O QUE É VOCAÇÃO?

 



VOCAÇÃO DE DEUS!

Autor: Kennedy William

  

PRIMEIRA  PARTE


DEFINIÇÃO

A vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare”, que significa “chamar”.

A princípio a vocação é uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada função.

É Deus quem chama! A iniciativa é dele, a proposta é dele. E a resposta? Sem dúvida, é nossa.

Hoje, as pessoas vivem com a cabeça no futuro, estudando para trabalhar e trabalhando para acumular dinheiro…

Mas, ao final de suas cansativas e atarefadas existências, sobra apenas um sentimento de vazio, porque todas elas passam o hoje pensando apenas no amanhã – e, um dia, com a morte, o amanhã não vem; porque transferem o sentido de tudo o que fazem para este mundo – e a luz deste mundo, mais cedo ou mais tarde, para de brilhar.

“O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2:17 NVI).

É preciso admitir que, se a vida tem realmente um sentido, ele se encontra fora da vida.

Se essa existência, transitória, tem razão de ser, essa razão só pode ser eterna e transcendente.

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Coríntios 15:19).

Na verdade, essa sede aparentemente insaciável do ser humano aponta para o alto.

Você já se sentiu em algum momento vazio, incompleto, como se sua vida não tivesse sentido?

Pois é, isso não é o início de uma depressão. Mas sim Deus te alertando, dizendo que se não cumprirmos nossa vocação seremos incompletos!

Se fizermos a pergunta a alguém ou ao público: Qual é a sua vocação? Mais de 80% não saberão responder! 

Dessa forma, estamos vivendo um tempo onde não sabemos o nosso chamado, um tempo em que se tornou difícil identificar a vocação de Deus em nossas vidas.

DESCOBRINDO A VOCAÇÃO DE DEUS PARA SI.

A pergunta é: como descobrir o meu chamado,  ou seja qual a vocação de Deus para mim?

O chamado ou vocação de Deus para a tua vida está naquilo que mais te incomoda!

Sim é isso mesmo, é bem simples de achar!

O rei Davi, por exemplo, se sentiu incomodado com a afronta de um filisteu e tomou uma atitude que deu início a sua vocação, observe:

Davi deixou o que havia trazido com o responsável pelos suprimentos, correu para a linha de batalha para saber como estavam seus irmãos.

Enquanto conversava com eles, Golias, o guerreiro filisteu de Gate, avançou e lançou seu desafio habitual; e Davi o ouviu.

Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: […] “Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?”.

As palavras de Davi chegaram aos ouvidos de Saul, que o mandou chamar.

Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele”. (1 Samuel 17:22,23,26,31,32 NVI).

Assim também o profeta Samuel,  quando ainda moço, se sentiu incomodado com as lamparinas do templo que estavam se apagando, e tomou uma atitude que revelou a vocação de Deus para si!

O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli […]

A lâmpada de Deus ainda não havia se apagado, e Samuel estava deitado no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus.

Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: “Estou aqui”. (1 Samuel 3:1,3,4 NVI)

Neemias igualmente se sentiu incomodado ao saber da situação de ruínas de Jerusalém, descobriu a vocação de Deus para si e se tornou um reedificador, além disso foi responsável por um avivamento em sua nação.

E respondi ao rei: “Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a benevolência do rei, que ele me deixe ir à cidade de Judá onde meus pais estão enterrados, para que eu possa reconstruí-la”. (Neemias 2:5 NVI)

Enfim eu poderia citar muitos outros que se incomodaram com sua situação e descobriram a vocação de Deus para suas vidas.

O LIMITE DA VOCAÇÃO!

Qual e a força da minha vocação? Até onde posso chegar?

A resposta para essas perguntas é simples.

Temos que olhar para nós, voltar um pouco ao passado e verificar o nosso alicerce.

A princípio fundação ou alicerce serve para apoiar a casa no terreno.

Assim, fundação depende do tipo de solo do seu terreno.

Logo, a primeira coisa é tentar conhecer o tipo e a capacidade de suporte do solo, após o qual é definido o tipo de fundação a ser executada.

Da mesma forma, sabemos que estamos sobre a Rocha, que é Cristo, conhecemos o nosso solo.

E eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta rocha eu edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mateus 16:18 KJF)

Nós temos um solo que é Jesus, um solo sem limitações, o que vai definir o crescimento da vocação de Deus em nós, é a construção do nosso alicerce.

E sois edificados sobre a fundação dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; (Efésios 2:20 KJF)

De acordo com a parábola dos talentos, Jesus mostra que a profundidade do nosso alicerce vai definir o quanto vamos receber do Senhor.

E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. (Mateus 25:15 ACF)

O alicerce é a nossa preparação para a construção da vocação de Deus em nós.

Logo, é muito importante para o obreiro se preparar para a obra.

O Espírito Santo distribui os dons de acordo com a nossa capacidade (1 Co 12:7-11).

Pensando nisso destaquei estes preparatórios para obra de Deus em sua vida!

·         Curso de formação em teologia;

·         Kit curso pregador da Palavra;

·         Formação de professores e líderes para a escola bíblica dominical;

·         Formação de líderes para o ministério infantil;

·         Formação de líderes de jovens e adolescentes;

·         Capelania, evangelização e obra social;

·         Memorização da Bíblia (útil para evangelizar, pregar, lecionar, ensinar, e tudo mais).

A vocação de Deus desperta inimigos! Conheça, na próxima postagem 3 dicas para não morrer no caminho!

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. (2 Pedro 1:10 ACF).

Vocação de Deus: Ele desperta sentimentos para nos acordar! Diante disso, você permanece dormindo?

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL