PANORAMA GLOBAL DA GRANDE COMISSÃO

 




O PANORAMA  GLOBAL


O texto abaixo mostra os elementos da Grande Comissão que são estratégicos para cumprir a ordem do nosso Senhor de fazer discípulos de todas as nações hoje. 

 A BÍBLIA: TRADUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO

 A. QUAL É A NECESSIDADE?


1)   Mais traduções escritas das Escrituras: 

       (a) A tradução da Bíblia é a prioridade número um em todo o mundo, porque é impossível desenvolver um ministério sem fundamento bíblico.

     (b) Observe a presente realidade nas 6.909 línguas faladas no mundo.

          (1) Somente 451 línguas têm a Bíblia completa.

          (2) Outros 1.185 grupos têm o Novo Testamento.

         (3) 843 grupos de línguas têm apenas uma porção das Escrituras. 

Estima-se que haja 2 bilhões de pessoas sem o Antigo Testamento nestes 2.028 grupos de línguas. É extremamente difícil fazer discípulos sem a porção do Antigo Testamento, pois ela explica o caráter de Deus.

        (4) Aproximadamente 2.000  tradutores começaram a trabalhar, mas ainda não têm um livro completo.

 MAS AQUI ESTÁ A TRAGÉDIA:

          (5) 2.252 grupos de línguas não têm nenhum versículo da Bíblia e ninguém está trabalhando em sua tradução. O que podemos fazer para mudar isto?

          Aumentar nossos esforços para lançar a História Bíblica Falada seria um passo importante.

     2) A segunda necessidade é de mais traduções orais de 50 a 60 histórias bíblicas: 
    

         a) Os missionários pioneiros nestes grupos de evangelismo oral estão voltando aos métodos de comunicação das Escrituras que existiam antes da invenção da prensa móvel. Naquele tempo, as pessoas se recordaram de 50 a 60 histórias que haviam ouvido quando as Escrituras eram lidas nos pergaminhos copiados a mão. Como a maioria das pessoas não sabia ler, os vitrais nas janelas os faziam recordar os princípios chave da fé. Com esta compreensão, eles tomavam a decisão de seguir a Cristo. 

            A mesma coisa acontece hoje com a narração das histórias da Bíblia. É uma estratégia inovadora que torna a Bíblia acessível a todos. Todo líder cristão deveria estar recrutando equipes para as Histórias Bíblicas Narradas. Conforme as pessoas tornam-se mais letradas, elas podem adquirir uma Bíblia impressa.

     b) Precisamos recrutar e enviar 4.000 equipes imediatamente. Cada time poderia produzir uma História Bíblica Narrada para um desses grupos no espaço de dois anos. Você pode patrocinar uma ou mais equipes, que, por dois anos, estariam dispostas a produzir uma História Bíblica Narrada para um destes grupos que até agora não possui acesso à Bíblia.

3) A Terceira necessidade é o uso e distribuição mais intencional da Bíblia.


     B. QUAL É A BASE BÍBLICA PARA A PRIORIDADE DA TRADUÇÃO DA BÍBLIA? 

 

1)   “Jesus respondeu: ‘Está escrito: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.’” (Mateus 4:4)


2) “… A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10:17)


3) “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)


4) Outras referências: II Timóteo 3:14-17; I Timóteo 4:13; Salmos 119:105.


C. QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS OBJETIVOS? 

1) Uma tradução escrita necessária iniciada em cada língua até 2025;


2) Uma série História Bíblica Narrada (50-60 histórias) produzida em 4.000 línguas até 2019;


3) Tradução completa escrita e oral para grupos de povos não alcançados gravada até 2019;


4 Toda a Bíblia disponível - escrita, oral e visual - acessível pela Internet até 2019;


5) O desenvolvimento, até 2015, de uma ampla estratégia de distribuição entre os grupos de povos não incluídos e não alcançados.

2 - INCLUINDO OS GRUPOS NÃO INCLUÍDOS E NÃO ALCANÇADOS 


A. O QUE É NECESSÁRIO?


Alguns anos atrás, havia 639 grupos etno/linguísticos não incluídos e não alcançados com população superiores a 100.000 pessoas que ainda estavam além do alcance do Evangelho de Jesus Cristo.

 

A população total dos grupos era de 535 milhões de pessoas. Recentemente, 419 destes grupos foram incluídos por aproximadamente 4.007 obreiros de meio período ou período integral. Entretanto, são necessários pelo menos 20.000 outros trabalhadores para dar cobertura adequada a estes grupos e a outros ainda não incluídos.

 

Hoje, há 2.365 grupos com população superior a 5.000 ainda não incluídos. A população total destes grupos é de 352 milhões de pessoas. Estes grupos não representam uma grande porcentagem da população mundial, mas estão aguardando há 2.000 anos pelo Evangelho. A necessidade crítica é recrutar um obreiro em tempo integral para cada 50.000 pessoas em cada grupo.

B. QUAL É A BASE BÍBLICA PARA INCLUIR GRUPOS AINDA NÃO ALCANÇADOS?


1) “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:14)


2) “e eles cantavam um cântico novo: Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus gente de toda a tribo, língua e nação.’” (Apocalipse 5:9)


3) “Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.” (Salmos 2:8)


4) Outras referências: Gênesis 12:3; Salmos 96:3; Salmos 67:1-7; Lucas 15; Atos 8:30-31; Romanos 1:5; I Coríntios 1:25-28; Apocalipse 7:9

C. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS POSSÍVEIS? 

1) Nenhum grupo de povos não incluídos com mais de 100 mil pessoas até Dezembro de 2012;


2) Nenhum grupo não incluído com mais de 10 mil pessoas até 2015;


3) Nenhum grupo de povos não incluídos com mais de 1.000 pessoas até 2017;


4) Recrutar um obreiro em tempo integral apto para evangelizar e plantar igrejas para cada 50.000 pessoas em cada grupo (estima-se que de 20-30.000 obreiros são necessários para alcançar os grupos não incluídos e subincluídos);


5) Ver as agências missionárias priorizando os grupos de povos não incluídos e não alcançados em seu recrutamento e planejamento.

3 – EVANGELIZAÇÃO


A. O QUE É NECESSÁRIO?


1) Alcançar o mais negligenciado!


Precisamos de uma demonstração mais intencional de amor e oração pelos maiores blocos religiosos em todo o mundo: Islamismo, Hinduísmo e Budismo. Se acrescentarmos a religião tradicional da China, a população total dos quatro grupos é de 3,5 bilhões de pessoas,  mais da metade da população do mundo.

2) Aumentar o número de obreiros para os “menos alcançados”:

 

   Ainda há um grande número de grupos de povos não alcançados onde há poucos obreiros em tempo integral. Eles são incluídos, mas ainda têm menos de 2% de fiéis evangélicos. Por exemplo, os Urdu Shaiks da Índia tem mais de 46 milhões de pessoas e somente oito obreiros confirmados na data deste documento.

3) Usar as melhores “plataformas” para levar a mensagem: 

    a) Temos uma impressionante gama de possibilidades que vão de testemunhos pessoais ao evangelismo para grupos ou de massa.

     b) Como evangelismo através da mídia, podemos usar filme, rádio, televisão, Internet, celulares, Ipods.


        CITAR ALGUNS EXEMPLOS:

       (1) Tecnologia celular — hoje, um grande número de pessoas responde às mensagens evangelísticas através do Twitter e de outras tecnologias de telefonia. As empresas de tecnologia estão se preparando para lançar 17 satélites sincronizados para que não haja lugar na Terra sem cobertura. Chama-se plano O B e indica outros 3 bilhões de pessoas que ainda não estão conectadas à Internet.

          (2) Internet — Global Media Outreach vê um milhão de pessoas tomarem sua decisão de aceitar a Cristo todos os meses. Aproximadamente 400.000 pessoas por dia visitam um de seus 102 sites. Em média, 60.000 delas afirmam terem feito uma oração de arrependimento. Cerca de 15% delas deixam dados para contato e podem ter acompanhamento por um dos 5.000 ex-missionários.

      4) Precisamos crêr que as pessoas responderão à mensagem se formos fiéis em buscá-las. 

        Os relatos do que está acontecendo através da mídia com os muçulmanos são maravilhosos!


a)    Sete canais estão transmitindo por todo Oriente Médio. As pessoas ligam para receber a Cristo.


 (1) Um homem ligou e disse: “Quero saber como receber a Cristo.” O apresentador começou a lhe explicar. O homem o interrompeu e disse: “Espere, quero colocá-lo no viva voz. Há 175 líderes aqui comigo que também querem saber.”


          (2) ALEMANHA: Um homem telefonou e disse: “Somos 1.000 muçulmanos aqui na Alemanha e gostaríamos de seguir a Jesus.”


               (3) ARÁBIA SAUDITA: Um homem telefonou para dizer: “Somos um grupo de 50.000 aqui na Arábia Saudita que agora seguimos Isa. Viemos dos povoados de Isa ao longo da fronteira.” 
 

              b) AFEGANISTÃO: Um mulá tentou fazer o telefonema da oração. Todas as vezes em que falou, ele repetiu as palavras de Jesus dizendo: “Vinde a mim vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.”

         c) IRAQUE: Dois imans se encontravam semanalmente para almoçar. Um liderava uma mesquita, o outro liderava um madraçal. Na mesma semana, cada um teve uma visão na qual Jesus lhes aparecia. Ambos se entregaram a Jesus e agora O seguem como novos discípulos.

QUAL DEVERIA SER NOSSA REAÇÃO A ESSES RELATOS?

5) Precisamos buscar líderes e pessoas comuns de outra fé.

a) Comprometa-se com o Senhor a visitar um mulá muçulmano.

b) Convide um muçulmano, hindu ou um budista para comer em sua casa no próximo ano.

QUAL É A BASE BÍBLICA PARA A EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL?

1) E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.’” (Marcos 16:15)

2) “Então o Senhor disse a Abrão: ‘Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma benção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.” (Gênesis 12:1-3) 

 A INTENÇÃO DE DEUS É QUE A FAMÍLIA ESPIRITUAL DE ABRAÃO ABENÇOE O MUNDO.

3) “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3:9)

4) Outras referências: Romanos 10: 14-15; Atos 9:15

C. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS POSSÍVEIS? 

1) Aumentar o número de apresentações evangelísticas e de demonstrações do amor de Deus a muçulmanos, hindus e budistas;

2) Envolver todos os grupos de povos até 2017;3) Recrutar 20.000 obreiros adicionais para os grupos incluídos mas que ainda não têm 2% de fiéis entre eles;

3) Compartilhar o Evangelho com 500 milhões de pessoas a cada ano através da Internet e de estratégias utilizando telefone celular com acompanhamento apropriado;

4) Garantir que um esforço especial seja feito para alcançar 700 milhões de crianças entre 5 e 15 anos.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL