COMO REALIZAR A GRANDE COMISSÃO MAIS RAPIDAMENTE


 


ALCANÇANDO OS APRENDIZES ORAIS


A. QUAL É A NECESSIDADE?


O tema que trata da Oralidade, ou de alcançar os aprendizes orais, é uma das idéias inovadoras na estratégia missionária que agora começa a ganhar força.

 

Dois terços dos povos de todo o mundo são aprendizes orais. Ou seja, eles preferem aprender através de ditados, músicas, poesia e, especialmente, histórias. É a forma como aprenderam antes de irem para a escola.

Como líderes missionários, precisamos repensar como estamos apresentando nosso evangelismo, discipulado e nossas estratégias para plantar igrejas. Precisamos seguir o padrão de Jesus em Marcos 4:33-34, que registra que “não lhes dizia nada sem usar alguma parábola (ou uma história).”


Há 41.000 denominações em todo o mundo e 4.700 agências missionárias.


Precisamos começar a treiná-las a ensinar as Escrituras usando histórias da Bíblia. Quando as pessoas são treinadas de maneira eficaz, farão cada pessoa envolvida em um estudo bíblico capaz de repetir a história que ouviram sem erro para sua família e amigos. Uma das melhores maneiras de preparar efetivamente pastores para os milhões de lares da Igreja será ensiná-los a contar as histórias da Bíblia.

O aspecto impressionante sobre a Oralidade é que mesmo em países de mídia sofisticada, a maioria das pessoas quer obter informação através de meios orais: filmes, rádio, televisão e Internet. Chamamos isto de “oralidade secundária.” Cinquenta e oito por cento dos alunos do Ensino Médio nos Estados Unidos dizem que nunca lerão um livro voluntariamente quando se formarem. Quarenta e dois por cento dos alunos universitários dizem a mesma coisa

1) TODOS NÓS PRECISAMOS APRENDER COMO COMPARTILHAR O EVANGELHO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS. 

Você pode aprender a trabalhar uma história bíblica para que pareça natural, e as pessoas não esquecerão. O processo de oralidade o encoraja a começar perguntando o que a história ou parábola nos fala sobre Deus. No Ocidente, não gastamos tempo suficiente nesta questão. 

Vamos muito rapidamente para a aplicação. Mas a verdade é que, o que uma pessoa acredita sobre Deus é o fator mais importante de seu crescimento espiritual.

     2) Post Falls é uma pequena cidade com população de 25.000 pessoas em Idaho, nos Estados Unidos. A Igreja Real Life tem 8.500 frequentadores todas as semanas e 7.000 leigos em pequenos grupos, todos ensinando a Bíblia através de histórias.

B. QUAL É A BASE BÍBLICA PARA ALCANÇAR OS APRENDIZES ORAIS? 

1) A Bíblia era oral antes de ser escrita e foi preservada desta maneira por muitos anos;     

2) Somente duas vezes a Bíblia diz que Deus escreveu; mas a versão King James afirma 414 vezes “assim disse o Senhor”;     

3) A palavra “ouça” é usada 352 vezes na Bíblia, mas a palavra “leia” como um imperativo ou como verbo no passado, é usada somente 77 vezes. Aqui estão alguns exemplos do que a Bíblia diz sobre ouvir o Senhor:          

(a) “Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou.” (Isaías 1:2);         

(b) “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! " (Marcos 4:22-23);        

    4) JESUS SEMPRE USOU HISTÓRIAS:


“Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola.” (Marcos 4:33, 34a);

     5) Deus instruiu a Moisés que compusesse uma música com as palavras da Lei:


“Deus o instruiu que ensinasse a canção aos israelitas para que tivessem em seus corações, e em seus lábios, e sempre lembrassem dela.” (Deuteronômio 31-33


     6) Outras referências: Mateus 13:34; Salmos 78:2-4

C. QUAIS SÃO ALGUNS OBJETIVOS POSSÍVEIS? 


 1) Oferecer consultoria a 80% das agências da Grande Comissão em todo o mundo, para que estejam cientes da Oralidade e da necessidade de comunicar o Evangelho através de métodos orais;
     

2) Desafiar as agências missionárias para:          

a) Oferecer aos aprendizes orais uma História Bíblica Narrada;         

b) Lançar movimentos para que igrejas sejam plantadas em culturas orais;         

c) Equipar pastores alfabetizados ou semi-alfabetizados para que façam discípulos entre aprendizes orais em suas congregações.     

3) Garantir que pelo menos 35% dos seminários e escolas bíblicas do mundo ofereçam cursos em Cronologia das Histórias Bíblicas e outras estratégias orais.     

4) Desenvolver recursos em Oralidade que estejam disponíveis em, pelo menos, 100 línguas.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL