CUIDADO COM AS FAKE. NEWS

 

VÍDEO DE UM MERCADO TRADICIONAL INDONÉSIO COM TENDÊNCIA VIRAL EM WUHAN, CHINA

 

 

À luz da preocupação com a emergência de saúde, várias narrativas falsas estão se tornando virais nas redes sociais, o que está criando pânico entre os cidadãos de diferentes países. 

Um vídeo mostrando animais selvagens mantidos em condições anti-higiênicas e vendidos como iguarias exóticas está sendo compartilhado como um mercado na região de Wuhan, na China, epicentro do Coronavírus. 

O post afirma que o mercado, que vende animais como guloseimas, é de onde se originou o Coronavírus. O novo vírus, que causou pânico em vários países, inclusive com medidas cautelares da Índia, teria se originado em Wuhan, na China.


NOSSA CHECAGEM DE FATOS- 

Notamos 'Pasar Extream Langowan' escrito no vídeo nos primeiros quadros. Em seguida, procuramos a mesma palavra-chave no Youtube que resultou no mesmo vídeo. 

O vídeo do YouTube carregado em 20 de julho de 2019 com a descrição Extreme food in the world está disponível apenas no Langowan Market. O local do vídeo é mencionado como “Pasar Traditional Langowan”. 



Uma pesquisa no Google com as palavras-chave “Pasar Tradisional LANGOWAN” mostrou que este é um mercado localizado em Sulawesi do Norte, Indonésia.




Na marca de 20 segundos do vídeo, notamos um prédio à direita com um quadro escrito em indonésio que, quando traduzido para o inglês, diz Governo da Regência de Minahasa, Departamento de Comércio, Escritório do Mercado de Langowan.

Uma pesquisa no Google mostrou que Langowan é um lugar na região de Sulawesi do Norte, na Indonésia, com a maioria da população pertencente à etnia Minahasan.

 

Com uma simples pesquisa no Google, encontramos várias imagens do Mercado de Langowan, na Indonésia, no site da Getty Images . Encontramos uma imagem semelhante no Getty, conforme mostrado no vídeo. Como as fotos nas imagens do Getty correspondem às cenas do vídeo, podemos ter certeza de que o vídeo é da Indonésia e não da China. Abaixo você pode ver uma comparação entre um captura de tela do vídeo e a imagem disponível na agência de notícias Getty Images.




CONCLUSÃO

Assim, a partir dos fatos acima, podemos dizer que um vídeo antigo da Indonésia filmado em julho de 2019 está sendo falsamente compartilhado como um mercado em Wuhan, China, que foi a origem do Coronavirus. Este vídeo não tem nada a ver com o Coronavirus ou seu local de origem.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL