CURIOSIDADES

 VOCÊ SABIA?


COMO CUMPRIMENTAR AS PESSOAS AO REDOR 

DO MUNDO

 


Uma das questões mais abordadas quando o assunto é cultura, a maneira de cumprimentar outras pessoas muda muito de acordo com o local do mundo, coisas simples e muito utilizadas daqui da América Latina podem soar como uma ofensa para pessoas de outros locais, justamente por isso é tão importante estudarmos e nos prepararmos para esses choques culturais.

ENCOSTAR O NARIZ




Catar, Iêmen, Omã



Quer demonstrar que você enxerga um contato de negócio com bons olhos? Esqueça o aperto de mãos, nesses países a tradição é tocar o nariz por alguns instantes em sinal de respeito. Ninguém sabe exatamente como começou essa tradição, mas o que se sabe é que as pessoas do oriente médio a utilizam a pelo menos 15 séculos.

 

BEIJINHOS

França, Itália, Portugal, América Latina, Filipinas, Ucrânia e Quebec, Canadá



Cumprimentar as pessoas com um beijinho na bochecha é tradição em praticamente toda a América Latina, já na Europa a tradição pode ser de 2, 3 ou até 4 beijinhos em bochechas alternadas.

ESFREGAR AS FACES

Nova Zelândia



Se os beijinhos parecerem íntimos demais para o seu gosto, tente o hongi. Essa pressão na testa e no nariz - no que os maoris chamam de "compartilhamento de fôlego" - é pensada como um gesto de boas-vindas, mas é na verdade simbolo de um sagrado acolhimento de um visitante na cultura maori. E é uma honra que não é estendida a todos.

OS SEGREDOS DO APERTO DE MÃO

Botsuana, China, Alemanha, Zâmbia, Ruanda e Oriente Médio



Pode parecer bastante comum, mas um aperto de mão não é tão simples quanto parece quando você está viajando. É mão direita apenas nos países do Oriente Médio, onde a mão esquerda é considerada impura. Também é importante observar que nesses países, os visitantes devem esperar que membros do sexo oposto estendam a mão; se não o fizerem, assente e mantenha as mãos para si.

Os visitantes da China vão querer relaxar, e as pessoas que se apresentam aos alemães devem saber parar após um puxão firme para baixo. No Botsuana, as coisas são ainda mais complicadas.. Lá, o aperto de mão local possui várias etapas que devem ser concluídas da seguinte forma: feche as mãos direitas, agite para cima e para baixo uma vez, bloqueie os polegares, levante os braços em um ângulo reto, segure as mãos novamente e solte-os em uma posição relaxada antes de soltando a mão da outra pessoa.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL