POVOS NÃO ALCANÇADOS x NÃO EVANGELIZADOS

 



EVANGELIZADOS OU NÃO ALCANÇADOS

POR QUE A DIFERENÇA É IMPORTANTE?

Por Brian Zunigha

 

A ignorância é uma bênção, mas também pode ser mortal. Um dos mais perigosos abusos de frases cristãs que ouvi recentemente é o uso excessivo da frase "grupo de pessoas não alcançadas". 

Eu ouvi pessoas usarem essa frase para falar sobre os esforços para alcançar campus universitários, amigos, clubes e vizinhanças. É um termo que tem sido cada vez mais usado na subcultura cristã para validar o status quo missional em vez de dar o alarme para grupos de pessoas que estão completamente desconectadas do evangelho.

DEFINIÇÕES CRUCIAIS

Precisamos entender o que é um grupo de pessoas e como definir o que significa ser “alcançado” com o evangelho.

Um grupo de pessoas não é uma subcultura, mas o maior grupo de pessoas dentro do qual as mensagens podem ser trocadas sem encontrar limites de comunicação importantes. O fato de meu vizinho de setenta anos não ter um smartphone ou ouvir Adele não nos coloca em grupos de pessoas diferentes. Nossas gírias podem ser diferentes, mas nós dois falamos inglês e não temos problemas para nos comunicarmos.

Por outro lado, a família de rua que fala principalmente espanhol faria parte de um grupo diferente de pessoas porque nossa capacidade de comunicação é severamente limitada ao inglês.

Um grupo de pessoas é considerado "alcançado" ou "não alcançado" com base no acesso público do grupo ao evangelho.

Por acesso público, quero dizer a presença de igrejas com a intenção e capacidade de compartilhar o evangelho com o resto do grupo étnico. Só porque pode haver pessoas dentro de um grupo específico de pessoas que não ouviram pessoalmente o evangelho, não significa que esse grupo não foi alcançado.

Pode haver acesso público ao evangelho (igrejas que compartilham o evangelho), mas nem todas as pessoas ouviram a mensagem. Sem acesso público ao evangelho, as pessoas nunca ouvirão pessoalmente a mensagem. Se quisermos que todas as pessoas ouçam pessoalmente o evangelho, devemos usar nossas vidas para plantar igrejas entre grupos étnicos onde atualmente não há acesso público ao evangelho.

GRUPO DE PESSOAS NÃO EVANGELIZADAS

A maioria das pessoas em um grupo não evangelizado não ouviu pessoalmente o evangelho, mas tem acesso público à mensagem. Freqüentemente, eles têm amigos ou familiares que são seguidores fiéis de Jesus.

Eles têm pelo menos uma compreensão vaga de Deus e Jesus e se quiserem saber mais, eles só precisam aparecer em qualquer uma das dezenas (ou normalmente mais) de igrejas em sua comunidade. Eles são como uma pessoa que precisa de ajuda médica com um carro e um smartphone. Tudo o que eles precisam fazer é encontrar um hospital e dirigir até lá, ou encontrar o número 911 e ligar para obter ajuda. Eles podem ter passado pelo prédio de um hospital e não saber que tipo de ajuda é oferecida lá, mas há pessoas que estão dispostas a ajudá-los. Eles precisam de amigos e familiares para informá-los sobre o hospital e a ambulância disponíveis para eles.

Pessoas em um grupo não evangelizado precisam do evangelho. Eles precisam ouvir isso urgentemente pela primeira vez de um amigo, colega de trabalho ou membro da família que foi muito tímido para compartilhar com eles. Eles precisam de uma explicação sobre a esperança que viram na vida dos crentes com quem vivem. Novamente, sempre há a necessidade de mais obreiros, mas sua maior necessidade não é de mais crentes em sua comunidade, é ouvir o evangelho dos crentes que já estão lá.

GRUPO DE PESSOAS NÃO ALCANÇADAS

A grande maioria das pessoas de um grupo étnico não alcançado não ouviu pessoalmente o evangelho porque o acesso do público à mensagem é extremamente limitado. Eles não têm uma igreja ou cristãos em sua comunidade devidamente equipados para alcançá-los. Eles podem praticar outras religiões ou ser ateus, mas geralmente têm uma compreensão muito falha ou inexistente do Cristianismo. A vasta maioria das pessoas nesses grupos nunca terá ouvido o evangelho e nunca ouvirá o evangelho até que alguém intencionalmente cruze as fronteiras culturais e linguísticas para levar o evangelho a essas pessoas. Eles são como uma pessoa que precisa de ajuda médica em um local sem acesso a um hospital. Pode haver alguns médicos locais, mas eles geralmente operam no escuro e não são conhecidos por estarem disponíveis para ajudar. Há uma pequena chance de que eles encontrem alguém que possa ajudar, mas para 98% da comunidade, qualquer coisa que precise de atenção médica ficará sem solução por falta de recursos. Eles precisam de um hospital.

Pessoas de um grupo étnico não alcançado precisam do evangelho. A menos que algo mude, eles têm uma pequena chance de ouvir. Eles precisam ouvir pela primeira vez de um dos poucos crentes em sua cidade ou grupo étnico, ou de um dos poucos missionários que trabalham entre eles. Porque o acesso ao evangelho é um problema para eles, eles precisam de mais obreiros, porque é provável que passem a vida inteira sem interagir com nenhum dos poucos crentes em sua comunidade.

GRUPO DE PESSOAS SEM NENHUM ESFORÇO DE DIVUGAÇÃO

Ninguém em um grupo étnico sem qualquer esforço de divulgação atualmente tem a oportunidade de ouvir o evangelho porque não há acesso público à mensagem. Não há igrejas ou cristãos em sua comunidade. Eles são como uma pessoa que precisa de ajuda médica em um lugar sem acesso a hospitais ou clínicas, sem médicos ou enfermeiras itinerantes, ninguém com treinamento formal ou informal em primeiros socorros em sua comunidade. Ninguém está planejando ou pensando em levar ajuda médica para sua comunidade. Não há absolutamente nenhuma chance de eles obterem a ajuda de que precisam. Eles precisam de alguém para ir até eles com ajuda médica.

Pessoas de um grupo étnico sem nenhum esforço evangelístico precisam do evangelho. Mas, a menos que algo mude, eles têm chance zero de ouvir. A menos que algo mude, eles não ouvirão você porque nenhuma igreja ou crente iniciou intencionalmente o processo de aprendizado da língua e da cultura para que possam explicar o evangelho de uma forma que as pessoas dentro deste grupo entendam. 

O acesso ao evangelho é inexistente, então sua maior necessidade é que os crentes ultrapassem as fronteiras culturais, étnicas, geográficas e linguísticas para serem as primeiras pessoas a compartilhar o evangelho com as pessoas de sua comunidade.

A NECESSIDADE DE ACESSO

Não se trata de pessoas precisando do evangelho, mas da necessidade das pessoas de acesso ao evangelho.

Todos precisam ouvir o evangelho, desde a pessoa da tribo sem nenhum esforço evangelístico de Papua Nova Guiné até o pastor de cinco décadas que precisa ser lembrado diariamente do que Cristo fez por ele.

No entanto, a menos que alguém mude especificamente, pessoas sem nenhum esforço de alcance mundial têm chance zero de ouvi-lo. Em Apocalipse 7: 9, João compartilha uma visão do reino eterno de Deus. É um lindo mosaico de pessoas de todas as tribos, línguas, nações e povos adorando a Cristo, o Cordeiro de Deus. No momento, essa imagem está incompleta.

Existem tribos, línguas, nações e povos que não têm representantes presentes no reino de Deus.

A obediência aos mandamentos de Cristo nos força a usar nossos recursos e vidas para completar este quadro. E naquele lindo dia os povos não alcançados deixarão de existir.

-------------------------------------

Brian Zunigha, é Diretor de Ministérios de Discipulado na California Baptist University. 

Fonte: www.thetravelingteam.org

 

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL