RELAÇÕES SOCIAIS E CULTURA

 



A MISSÃO CRISTÃ E A CULTURA SOCIAL 

 

Os missionários, em todas as épocas têm enfrentado grandes desafios para comunicar a Palavra de Deus e aplicá-la socialmente em outros países. Não é de um dia para outro que todas as tradições e formas culturais são transformadas para uma obediência total às Escrituras. 

Também, nem sempre o missionário, logo de início, entende todas as implicações e raízes dos hábitos culturais de determinado povo. 

Ele mesmo precisa ao máximo possível esquecer e se divorciar da sua própria cultura e levar para outro povo não uma cultura, não os seus costumes, mas sim e unicamente a Palavra de Deus. 

Por isso, ele precisa analisar a nova cultura “fundo” e apresentar a Palavra de maneira que ela possa ser expressa de forma relevante àquela cultura. Deve haver identificação e adaptação da transmissão da Palavra  à cultura e não da cultura do missionário à cultura do povo em questão. 

Alguém pode entender que estamos querendo dizer que a Palavra precisa se submeter à cultura, mas não é isso. Queremos dizer que os conceitos da Palavra não serão mudados, mas serão demonstrados e aplicados de forma lógica e natural a cada cultura. 

Com relação às estruturas sociais dos povos, um dos mais graves problemas que têm surgido é o da poligamia. Quais são os verdadeiros ensinamentos bíblicos sobre esse assunto? Qual a maneira bíblica de resolver os muitos problemas que surgem nos muitos campos missionários onde a poligamia é perfeitamente aceita em termos culturais? 

Para resolverem os problemas culturais, muitos missionários se preocupam principalmente com formas e não com o conteúdo. É muito fácil pensar que, substituindo-se as instituições e organizações sociais, pode-se superar o pecado que inevitavelmente nas relações sociais de todos os homens. 

Exemplo: se o modelo social existente é a poligamia, então institui-se a monogamia, e pronto. O povo “que se vire”, e o missionário não se esforça para analisar a situação e aplicar uma solução biblica. 

Muitas vezes os missionários também são culpados de apenas denunciarem os pecados mais visíveis e não denunciarem também os pecados mais corrosivos, como o orgulho e a vaidade. 

Deus tem operado através dos séculos e tem se manifestado em muitas estruturas sociais e vai continuar a fazê-lo. Nenhum problema do homem. Somente a reconciliação do homem com Deus pelo sacrifício vicário de Jesus Cristo, pode transformar o seu coração, abrindo caminho para que, pelo Espírito Santo, todas relações humanas possam ser santificadas!

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL