A TEOLOGIA BÍBLICA DA VOCAÇÃO E CHAMADA - PARTE 2
REFLEXÃO E PRÁTICA
PARTE 2
As duas naturezas da Vocação e Chamada de Deus, nas Escrituras, podem ser vistas claramente, sem muito exercício de hermenêutica, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Se não, vejamos:
A VOCAÇÃO E CHAMADA GERAL, DE ISRAEL, NO
VELHO TESTAMENTO
·
“Agora, portanto, se ouvirdes atentamente
a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis minha propriedade exclusiva
dentre todos os povos, porque toda a terra é minha; mas vós sereis para mim
reino de sacerdotes e nação santa. Essas são as palavras que falarás aos
israelitas.” (Êxodo 19.5,6)
·
“Mas agora, assim diz o SENHOR que te
criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te salvei.
Chamei-te pelo teu nome; tu és meu… Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo
de Israel, o teu Salvador… Visto que és precioso aos meus olhos e digno de
honra, e porque eu te amo, darei pessoas por ti e os povos pela tua vida… Não
temas, porque eu sou contigo… Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e o
meu servo, a quem escolhi,” (Isaias 43.1-10)
·
“Pois, irmãos, não quero que ignoreis que
nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. Todos
foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar.” (1Coríntios 10.1,2)
Por essa Chamada e por essa Vocação, toda
a nação de Israel, assim como cada israelita, individualmente, participava da
aliança que Deus tinha feito com o povo. Por essa aliança, cada judeu tinha a
incumbência de testemunhar do Deus vivo e verdadeiro, criador do céu e da
terra, às demais nações que os circundavam.
A VOCAÇÃO E CHAMADA ESPECÍFICA, NO VELHO
TESTAMENTO
Abraão: “E o SENHOR disse a Abrão: Sai da
tua terra, do meio dos teus parentes e da casa de teu pai, para a terra que eu
te mostrarei. E farei de ti uma grande nação, te abençoarei e engrandecerei o
teu nome; e tu serás uma bênção.” (Gênesis 12.1,2)
Moisés: “Agora, portanto, vai. Eu te
enviarei ao faraó, para que tires do Egito o meu povo, os israelitas. Então
Moisés disse a Deus: Quem sou eu para ir ao faraó e tirar os israelitas do
Egito? Deus lhe respondeu: Certamente eu serei contigo, e isto será um sinal de
que eu te enviei: Quando houveres tirado o meu povo do Egito, prestareis culto
a Deus neste monte.” (Êxodo 3.10-12).
Josué: “Depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, este falou a Josué,
filho de Num, auxiliar de Moisés: Meu
servo Moisés está morto; prepara-te agora, atravessa este Jordão, tu e todo
este povo, para a terra que estou dando aos israelitas. Ninguém poderá te resistir
todos os dias da tua vida. Como estive com Moisés, assim estarei contigo; não
te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te e sê corajoso, porque farás este
povo herdar a terra que jurei dar a seus pais.” (Josué 1.1-2, 5-6). Gideão: (Juízes
6.11-16) “Então o anjo do SENHOR veio e sentou-se sob o carvalho que estava em
Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás; seu filho Gideão estava malhando trigo
no tanque de espremer uvas, para escondê-lo dos midianitas” (v.11). “Então o
anjo do SENHOR apareceu a Gideão e disse: O SENHOR está contigo, homem
valente.” (v.12). “O SENHOR virou-se para ele e lhe disse: Vai nesta tua força
e livra Israel das mãos dos midianitas. Não sou eu que estou te enviando?”
(v.14). Samuel: “E Eli
disse a Samuel: Vai deitar-te, e se ele te chamar, diz: Fala, SENHOR, pois o
teu servo ouve. Samuel foi e deitou-se no seu lugar. Depois disso, o SENHOR
voltou, permaneceu ali e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Então
ele respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.” (1Samuel 3.9,10).
Davi: “Jessé mandou buscá-lo e o apresentou a Samuel. Ele era ruivo, de belos
olhos e de boa aparência. Então
o SENHOR disse: Levanta-te e unge-o, porque é este mesmo (grifo meu). Então
Samuel pegou o vaso de azeite e o ungiu diante de seus irmãos; e, daquele dia
em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Depois, Samuel se levantou
e foi para Ramá.” (1Samuel 16.12,13).Isaías:
“Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia:
- A quem enviarei?
-Quem irá por nós?
Eu disse: Aqui estou eu, envia-me.”
(Isaías 6.8);
Jeremias: “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que nascesses
te consagrei e te designei como profeta às nações. Então eu disse: - Ah,
SENHOR Deus! Eu não sei falar, pois sou apenas
um menino.
- Mas o SENHOR me respondeu: - - Não digas: Sou apenas um menino; porque irás a todos a quem eu te enviar e falarás tudo quanto eu te ordenar”. (Jeremias 1.5-7).
Daniel, Hananias, Misael e Azarias: “
Então o rei disse a Aspenaz, chefe dos seus oficiais, que trouxesse alguns dos
israelitas da família real e dos nobres, jovens sem defeito algum, de boa
aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e com capacidade
para servir no palácio do rei; e disse-lhe que lhes ensinasse a cultura e a
língua dos babilônios. Entre eles se achavam alguns vindos de Judá: Daniel,
Hananias, Misael e Azarias. O
chefe dos oficiais lhes deu outros nomes: a Daniel, o de Beltessazar; a
Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego”.
(Daniel 1.3-4, 6-7)
Amós: “Amós respondeu a Amazias: Eu não
sou profeta, nem seguidor de profeta, mas criador de gado e cultivador de
sicômoros. Mas o SENHOR me tirou da criação de gado! O SENHOR me disse: Vai,
profetiza ao meu povo Israel.” (Amós 7.14,15
Outros: como os profetas menores, por exemplo.
A VOCAÇÃO E CHAMADA GERAL DA IGREJA NO
NOVO TESTAMENTO
·
“Mas vós sois geração eleita, sacerdócio
real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as
grandezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.” (1Pedro
2.9)
·
“Ele nos salvou e nos chamou com uma
santa vocação, não por causa das nossas obras, mas devido ao seu propósito e à
graça que nos foi concedida em Cristo Jesus antes dos tempos eternos”.
(2Timóteo 1.9)
·
“Vós sois o sal da terra; mas se o sal
perder suas qualidades, como restaurá-lo? Para nada mais presta, senão para ser
jogado fora e pisado pelos homens.” (Mateus 5.13)
·
Vós sois a luz do mundo. Não se pode
esconder uma cidade situada sobre um monte. (Mateus 5.14)
Por essa Vocação e Chamada Geral, não somente a igreja como um todo, mas cada
crente em particular, está devidamente chamado e convocado para dar o
testemunho de Cristo, ser o sal da terra e a luz do mundo, e servir ao Senhor
segundo os seus dons, onde estiver e para onde for.
A VOCAÇÃO E CHAMADA ESPECÍFICA NO NOVO
TESTAMENTO
Pedro, André, Tiago e João: “Andando às
margens do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu
irmão André. Eles estavam lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. E
disse-lhes: Vinde a mim, e eu vos farei pescadores de homens. Imediatamente,
eles deixaram as redes e o seguiram.
Passando mais adiante, viu outros dois
irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Ambos estavam num barco com
seu pai Zebedeu, consertando as redes. E Jesus os chamou. Imediatamente,
deixando o barco e seu pai, seguiram-no.” (Mateus 4.18-22)
Levi (também chamado Mateus) “Quando ia
passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe:
Segue-me. E, levantando-se, Levi, o seguiu.” (Marcos 2.14)
Os doze: “ Depois Jesus subiu a um monte
e chamou os que ele mesmo quis (grifo meu); e estes foram até ele. Então
designou doze para que estivessem com ele, e os enviasse a pregar, e para que
tivessem autoridade para expulsar demônios. Estes são os doze que ele designou:
Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João,
aos quais deu o nome de Boanerges, que significa filhos do trovão; André;
Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o
cananeu, e Judas Iscariotes, que o traiu.” (Marcos 3.13-19)
Paulo: “Quando Deus, porém, que desde o
ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, se agradou em
revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não
consultei ninguém. (Gálatas 1.15,16). “Ele me disse: Vai, porque eu te enviarei
para longe, aos gentios.”Atos: 22.21).
Paulo e Barnabé: “Na igreja em Antioquia
havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene,
Manaém, que havia crescido com o governante Herodes, e Saulo. Enquanto
cultuavam o Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: Separai-me Barnabé e
Saulo para a obra para a qual os tenho chamado. Então, depois de jejuar, oraram e lhes
impuseram as mãos; e deixaram que partissem.” (Atos 13.1-3).
Timóteo: “Dirijo essa orientação a ti,
meu filho Timóteo, levando em consideração o que as profecias anunciaram a teu
respeito; com base nelas, trava o bom combate” (1Tomóteio 1.18) “Não deixes de
desenvolver o dom que há em ti, que te foi dado por profecia, com a imposição
das mãos dos presbíteros” (1Timóteo 4.14)
Judas (chamado Barsabás) e Silas: “Então
pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, escolher homens
dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Foram escolhidos
Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos.” (Atos
15.22)
Outros: Como Epafrodito, Erasto, Silvano,
Filemon e demais companheiros de Paulo.
VOCAÇÃO E CHAMADA E SUA RELAÇÃO COM OS
DONS ESPIRITUAIS
Na Vocação Geral, como já dissemos, todos
os crentes estão incumbidos e comprometidos com o testemunho de Cristo,
independentemente dos dons espirituais que tenham recebido do Espírito Santo.
Já, na Vocação Específica, há uma harmonia entre o chamado de Deus e os dons
espirituais recebidos pela pessoa chamada. Quando a Bíblia preconiza que todos
os crentes são vocacionados, ela o faz na base dos dons espirituais que cada um
recebe, dons, esses, correspondentes com os ministérios que irão exercer.
Essa correspondência entre dom e chamada
pode ser constatada facilmente nos exemplos das chamadas específicas já
demonstradas, tanto no Velho como no Novo Testamento. Deus não chama pessoas
para determinados ministérios sem que elas tenham os dons correspondentes para
exercê-los, nem mesmo sem que elas tenham talentos, aptidões, tendências e até
mesmo preferências e “jeito” por tal ministério.
Por isso, convocações de caráter muito
geral e envio aleatório de pessoas para campos missionários, do tipo “f altam
cinco pessoas para compor o grupo que vai para o país tal” sem se levar em
conta os dons dos convocados, são convocações temerárias. Elas podem trazer
problemas tanto para os campos missionários para onde cada elemento vai, como
para o próprio elemento, com o perigo de desencorajá-lo mais do que
incentivá-lo.
Estamos vivendo uma época em que
convocações de missionários temporários e voluntários em missões tornaram-se
muito comuns. Igrejas têm enviado grupos e até caravanas para campos
missionários, esperando que lá todos façam missões. A iniciativa não é má, em
si. Mas, corre-se sempre o risco de enviar gente que nunca teve um chamado
específico e nem tem os dons necessários para os trabalhos a que está se
propondo.
Convocação missionária é coisa séria e não pode ser feita na base de impactos, sensacionalismo e emoções, e os alvos dos convocados devem ser bem definidos. Sem exagero, é possível até que alguns aproveitem a ocasião para fazer turismo, especialmente se o campo missionário proposto for algo exótico ou se for mesmo um ponto turístico. Tive oportunidade de verificar isso no meu próprio campo missionário entre os índios Xerente, no Tocantins, o que, obviamente, não é o caso de narrar aqui. Tenho ouvido, entretanto, mais do que uma vez, testemunho de gente que esteve em campo missionário e demonstrou, em palavras e gestos, o quanto estava alheia à realidade do que estava fazendo. Certa vez ouvi o testemunho de um jovem que serviu por um tempo como voluntário num desses conhecidos trabalhos com dependentes químicos. Quando ele chegou à parte da história onde tinha até que “dar banho” em alguns dos dependentes químicos, ele deixou transparecer, no rosto e em suas palavras, a sua “repugnância” pelo trabalho que havia feito.
Uma grande pena, pois seria exatamente num serviço como esse que uma pessoa
dotada para a função, demonstraria seu amor, seu carinho, sua compaixão pelo
dependente químico, levando-o a entender o amor de Cristo e ter sua vida por
ele transformada.
É bom que a igreja envolva toda a sua
membresia no trabalho de evangelização e missões, mas deve-se tomar o cuidado
de não se introduzir pessoas em campos missionários e em outros trabalhos, fora
de seus dons espirituais e de sua proficiência.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para melhorarmos o nosso trabalho.
Obrigado pela visita, compartilhe e
Volte Sempre.