IGREJA LOCAL E MISSÕES

 



DEFININDO UMA IGREJA LOCAL

O Senhor Jesus disse em Mateus 16.14-18

 

E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? 

- E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas.

- Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? 

- E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 

- E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou, mas meu Pai, que está nos céus.

- Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt. 16, 13-18). Outras referências – (Mc 8.27-33; Lc 9.18-22; Jo 6.66-69)

“…Edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mt. 16, 18).

 

Neste texto, e em mais de cem referências para “Igreja” no Novo Testamento usa-se a palavra grega “ekklêsia”[1] que literalmente significa “chamados para fora”, e de representa todos os crentes remidos pelo sangue de Jesus, que são nascidos de novo, independentemente de suas denominações, diferenças geográficas, culturais, etc., é a Universal Igreja do Senhor Jesus Cristo.

No Novo Testamento a ideia prevalecente de “Igreja” (ekklêsia) na maioria das ocorrências é de uma comunidade local organizada, onde os salvos podem se reunir sistematicamente com o propósito de culto ao Senhor Jesus Cristo, proclamação do Evangelho e serviço social.

115 vezes a palavra ekklêsia (Igreja) aparece no Novo Testamento, aproximadamente 85 podem ser relacionadas a uma congregação local. 

Portanto a Igreja de Cristo, conquanto seja universal, é sempre representada numa igreja local, provida de um pastor, obreiros auxiliares, dons do Espírito Santo, etc..

Você pode ver o conceito de igreja local nas cartas de Paulo, e também no Apocalipse onde as sete cartas foram endereçadas às sete igrejas locais da Ásia Menor.

A igreja local é, portanto, o local onde você congrega, no bairro daquela cidade, naquele país! E esta igreja local foi encarregada por Jesus de evangelizar e fazer missões.

O PAPEL DA IGREJA LOCAL NAS MISSÕES

Jesus em suas últimas instruções aos seus discípulos, antes de sua ascensão, deu à sua Igreja representada ali, a ordem, e não uma sugestão, de evangelizar o mundo e fazer novos discípulos, “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo…” (Mt 28.19);

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”. (At 1.8).

Seus discípulos deveriam proclamar o Evangelho a toda criatura: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. (Mc 16.15).

Esta ordem não foi dada somente para a Igreja daquela época, ainda é um imperativo para a Igreja de hoje.

A missão da igreja local é cumprir o plano de Deus de reconciliar a humanidade consigo mesmo, através do Evangelho.

A evangelização é a apresentação inteligível, atrativa, significativa, propositada e persuasiva do Evangelho.

Jesus enviou a Igreja a evangelizar o mundo e tornar o Evangelho disponível a toda criatura. A ênfase do Novo Testamento é na proclamação verbal do Evangelho.

Mais de 140 vezes o Novo Testamento usa palavras que demonstram comunicação, tais como: DIÁGELLO, “anunciar”KÁTAGGELLO“anunciar, declarar, promulgar, fazer conhecido, proclamar publicamenteEVÂNGELIZO, “trazer boas notícias, anunciar boas novas”; e KERUSSO (Kírysso), “anunciar” ou “proclamar”; traz a ideia de ser um arauto[2], de oficiar como um arauto e de proclamar abertamente como um arauto algo que foi feito.

Sempre com sugestão de formalismo, gravidade, e com uma autoridade que deve ser escutada e obedecida.

O termo é usado para significar a proclamação pública do Evangelho e de assuntos que pertencem a ele; como exemplo:  a pregação de João Batista, de Jesus, dos apóstolos, e outros mestres cristãos.

 

A PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO É O PAPEL DA IGREJA LOCAL ATRAVÉS DE CADA MEMBRO CONVERTIDO.

A grande comissão enviada por Jesus deve alcançar cada pessoa individualmente, cada povo, tribo, língua e nação para compor a Igreja de Jesus.

A Igreja não deve negligenciar o seu papel, pois ainda há cerca de 2,5 bilhões de pessoas que nunca ouviram o nome de Jesus.

Esta multidão é equivalente a 15 vezes a população do Brasil, 140 vezes a população da cidade de São Paulo.

Há no mundo 1,2 bilhão de muçulmanos, 770 milhões de hindus, 360 milhões de budistas, e 2 bilhões de pessoas são consideradas cristãs. Destes quantos realmente são nascidos de novo?

Existem cerca de 190 nações politicamente organizadas no mundo; 12.500 grupos étnicos; 6.527 línguas das quais mais de 4.000 ainda não possuem Bíblias traduzidas.

De toda a população mundial existem 1,1 bilhão de pessoas que são analfabetas, e somente serão salvas se ouvirem e crerem no Evangelho de Jesus.

Também ainda é muito grande o número de pessoas que ignoram estes dados e é muito pequeno o número de pregadores que conhecem e falam sobre estes assuntos.

Grandes Congressos intitulados “missionários” acontecem todo ano no Brasil e não vemos pregadores discorrerem especificamente sobre missões, porque?

Primeiro, porque Satanás impede muitos de falar sobre este assunto.

Segundo, porquê de fato seus corações não estão voltados para missões.

Missões locais e transculturais são o assunto principal da Bíblia, “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mat. 28,19,20). Vamos falar de Jesus até que ELE venha e para que ninguém pereça!

---------------------------------------------- 

[1] εκκλησια ekklesia – reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, para formar uma assembleia com o fim de deliberar. 

Qualquer ajuntamento ou multidão de homens reunidos por acaso, tumultuosamente ou num sentido cristão. Teologicamente é a totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo. 

Assembleia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso. 

Grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observa seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos. Aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila, etc., constituem um grupo e estão unidos em um só corpo. Os cristãos fieis já falecidos e recebidos no céu também são Igreja.

 

[2] Arauto – oficial das monarquias medievais encarregado de proclamações solenes, do anúncio de guerra ou paz e de informar os principais sucessos nas batalhas. Aquele que, por meio de pregão, tornava pública uma notícia.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL