JOVENS EM MISSÕES
COMO
MOBILIZAR JOVENS PARA MISSÕES
Os
jovens são a força da igreja e a próxima geração que haverá de liderar o corpo
de Cristo. Por isso é imprescindível que desde cedo eles tenham uma visão
missionária adequada para que a futura igreja não perca o propósito de espalhar
o reino de Deus pelo mundo.
Para
isso gostaria de sugerir um modelo de treinamento para jovens mobilizadores de
missões para conhecerem mais sobre missões envolvendo-os de maneira prática no
ministério.
A base
de ação para um ministério com jovens mobilizadores de missões encontra-se em 2
Timóteo 2.2.
Na
última carta que escreveu, Paulo dá vários conselhos ao jovem pastor Timóteo
para que ele tenha um bom ministério. Dentre estes conselhos, Paulo falou da
multiplicação de ministros:
“E o que
de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a
homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.” Ao olhar com atenção
para este verso podemos distinguir três etapas:
1. “O QUE DA MINHA PARTE OUVISTE…”
Esta é a
etapa do ensino formal onde o líder vai direcionar um estudo específico com o
grupo. Para isso, é importante que ele seja uma pessoa que tenha
comprometimento com a obra missionária. Nesta etapa o líder deve estudar com o
grupo textos que abordem os variados aspectos de missões.
Listo
aqui alguns assuntos importantes a serem estudados: base bíblica da missão,
vocação e chamado, igreja local e missões, evangelismo e discipulado, a
importância da oração, panorama de história das missões. Um recurso muito bom é
o livro “Perspectivas no Movimento Cristão Mundial”, que reúne vários artigos
abrangendo todos os temas sugeridos acima, com perguntas no final de cada
artigo para discussão em grupo.
O próprio
líder pode conduzir estes estudos ou pode convidar missionários, pastores ou
professores de seminário para ministrar cada uma das lições. Apesar de o termo
“etapas” dar uma ideia de sequência, esta seção deve ser diluída ao longo do
ano, separando um dia por mês somente para o estudo e discussão de cada uma das
lições.
Esta
etapa inclui também o aprendizado em campo. Viagens missionárias de curto
período – nas férias ou num feriado prolongado – podem ser organizadas com o
grupo para que conheçam de perto a realidade do campo. Passar pelas mesmas
necessidades que o missionário passa, enfrentar os mesmos desafios que ele
enfrenta e ver de perto as vitórias conquistadas farão com que os jovens sintam
na pele o que eles têm estudado somente na teoria.
2. “…ATRAVÉS DE MUITAS TESTEMUNHAS”
Esta
etapa inclui o aprendizado fora do grupo onde cada participante aprenderá
individualmente com outras fontes. Uma das maneiras de aprender missões com
“muitas testemunhas” é lendo biografias missionárias.
Os
livros podem ser emprestados da biblioteca da igreja ou de amigos. Também
existem vários vídeos como “EE-Tow”, “Taliabo”, “Terra Selvagem”, entre outros,
que contam a história de missionários no campo transcultural.
Além de
leituras biográficas, cada participante deve ser estimulado a trocar e-mails
com algum missionário. Conhecer a realidade missionária descrita por alguém que
vivencia isso diariamente é muito enriquecedor para qualquer um. Não só o jovem
será beneficiado, mas também o missionário com quem ele conversou. É de grande
valor para qualquer missionário quando ele vê o interesse de alguém em seu
ministério.
Durante
os encontros do grupo cada um deve dar um breve relatório do que leu e das
conversas trocadas com os missionários. As informações trocadas em grupo serão
de grande incentivo para que todos continuem lendo mais sobre missões e se
relacionando com os missionários distantes.
Um
trabalho voluntário no escritório de alguma agência missionária também pode ser
uma boa oportunidade de aprendizado com “outras testemunhas”. Muitas agências
missionárias têm necessidades específicas em seu escritório que podem ser
supridas por voluntários trabalhando em sua área de conhecimento. Além disso, o
jovem vai conhecer a realidade enfrentada pelo missionário de base e poderá
participar com ele dos eventos de divulgação da missão. Neste caso, é de
responsabilidade do líder entrar em contato com estas agências e fazer a
“ponte” entre elas e os jovens do seu grupo.
3. “…TRANSMITE A
HOMENS FIÉIS”
Já com
uma base de conhecimento estabelecida nas duas etapas anteriores, o grupo deve
agora começar a compartilhar com outros sobre missões.
Uma
atividade inicial é organizar um momento missionário para os cultos de domingo,
caso isso não seja um costume da igreja. Neste momento o trabalho de algum
missionário – já contatado na etapa anterior – pode ser apresentado juntamente
com seus pedidos de oração.
Outra
atividade a ser desenvolvida nesta etapa são aulas na Escola Dominical. Tendo
falado com antecedência com a liderança da igreja, o grupo pode ser responsável
um domingo por mês para ministrar as aulas da Escola Dominical. O tema abordado
nessas lições deve ser o mesmo estudado anteriormente na primeira etapa.
Ao final
do treinamento cada membro do grupo de estudo deve estar habilitado para
repassar para outro grupo o conteúdo que aprendeu ao longo do ano.
______________
Héber
Negrão é paraense, tem 30 anos, mestre em
Etnomusicologia e casado com Sophia. Ambos são missionários da Missão
Evangélica aos Índios do Brasil (MEIB), com sede em Belém, PA.
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