INTRODUÇÃO À MISSÕES

 



O MANUAL DE MISSÕES


Toda a missão só pode ser sadia e eficiente se, além de reconhecer a Bíblia como única e infalível Palavra de Deus, também usá-la como seu manual de missões e de todas as atividades missionárias. (2Tm 3.16-17).

TODOS OS CRISTÃOS RECONHECEM A ORIGEM DIVINA DAS ESCRITURAS.


É na Bíblia que encontramos às primeiras missões. Além disso, nos mostra como plantar igrejas locais, as estratégias de evangelização, as possíveis atividades de um missionário no campo, o papel da igreja missionária e os problemas enfrentados no campo missionário. Essas coisas nos inspiram e orientam como fazer missões,


A bíblia é o manual de missões por excelência porque é a revelação de Deus humanidade. Além de ser a única fonte inspiradora de Teologia e ética, ela nos ensina como fazer missões.

 

Missões está em todo o contexto bíblico. O propósito fundamental da Palavra de Deus é a redenção humana e missões se insere neste contexto, é correio afirmar que está presente desde o Gênesis ao Apocalipse. Essa presença pode ser direta ou indireta, nas ilustrações, figuras profecias. O livro de Atos se sobressai em missões registra os grandes trabalhos missionários.

O ESPÍRITO SANTO E MISSÕES


O Espírito Santo é o poder para missões. Os discípulos deveriam ficar Jerusalém até serem revestidos desse poder, pois não podiam começar a obra Deus sem o revestimento do Espírito.

 

Jesus disse que a função do Espírito Santo é convencer o mundo do pecado da justiça e do juízo (Jo 14.26; 16.8-11), Por isso, antes de anunciar o Evangelho, os discípuios tiveram de esperar a vinda do Espírito Santo (Lc 24.44-48).


Então  concluímos  que   o   Espírito  Santo  atua   como  orientador  da missionária.


1.Ele conduz os discípulos a entenderem que o Evangelho é para os outros povos (At 10.44-48);


2.Ele guia os obreiros aos campos missionários (At 8.26; 16.6-7),


3.Ele chama os obreiros às missões transculturais. (At 13.2)

 

PARA QUE MISSÕES


Falar em Missões sem querer saber para que tazemos Missões é o mesmo que andarmos no escuro. Paulo, o grande missionário, foi sempre consciente de que há um objetivo a ser alcançado em Missões. Das três indagações feitas por Paulo, no texto que você copiou, a segunda interroga: Como crerão naquele de quem ouviram? Sabe qual é a resposta? Missões. Sim, Missões existe para levar Cristo a todas as pessoas, fazendo-as crer que Ele é eterno e suficiente Salvador.


As estatísticas mostram hoje, que evangelizar o mundo e principalmente os povos não alcançados é um desafio. Não podemos mais visualizar um mundo rodeado de barreiras sociais e políticas, por que Deus está derrubando todos os bloqueios de Satanás.

 

O evangelho precisa chegar as grandes cidades do mundo como: Tóquio, Bombaim, Calcutá, Cairo e outras que aparentemente estão fech para o evangelho, mas a população geme sobre o impacto do pagar buscando outra forma de vida após c morte para aliviar o sofrimento do corpo presente.

 

Não podemos ser indiferentes ao fato de apenas 7% de todos os missionários enviados ao mundo trabalharem entre os hindus, budistas e muçulmanos, povos representam 50% da população do mundo.

Para que fazer missões? Calcula-se que hoje menos da metade da população do globo terrestre já ouviu falar do evangelho, e a outra, maioria absoluta representa cerca de 3,2 bilhões de pessoas, estão envolvidas nas trevas espirituais

A África é o continente que mais cresce na aceitação do evangelho, porei suas práticas pagãs continuam arraigadas ao povo. O sincretismo é um gre problema em muitas áreas. Um real arrependimento de pecado e das obras trevas está faltando e muitos cristãos africanos continuam com medo das feitiçarias dos espíritos.

As verdades fundamentais do Evangelho precisam ser anunciadas, sob p de chegarmos na presença do Nosso Senhor com as mãos sujas de sangue da r geração.    Somos responsáveis pelos que vivem em nossa cidade.    Ou nós falamos de Cristo agora ou um dia será muito tarde para os perdidos e para nó salvos.

Se fizermos uma retrospectiva da obra missionária realizada nas últimas décadas, observaremos que a igreja contemporânea preocupou-se em plantar o evangelho no mundo ocidental esquecendo-se definitivamente do mundo oriental.

Por esta razão, os povos esquecidos se multiplicaram formando hoje mais da metade da população do mundo mergulhada nas trevas espirituais.

Fazer missões no final desta década representa um desafio transcultural a ser vencido pela igreja responsabilizada por Cristo para este trabalho.

Já sabemos que o objetivo de Missões é levar todos à salvação; porém, podemos ir mais além do seu objetivo.

Dentro da visão missionária de Jesus, a salvação destina-se a todas as gentes de todos os povos da face da terra.

Em todos os lugares da ferra o Evangelho deve ser pregado. Isto está provado em Mateus 28.19: “Portanto ide, ensinai todas as nações”. Jesus disse ide a todas as nações ou o mesmo que “ide ao Brasil, Japão, Coreia, indonésia, África e todos os demais países”. Salvação é uma dádiva oferecida independente de cor, raça, idioma e posição social.

Além do texto bíblico já mencionado, Marcos 16,15 e Tito 2.11 também mostram:
O Evangelho é para todos em todos os lugares.

Utilizando Atos 1.8, Edison Queiroz em seu livro “A Igreja Locai e Missões” dá-nos uma visão missionária global e estabelece quatro pontos estratégicos cora se fazer Missões.

1. JERUSALÉM: É o trabalho missionário em nossos lares, vizinhança, escola, faculdade, trabalho etc. Este cempo é muito vasto.    Você já evangelizou alguém de sua família? Ou seu colega de faculdade? Pense nisto agora.


2. JUDÉIA: É o trabalho realizado nas vilas e bairros próximos; este campo.
parece sem nenhuma importância, porém não há dúvidas de que é um excelente local para uma boa pescaria.   Existem grandes bairros e vilas onde há milhares de pessoas precisando ouvir a mensagem do Evangelho.

3. SAMARIA: É o trabalho realizado em cidades mais distantes, no interior do país, o que se pode chamar de “missões nacionais”.

4. CONFINS DA TERRA; É o trabalho missionário realizado em todo o mundo, isto é, “missões estrangeiras”. Com a abertura nos países comunistas, é de grande
importância invadir esses países com missionários implantando igrejas, escolas bíblicas e realizando outros ministérios. 

Nunca o mundo esteve tão aberto para
o trabalho missionário como no momento atual.   Não sabemos até quando durará tal abertura. Está na hora de obedecermos ao IDE de Jesus.

O mesmo livro de Atos que estabelece os lugares onde deve ser proclamado o Evangelho, também nos dá um programa geral Da expansão da proclamação através do trabalho missionário.

HAVIA UM CRESCIMENTO QUANTITATIVO;

1.   Almas “acrescidas” (Leia Atos 2,41-42,47;

2.   O número de discípulos “continuava a se multiplicar” (Leia Atos 6.1,7;9.31).
Crescimento quantitativo era evidente por causa do crescimento espiritual, comunhão, compartilhamento, adoração e testemunhos dos crentes, (Leia Atos 2.41,47).

Os apóstolos e alguns outros ouviram a ordem do Senhor como relata em Mateus 28.18-20 (Leia esta passagem em sua Bíblia). Certamente eles não puderam esquecer aquelas palavras e o registro da extensão do crescimento da Igreja segue o perfil geográfico de Atos 1.8 (veja no mapa da Palestina, no tempo do Novo Testamento, que está nas páginas de mapas bíblicos da sua Bíblia, a localização de Jerusalém, Judéia e Samaria). É preciso reconhecer ainda que não há mais qualquer referência em Atos à ordem do Senhor após o capítulo 1, versículo 8.

Além dos pontos estratégicos para se fazer Missões, Atos 1.8 diz que o trabalho missionário deve ser feito “ao mesmo tempo” em cada um dos quatros lugares. O trabalho dos discípulos não deveria primeiro ser iniciado e completado em um lugar para depois partirem para outro. Essa “simultaneidade” está expressa nas palavras “tanto em”, como em “até os”.

A Igreja de hoje, tem avançado consideravelmente na conquista dos povos, mas temos que observar que existe grande parte da população do mundo que ainda não ouviu o evangelho. Essa grande massa tem as barreiras transculturais da religião milenar e os costumes quase que intransponíveis ao nosso mundo moderno. Os povos não alcançados ainda são os que vivem na miséria social, cultural e econômica. Só o evangelho pode mudar este quadro.

A missão da Igreja é pregar a toda criatura e não nos dedicarmos as áreas mais fáceis de serem alcançadas. Estamos fazendo missões nos lugares viáveis e com isso muitos já ouviram o evangelho muitas vezes, enquanto outros nunca ouviram falar de Jesus. Devemos fazer missões nos preocupando com o “IDE” de Jesus abrangendo o mundo e não os lugares mais perros e mais fáceis de nós.

Algumas barreiras políticas-religiosas já tem sido desfeitas pelo Senhor. O Leste Europeu, que antes sofria com a doutrina do comunismo, hoje está aberto e as adoções de missionários nesta área pouco alcançada, estão se tornando uma realidade.

Existem ainda, neste início do 3o milênio, deuses desconhecidos que serão adorados, ocupando o lugar do verdadeiro Senhor por desconhecimento do evangelho.

O apóstolo Paulo se deparou com esta realidade quando encontrou entre os atenienses essa adoração ao inexistente. Leia Atos 1 7.23. Segundo este versículo existem santuários, altares e deuses que precisam ser substituídos na vida dos homens pela verdadeira adoração a Deus.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL