SER MISSIONÁRIO - UMA QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA

 



POR QUE OS MISSIONÁRIOS VÃO A LUGARES PERIGOSOS

Por Jerry Rankin

 

No passado, as agências missionárias e as igrejas de envio podiam identificar lugares onde os missionários corriam risco. A maioria foi para países que os acolheram e foram geralmente receptivos ao evangelho; lá eles podiam contar com segurança e um estilo de vida saudável enquanto trabalhavam com igrejas em países em desenvolvimento. 

Infelizmente, essa não é mais a norma.

Durante meus dezessete anos como presidente do Conselho de Missão Internacional, nunca me acostumei com funerais. A morte não foi necessariamente o resultado da violência ou do testemunho cristão de um missionário. Missionários sucumbem a doenças, morrem em um roubo de carro ou acidente enquanto viajavam em uma estrada perigosa. 

Alguns estavam no lugar errado quando uma bomba terrorista explodiu em um shopping center ou foram pegos no meio de uma multidão de manifestantes antiamericanos. Mas houve aqueles que foram atacados porque ousaram proclamar a verdade do evangelho em um ambiente hostil.

Vivemos em um mundo mau e decaído. Onde a luz do evangelho não foi proclamada e os povos e culturas são escravizados pelo deus deste mundo. Seja na forma de cosmovisões, religiões hostis, políticas governamentais restritivas, guerras étnicas e violência, ou elementos criminosos na sociedade, Satanás representa uma ameaça formidável para aqueles que buscam fazer dos reinos deste mundo o reino de nosso Senhor.

No entanto, Apocalipse 12:11 nos oferece a chave para derrotar o maligno. "E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho, e não amaram a sua vida mesmo quando enfrentaram a morte." Cristo nos garantiu a vitória por causa de seu sangue derramado. 

1 João 5: 4 nos instrui: "Esta é a vitória que venceu o mundo - a nossa fé", e essa fé é expressa no testemunho que confessamos. Mas a vitória final é obtida por não nos apegarmos à nossa própria vida, nem mesmo à morte!

Por que os missionários se colocariam em perigo? Aqui estão quatro razões pelas quais os missionários estão dispostos a ir a lugares perigosos.

1. O DESEJO DE FAZER A DIFERENÇA PELA ETERNIDADE

Em 30 de dezembro de 2002, três missionários foram mortos por um homem armado em um Hospital Batista no Iêmen. A resposta do público, e até mesmo das igrejas, foi uma demanda para trazer os missionários para casa.

Alguns o caracterizaram como uma perda trágica de suas vidas. A mídia exigiu saber por que podíamos ser tão irresponsáveis ​​em permitir que funcionários fossem a lugares onde poderiam ser mortos.

Mas foram os mais de vinte anos que Bill Koehn e Martha Myers dedicaram suas vidas ao ministério e o que testemunharam foi desperdiçado? Não vale a pena o custo das sementes do evangelho que crescem e eventualmente florescem entre um povo não alcançado? Certamente é apropriado orar pela saúde e segurança dos missionários, mas quando essa se torna nossa primeira preocupação, distorcemos radicalmente o chamado de nosso Senhor, que disse que ser seu discípulo era um chamado para negar a si mesmo, para assumir responsabilidades. Cruz e morrer.

Na impressionante lista de pessoas de fé em Hebreus 11, esses heróis da fé foram caracterizados no versículo 38 como "homens dos quais o mundo não era digno".

Os missionários vão a lugares perigosos por causa do evangelho, porque decidiram não viver para o conforto, segurança e sucesso deste mundo. Em vez disso, eles deram suas vidas para fazer a diferença pela eternidade. Como missionários de séculos anteriores que deixaram o conforto do Ocidente com seus pertences embalados em caixões porque não esperavam retornar de terras devastadas por doenças, nossos enviados hoje trazem a esperança eterna do evangelho às pessoas em trevas espirituais porque obedecem aos Senhor Jesus Cristo em sua grande comissão vale a pena sua vida.

2. OBEDIÊNCIA AO CHAMADO DE CRISTO

Na década de 1980, os radicais muçulmanos jogaram o Líbano no caos. Em uma guerra civil prolongada em que americanos foram sequestrados, o Departamento de Estado dos EUA ordenou a evacuação de todos os americanos.

Neste caso, os missionários foram trazidos para casa, embora quisessem ficar e continuar seu ministério. Eles não estavam preocupados com sua própria segurança, mas queriam permanecer fiéis ao seu chamado.

Em uma situação mais recente, onde prevalecia a ilegalidade e pessoal americano não essencial estava sendo evacuado, um missionário informou sua família e o IMB que eles não iriam embora. Eles eram considerados pessoal essencial. Eles não podiam desobedecer ao chamado de Deus por respeito à sua própria segurança, especialmente porque o caos e as incertezas criaram grandes oportunidades de testemunhar o evangelho.

Os militares são treinados para obedecer a ordens independentemente do perigo. Eles vão facilmente para zonas de guerra por devoção patriótica, independentemente de ser ou não seguro fazê-lo. Os cristãos também não devem considerar opcional obedecer às ordens de nosso Comandante-em-Chefe Jesus Cristo, que nos disse para ir e fazer discípulos de todas as nações. Ele não qualificou esse mandato para ir apenas onde alguém pode testemunhar sem oposição ou risco.

3. A REALIDADE IRRESISTÍVEL DAS PESSOAS SEM CRISTO

Os missionários estão dispostos a arriscar o perigo e a oposição para levar o evangelho a povos não alcançados, porque eles entendem as consequências da perda. 

Muitas vezes destaquei a tragédia da desgraça, recontando o tsunami asiático de 2004, quando quase um quarto de milhão de pessoas foram arrastadas para o inferno. A perda deles não foi porque eles rejeitaram Jesus Cristo, mas porque, como pecadores, eles nunca ouviram que ele "é o caminho, a verdade e a vida" (João 14: 6). 

Esse foi apenas um evento. Todos os dias, pessoas em todo o mundo morrem sem Cristo. A realidade dos perdidos nos força a entregar nossas vidas e ir embora (Rom. 10:13).

4. PAIXÃO PELA GLÓRIA DE DEUS ENTRE AS NAÇÕES

Insistir para que os missionários evitem lugares perigosos é menosprezar a perda de um mundo sem Cristo, degradar a responsabilidade pela obediência ao chamado de Deus e sucumbir a um intrincado sistema de valores que diz que a segurança e o conforto de alguém são uma prioridade maior do que compartilhar o Evangelho. Mas a razão fundamental pela qual não apenas é apropriado, mas essencial que os missionários vão a lugares de risco e estejam dispostos a morrer para pregar o evangelho, é a paixão prevalecente pela glória de Deus entre as nações.

Karen Watson foi uma das quatro missionárias mortas em um ataque terrorista de 2004 no Iraque. Com o coração partido pelo sofrimento do povo iraquiano, ele pediu demissão, vendeu sua casa e carro, deu a maioria de seus pertences e foi para o país devastado pela guerra para ministrar ao povo. 

Sabendo do risco, ele havia escrito uma carta para deixar com seu pastor para abrir e ler se algo acontecesse com ele e ele não voltasse.

A carta manuscrita de duas páginas começava: "Se algo acontecer e eu não voltar, não há arrependimento, porque estou com Jesus." Ela prosseguiu dizendo: "Meu chamado é para a obediência, o sofrimento é esperado, sua glória é minha recompensa." Ela repetiu e sublinhou duas vezes: "Sua glória é minha recompensa."

POR QUE OS MISSIONÁRIOS VÃO A LUGARES PERIGOSOS E ATÉ CORREM O RISCO DE MORRER? 

Eles são obrigados porque há pessoas que estão perdidas e ainda não ouviram a esperança do evangelho. Eles são dedicados ao senhorio de Cristo, obediência ao seu chamado e o desejo de fazer a diferença pela eternidade. Eles não vivem para seu próprio conforto, segurança e conveniência, mas para a glória de Deus entre as nações.

-----------------------------------------

Jerry Rankin serviu dezessete anos como presidente do IMB antes de se aposentar em 2010 para o Mississippi, onde continua apoiando o trabalho missionário, mobilizando-se e como professor adjunto em várias faculdades e seminários. Anteriormente, ele serviu com sua família no sul e sudeste da Ásia por vinte e três anos, incluindo a plantação de igrejas na Indonésia e como diretor do IMB no sul e sudeste da Ásia.

 

Fonte: International Mission Board

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL