pessoas que você ama saibam disto

E não perca o significado do Natal”

Para Mais 10 Ideias para seu Culto de Natal clique aqui.

7. VERSINHOS DE NATAL

Você precisa falar com os pais das crianças para que elas decorem os versinhos de Natal a erem recitados durante o culto especial. Este é um momento que todos amam assistir: crianças falando versinho, perdendo-se um pouco, fazendo carinha de timidez ou arrasando na decoreba!

Alguns versinhos fáceis pra criançada decorar:

a)
Natal, Natal


Jesus nasceu


No céu a estrela


Apareceu

b)

Era uma noite invernosa

Para aquecer seu corpinho

Maria, mãe carinhosa

De palha fez seu bercinho

c)
Porque um menino nos nasceu

Um filho nos foi dado

E o governo está sobre os seus ombros

E Ele será chamado:

Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte

Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.

Isaías 9:6

d)
Hoje, na cidade de Davi,

Nasceu o Salvador

Que é Cristo

O Senhor

Lucas 2:11

8. MÚSICA CORAL

Já que sua igreja optou por não fazer uma cantata especial, vocês podem ensaiar algumas peças para cantar em coral. Pode misturar todas as idades, ou fazer só de adultos, ou só de jovens. Você decide.

9. PEÇA TEATRAL

No Natal sempre gostamos de assistir teatro. Pode ser o clássico do presépio ou algo mais moderno. Talvez o grupo de adolescentes possa ficar com o teatro.

10. CANTANDO COM TODA A CONGREGAÇÃO

O maior clássico do Natal é a canção “Noite Feliz” (chamada também de Noite de Paz). Separe um momento para que todos sejam convidados a levantar e entoar esta música juntamente.

11. TEXTO BÍBLICO

Você pode pedir para um ou dois idosos da igreja lerem estes textos bíblicos ou alguma crônica sobre o amor de Deus. Você pode pedir para que eles escrevam a crônica, valorizando assim a experiência de vida deles.

Sugiro que leiam estes textos também:

“Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: ‘A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel’, que significa ‘Deus conosco’.” – Mateus 1:21-23

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” – Isaías 9:6

12. ORAÇÃO E SERMÃO

Coloque no script os momentos reservados para oração e para o sermão.

13. DECORAÇÃO DA IGREJA E DO JANTAR 

Dias antes do culto e/ou jantar de Natal, as mulheres da igreja podem se reunir para planejar a decoração e unir esforços para fazerem vários artigos de decoração a mão juntas, em dias agendados apenas para “fazer arte” e para terem um tempo gostoso se divertindo e relaxando. Procure usar materiais recicláveis e até mesmo utilizar sucata para produzir os itens.

14. JANTAR DE NATAL NA IGREJA

Caso o culto de vocês não seja no dia 24, é possível organizar um jantar para que cada família leve um prato especial.

Pode aproveitar e fazer um Amigo Secreto também. Esta opção é boa apenas se sua igreja não tem muita gente. Em igrejas com centenas ou milhares de membros fica mais complicado organizar, mas tudo é possível àquele que crê. :) 

Se você não é da diretoria da igreja, você pode encaminhar este texto para sua liderança.

 Estas são algumas sugestões para sua festa de Natal na igreja. Gostou de nossas ideias? Você tem alguma sugestão?


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL