COMO REALIZAR A GRANDE COMISSÃO MAIS RAPIDAMENTE
ALCANÇANDO OS APRENDIZES ORAIS
A. QUAL É A NECESSIDADE?
O tema que trata da Oralidade, ou de alcançar os aprendizes orais, é uma das
idéias inovadoras na estratégia missionária que agora começa a ganhar força.
Dois terços dos povos de todo o mundo são
aprendizes orais. Ou seja, eles preferem aprender através de ditados, músicas,
poesia e, especialmente, histórias. É a forma como aprenderam antes de irem
para a escola.
Como líderes missionários, precisamos repensar como estamos apresentando nosso
evangelismo, discipulado e nossas estratégias para plantar igrejas. Precisamos
seguir o padrão de Jesus em Marcos 4:33-34, que registra que “não lhes dizia
nada sem usar alguma parábola (ou uma história).”
Há 41.000 denominações em todo o mundo e 4.700 agências missionárias.
Precisamos começar a treiná-las a ensinar as Escrituras usando histórias da
Bíblia. Quando as pessoas são treinadas de maneira eficaz, farão cada pessoa
envolvida em um estudo bíblico capaz de repetir a história que ouviram sem erro
para sua família e amigos. Uma das melhores maneiras de preparar efetivamente
pastores para os milhões de lares da Igreja será ensiná-los a contar as
histórias da Bíblia.
O aspecto impressionante sobre a Oralidade é que mesmo em países de mídia sofisticada, a maioria das pessoas quer obter informação através de meios orais: filmes, rádio, televisão e Internet. Chamamos isto de “oralidade secundária.” Cinquenta e oito por cento dos alunos do Ensino Médio nos Estados Unidos dizem que nunca lerão um livro voluntariamente quando se formarem. Quarenta e dois por cento dos alunos universitários dizem a mesma coisa
1) TODOS NÓS PRECISAMOS APRENDER COMO COMPARTILHAR O EVANGELHO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS.
Você pode aprender a trabalhar uma história bíblica para que pareça natural, e as pessoas não esquecerão. O processo de oralidade o encoraja a começar perguntando o que a história ou parábola nos fala sobre Deus. No Ocidente, não gastamos tempo suficiente nesta questão.
Vamos muito rapidamente para a aplicação. Mas a verdade é que, o que uma pessoa acredita sobre Deus é o fator mais importante de seu crescimento espiritual.
2) Post Falls é uma pequena cidade com população de 25.000 pessoas em Idaho, nos Estados Unidos. A Igreja Real Life tem 8.500 frequentadores todas as semanas e 7.000 leigos em pequenos grupos, todos ensinando a Bíblia através de histórias.
B. QUAL É A BASE BÍBLICA PARA ALCANÇAR OS APRENDIZES ORAIS?
1) A Bíblia era oral antes de ser escrita e foi
preservada desta maneira por muitos anos;
2) Somente duas vezes a Bíblia diz que Deus
escreveu; mas a versão King James afirma 414 vezes “assim disse o Senhor”;
3) A palavra “ouça” é usada 352 vezes na Bíblia,
mas a palavra “leia” como um imperativo ou como verbo no passado, é usada
somente 77 vezes. Aqui estão alguns exemplos do que a Bíblia diz sobre ouvir o
Senhor:
(a) “Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou.” (Isaías 1:2);
(b) “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! " (Marcos 4:22-23);
4) JESUS SEMPRE USOU HISTÓRIAS:
“Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto
podiam receber. Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola.” (Marcos 4:33,
34a);
5) Deus instruiu a Moisés que compusesse uma música com as palavras da Lei:
“Deus o instruiu que ensinasse a canção aos israelitas para que tivessem em
seus corações, e em seus lábios, e sempre lembrassem dela.” (Deuteronômio
31-33
6) Outras referências: Mateus 13:34; Salmos 78:2-4
C. QUAIS SÃO ALGUNS OBJETIVOS POSSÍVEIS?
1) Oferecer consultoria a 80% das agências da Grande
Comissão em todo o mundo, para que estejam cientes da Oralidade e da necessidade
de comunicar o Evangelho através de métodos orais;
2) Desafiar as agências missionárias para:
a) Oferecer aos aprendizes orais uma História Bíblica Narrada;
b) Lançar movimentos para que igrejas sejam plantadas em culturas orais;
c) Equipar pastores alfabetizados ou
semi-alfabetizados para que façam discípulos entre aprendizes orais em suas
congregações.
3) Garantir que pelo menos 35% dos seminários e escolas bíblicas do mundo ofereçam cursos em Cronologia das Histórias Bíblicas e outras estratégias orais.
4) Desenvolver recursos em Oralidade que estejam disponíveis em, pelo menos, 100 línguas.
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