VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE VOCAÇÃO E CHAMADA?
VOCAÇÃO E CHAMADA
Há três pressupostos fundamentais, nas Escrituras, sobre a Teologia Bíblica da Vocação e Chamada que devem ser considerados, a priori, em qualquer análise:
Primeiro, que as duas
expressões, “Vocação” e “Chamada”, são uma só e a mesma coisa.
Ambas provêm do verbo grego kaleo que significa “chamar ou convocar”. Tanto que, neste artigo, ambas são tratadas como uma unidade só.
Segundo, que a Bíblia se reporta a duas naturezas diferentes de Vocação e Chamada: A “Vocação e Chamada Geral”, na qual podemos afirmar que todos os crentes são chamados, ou seja, todos os crentes são vocacionados e a “Vocação e Chamada Específica”, na qual Deus escolhe, a dedo, no tempo e no espaço, pessoas especialmente dotadas para trabalhos e ministérios específicos, na igreja e fora dela.
Terceiro, a Chamada e Vocação Geral, é feita independentemente dos dons, talentos, habilidades e preferências de cada um. Todos, sejam quais forem os seus dons e capacidades, têm a mesma e única incumbência.
Já, a Chamada e Vocação Específica, aquela que acontece no tempo e
no espaço, leva em conta os dons e talentos de cada um, bem como suas
tendências, suas preferências, e com eles e elas se harmoniza.
A igreja, como agência, por excelência, do reino de Deus, na terra, deve estar atenta a essas duas naturezas de Vocação e Chamada, dando a ambas o mesmo enfoque, com a mesma intensidade, sem jamais privilegiar ou priorizar uma em detrimento da outra.
Deus convoca tanto cada crente, membro da igreja, para fazer o trabalho de evangelismo e assistência social, em sua vizinhança (sua Jerusalém), como convoca também crentes devidamente dotados para fazer missões além das fronteiras geográficas, culturais e linguísticas da igreja.
A tarefa da igreja é, portanto, mundial, e sua visão deve ser a visão do “Todos”, conforme os textos da Grande Comissão, desde Jerusalém até os confins da terra.
As duas naturezas da Vocação e
Chamada de Deus, nas Escrituras, podem ser vistas claramente, sem muito
exercício de hermenêutica, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Se não,
vejamos:
A
VOCAÇÃO E CHAMADA GERAL, DE ISRAEL, NO VELHO TESTAMENTO
·
“Agora, portanto, se ouvirdes atentamente a minha voz e guardardes a
minha aliança, sereis minha propriedade exclusiva dentre todos os povos, porque
toda a terra é minha; mas vós sereis para mim reino de sacerdotes e nação
santa. Essas são as palavras que falarás aos israelitas.” (Êxodo 19.5,6)
·
“Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te
formou, ó Israel: Não temas, porque eu te salvei. Chamei-te pelo teu nome; tu
és meu… Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador…
Visto que és precioso aos meus olhos e digno de honra, e porque eu te amo,
darei pessoas por ti e os povos pela tua vida… Não temas, porque eu sou
contigo… Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e o meu servo, a quem
escolhi,” (Isaias 43.1-10)
·
“Pois, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram
todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. Todos foram batizados em
Moisés, na nuvem e no mar.” (1Coríntios 10.1,2)
Por
essa Chamada e por essa Vocação, toda a nação de Israel, assim como cada
israelita, individualmente, participava da aliança que Deus tinha feito com o povo.
Por essa aliança, cada judeu tinha a incumbência de testemunhar do Deus vivo e
verdadeiro, criador do céu e da terra, às demais nações que os circundavam.
A
VOCAÇÃO E CHAMADA ESPECÍFICA, NO VELHO TESTAMENTO
Abraão:
“E o SENHOR disse a Abrão: Sai da tua terra, do meio dos teus parentes e da
casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E farei de ti uma grande
nação, te abençoarei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.”
(Gênesis 12.1,2)
Moisés:
“Agora, portanto, vai. Eu te enviarei ao faraó, para que tires do Egito o meu
povo, os israelitas. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu para ir ao faraó e
tirar os israelitas do Egito? Deus lhe respondeu: Certamente eu serei contigo,
e isto será um sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado o meu povo do
Egito, prestareis culto a Deus neste monte.” (Êxodo 3.10-12)
Josué:
“Depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, este falou a Josué, filho de Num,
auxiliar de Moisés: Meu servo Moisés está morto; prepara-te agora, atravessa
este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que estou dando aos israelitas.
Ninguém poderá te resistir todos os dias da tua vida. Como estive com Moisés,
assim estarei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te e sê
corajoso, porque farás este povo herdar a terra que jurei dar a seus pais.”
(Josué 1.1-2, 5-6)
Gideão:
(Juízes 6.11-16) “Então o anjo do SENHOR veio e sentou-se sob o carvalho que
estava em Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás; seu filho Gideão estava
malhando trigo no tanque de espremer uvas, para escondê-lo dos midianitas”
(v.11). “Então o anjo do SENHOR apareceu a Gideão e disse: O SENHOR está
contigo, homem valente.” (v.12). “O SENHOR virou-se para ele e lhe disse: Vai
nesta tua força e livra Israel das mãos dos midianitas. Não sou eu que estou te
enviando?” (v.14)
Samuel:
“E Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e se ele te chamar, diz: Fala, SENHOR,
pois o teu servo ouve. Samuel foi e deitou-se no seu lugar. Depois disso, o
SENHOR voltou, permaneceu ali e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel!
Então ele respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.” (1Samuel 3.9,10)
Davi: “Jessé mandou buscá-lo e o apresentou a Samuel. Ele era ruivo, de belos
olhos e de boa aparência. Então o SENHOR disse: Levanta-te e unge-o, porque é
este mesmo (grifo meu). Então Samuel pegou o vaso de azeite e o ungiu diante de
seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de
Davi. Depois, Samuel se levantou e foi para Ramá.” (1Samuel 16.12,13)
Isaías:
“Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei? Quem irá por
nós? Eu disse: Aqui estou eu, envia-me.” (Isaías 6.8)
Jeremias: “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que nascesses
te consagrei e te designei como profeta às nações. Então eu disse: Ah, SENHOR
Deus! Eu não sei falar, pois sou apenas um menino. Mas o SENHOR me respondeu:
Não digas: Sou apenas um menino; porque irás a todos a quem eu te enviar e
falarás tudo quanto eu te ordenar”. (Jeremias 1.5-7)
Daniel,
Hananias, Misael e Azarias: “ Então o rei disse a Aspenaz, chefe dos seus
oficiais, que trouxesse alguns dos israelitas da família real e dos nobres,
jovens sem defeito algum, de boa aparência, dotados de sabedoria, inteligência
e instrução, e com capacidade para servir no palácio do rei; e disse-lhe que lhes
ensinasse a cultura e a língua dos babilônios. Entre eles se achavam alguns
vindos de Judá: Daniel, Hananias, Misael e Azarias. O chefe dos oficiais lhes
deu outros nomes: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a
Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de
Abednego”. (Daniel 1.3-4, 6-7)
Amós:
“Amós respondeu a Amazias: Eu não sou profeta, nem seguidor de profeta, mas
criador de gado e cultivador de sicômoros. Mas o SENHOR me tirou da criação de
gado! O SENHOR me disse: Vai, profetiza ao meu povo Israel.” (Amós 7.14,15
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para melhorarmos o nosso trabalho.
Obrigado pela visita, compartilhe e
Volte Sempre.