CURIOSIDADES...

 


VOCÊ SABIA?

 

Pela palavra “animista” entende-se a crnça em espíritos, não só de pessoas mortas, mas também de espíritos que habitam em objetos naturais Omo árvores, rios, montanhas, raízes, pedras ou meteoritos. Esses objetos recebem o nome de fetiches. O animismo é muito freqüente nas culturas pré-letradas, mas raramente subsiste isolado, pois na maioria dos casos há a influência e a inclusão de outras crenças.

O termo “teista” implica nas crenças em Deus e em outros deuses. Nem sempre é fácil  extinguir entre espíritos e deuses, mas  geralmente, um  “deus” tem mais autoridade e poder do que um “espírito”. Para os romanos, Netuno era o “deus do mar”, Plutão, o deus do “subterrâneo” e Marte o “deus da guerra”.

Os espíritos podem habitar em objetos naturais, mas não são os “dominadores” supremos, apesar de que os deuses não o são também (geralmente são encarados Omo seres que dominam uma área e não o todo).

A religião ética é a que atribui penalidades sobrenaturais ao que violar o  que é considerado um comportamento certo ou correto.

O cristianismo, com o seu sistema de julgamentos e conceitos de céu e inferno, é uma religião ética. Já a religião típica da Melanésia é, em essência, uma religião! Não “ética!”.

Eles crêem que não á nenhum benefício em fazer o bem ou qualquer castigo em fazer o mal. É uma religião amoral.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL